POR QUE O MINISTRO MARCO AURÉLIO SE IRRITOU COM O COLOQUIAL "VOCÊS"?
Pois é, quando morei em Portugal, há décadas atrás, fui procurar emprego na Fundação Calouste Gulbenkian. Bibliotecária, casado com português, inglês fluente e francês razoável, lá fui eu com currículo na mão. Fui entrevistada na hora, e como me causou desconforto ser chamada de "doutora". Meu marido me explicou que como eu tinha curso superior era reconhecida como doutora. Arrr. Que horror, não gosto dessa hierarquia. Para mim, o respeito está no cumprimento do dever, na proficiência, e no tratar todos iguais.
O ministro não gostou, quando no ardor de seu discurso a advogada Daniela Borges chamou os ministros de vocês. E pediu ao presidente da Corte para repreender a advogada por "atentado contra a liturgia do cargo".
Não é no coloquial vocês ou na formal excelências que alguma coisa vai mudar. Os ministros representam uma casta com um monte de benefícios espúrios atrelados aos seus salários, muitos meses de férias, ócio pago por nós, para mim não são e nunca serão excelências. São ministros, funcionários públicos, pois não?
E cá pra nós, as últimas decisões do Supremo estão nos deixando perplexos. Mandar soltar quase 5 mil presos de colarinho branco nos faz acreditar que só fica na prisão o sujeito negro, pobre, que não pode pagar advogados de luxo. Vocês, no supremo, estão mesmo dando gol contra.
Comentários