O DISCURSO DE LULA
Não resta dúvida que Lula estava inspirado, aliás ele sempre está ao se posicionar para falar em qualquer circunstâncias. Também está apaixonado, o que lhe dá mais gás.
Confrontou sim Bolsonaro, e então continuamos naquela polarização que tanto nos faz mal. É surpreendente que não tenhamos ninguém, absolutamente ninguém de um tom moderado, que possa estabelecer um tripé. Ficar nessa posição de esquerda ou direita não vai levar a nada, ou melhor, o país continuará dividido por grosserias, ameaças e por aí vai. Ontem mesmo, um dos meninos do presidente já usou o verbo no youtube, claro, usando as palavras de praxe que conhece. Não assisti, mas estava lá no google.
Lula é corajoso e ao falar de Bolsonaro, não foi nada sutil ao colocar as milícias e Bolsonaro no centro de seu discurso. Aproximou o nome do presidente à investigação da morte de Marielle e Anderson. E, claro, falou no Queiroz. A família Bolsonaro deve estar muito incomodada, e vai revidar pelos próximos dias, cada dia uma ofensa.
Apesar de dizer que no seu coração só tem amor, lascou críticas a Moro e a Paulo Guedes. Moro respondeu que não responde a criminosos, mas é bem verdade que ao aceitar ser ministro de um governo de ultra-direita não é elogiável, e deixa dúvidas nas cabeças das pessoas mais esclarecidas e não comprometidas com salvadores da pátria ou o guardiões de liberdades. Apoiei Moro no início, a Lava-Jato foi ponto crucial na história dessa república, mas determinados fatos que foram acontecendo nesses longos anos e Morom sentindo-se empoderado e com apoio maciço da população, abusou de sua autoridade e culminou quando foi empossado Ministro da Justiça. Não foi legal, nem ético. E nesta terra estranha em que vivemos, se se candidatasse à presidência, ganharia. Esse é o povo que temos.
Não gosto do posicionamento lulo petista em relação à Venezuela. Não é possível que não enxergue o caos urbano e social que está instalado por lá. Apoiar Maduro mostra visão comprometida, e arrogante. Vai se aproximar do presidente da Argentina, e a esquerda latino-americana vai se fortalecer.
É bom ter Lula de volta. Ele saiu da prisão por já ter cumprido 1/6 da pena. Tinha esse direito. Gostaria que ao invés do confronto com essa governança, ele se preocupasse em abrir a cabeça de seus seguidores para pensamentos e atitudes mais sólidas para tirar o país do sufoco.
Bolsonaro já começou os xingamentos. É o que melhor sabe fazer.
Comentários