Postagens

Mostrando postagens de 2026

O QUE SE VÊ É QUE OS POLÍTICOS PERDERAM A VERGONHA

Atualmente estou enfastiada e enojada com a política vigente neste país. Nunca tivemos um Parlamento tão medíocre, um Judiciário que deveria ser exemplar e não é, com uma cupidez extraordinária por ganhos extras nada republicanos, e agora dois fatos nefastos. Ciro Nogueira pretende se reeleger pelo Piauí e Jaques Wagner, metido até a garganta com o que se apurou até agora, dizendo que só larga o osso se o Lulinha pai assim o quiser. Ora, ora, decência meu caro Wagner. Itamar Franco suspendeu seu ministro chefe da casa civil, Henrique Hargreaves devido ao imbroglio envolvendo as investigações da CPI dos Anões do Orçamento. Após provar sua inocência, Hargreaves voltou ao cargo. Exemplo, né? Já Lula silencia e nada faz. Fora todo mundo, precisamos de renovar toda essa porcaria.   

PERNAS, BRAÇOS, CHUTEIRAS, CABEÇADAS, ITENS NECESSÁRIOS PARA O ABATE DOS ADVERSÁRIOS

Por isso a minha aversão ao futebol de hoje, com os times entrado em campo com marcação cerrada em cima dos oponentes até fazê-los sair de maca do campo. Deve ser a glória em tempos tão funestos. O que gosto de ver no futebol, fora as pernas dos jogadores, é a bola rolar no campo, os dribles geniais que parecem dança dois pra cá dois pra lá, o gol de bicicleta que é genial, o gol de cabeça, mas o que vejo hoje me faz sair da tela e buscar um filme para assistir, dada a violência explícita na busca pela vitória. Simplesmente não dá para assistir aos jogadores cometendo falhas graves, chutando as pernas uns dos outros, as canelas, empurrões violentos e desnecessários provocando dor imensa, puxando a camisa e ainda dando cabeçadas. E para completar o circo os torcedores se comportando como estivessem no Coliseo da Roma antiga. 

LEITOR DO MEU BLOG ME ESCREVE DIZENDO QUE FUI INJUSTA COM OUTRAS PERNAS TÃO LINDAS QUANTO AOS DOS FUTEBOLISTAS.

E ele tem razão. Bailarinos (que já havia citado), temos ainda as pernas lindas dos tenistas, jogadores de volei e basquete, esquiadores, patinadores, ginastas, nadadores, na verdade o corpo atlético, bem proporcionado vai da ponta do cabelo aos dedos dos pés. Pernas, pra que te as quero? Para dançar, amar, caminhar e pra tudo que quisermos e termos vontade. Está aí a retificação exigida, e obrigada leitor por ler o meu blog. Eu que nem sei quem você é. E suas pernas... são lindas?

ESTRELAS DA COPA DE 2026

Não sou fã de futebol. Houve épocas, e já se vão muitas décadas, em que era uma delícia ver Pelé, Garrincha, Nilton e Djalma Santos, Jairizihho e Rivelino jogarem. Mas, depois o futebol deixou de me interessar, essa turma de craques saiu de cena, entraram outros, alguns geniais, como Ronaldo, Tostão, goleiros como Tafarel (vai que é tua Tafarel, êta bordão), Leão, etc. e tal. Ai ai, recordar é reviver. Mas, sinceramente nem sei mais quem faz parte do time verde-amarelo, a não ser a figura nefasta, para mim, do Neymar. Porém, apertando o botão para retroceder vamos falar DAS ESTRELAS DESSA COPA: 1- As chuteiras coloridas e lindas nos pés dos jogadores. Há alguns anos atrás eles não as usariam por acharem que era coisa de afeminado. O mundo machista do futebol evoloiu.  2- As pernas divinas dessa turma. Nossa, escandalosas, sejam pretas, amarelas ou brancas. Recomendo muito o futebol para as pernas. Tão espetacular quanto a dança. Bailarinos também têm pernas divinas. 3- Jogadores af...

SE ESTAMOS VIVENDO NUMA DEMOCRACIA, COMO PODE UM JUIZ DO SUPREMO PROIBIR PESQUISAS ELEITORAIS?

Ah, é deplorável esse comportamento. E ele pode fazer isso? Só por que pertence à Suprema Corte? Cujos membros são escolhidos pelo presidente da República do momento? Sim, claro, são pessoas de notório saber (é essa a denominação, não?), mas não disputam o cargo por concurso com outros do mesmo nível. Seu filho, recentemente, estampou notícias nas primeiras páginas do jornal e por motivos, convenhamos, pouco republicanos, ligados ao Banco Master e por repasses milionários para o seu escritório. Tem alguma coisa muito errada dentro do Supremo: ministros tomam decisões monocráticcaas, outro tem ligações telefônicas com Daniel Vorcaro e cuja mulher, também advogada, cujo escritório recebeu uma grana polpuda dele para quê mesmo? Outro, o Tofolli também flutua em nuvens cinzentas com o Banco Master, enfim, eu perdi o respeito por esses senhores. E agora esta notícia.

PRA FECHAR A SEMANA

Temos Monique liberada pela justiça. Fiquei pasma, depois o jornal explicou direitinho a razão. Vocês leram, não? Ela deveria continuar presa junto ao psicopata do Jairinho. Vê se pode um marmanjão ser chamado de jairinho. Será que é só aqui? Depois temos o presidente da República, o senhor Lula, mostrando total desconhecimento da História do país que preside, ao citar erroneamente um fato histórico envolvendo Joaquim Silvério dos Reis. Disse que esse traidor morreu na forca. Não, presidente, quem morreu na forca foi Tiradentes. Ele foi o delator da Inconfidência Mineira. Era um portuga rico, e por conta da delação foi perdoado das dívidas que tinha  com o Fisco da época. E o pior é que o desserviço foi ouvido por um monte de estudantes lhe fazendo claque. Cáspite. Outra volta foram dos dois bobos da corte da atualidade exibindo cartaz O PIX É NOSSO, diziam um, e o outro O PIX É DOS BRASILEIROS E DE BOLSONARO. Um quer se reeleger e o outro se eleger. Merecemos isso? Eu, com certeza...

O LIVREIRO DE GAZA- RACHID BENZINE

Rachid Benzine é marroquino, mas escreveu esse belíssimo livro como se estivesse o sangue dos palestinos na veia. São 109 páginas de uma narrativa tão bela, tão sofrida, tão humana, que para mim soou como um poema sangrante a cada página que virava. Li sobre ele nas páginas do jornal O Globo e aproveito para recomendar a todos que apreciam uma boa literatura. Trata-se do encotro de um jornalista estrangeiro com um livreiro que mantém sua livraria embaixo de escombros. Ele não os vende, dava-os. E o jornalista curioso sobre sua história de vida, vai a livraria todos os dias, e entre uma xícara de café e outra se inteira da vida do llivreiro. É muito tocante a resiliência árabe perante o sofrimenso imenso. Boa pedida para quem também quer entender o que se passa do lado de lá.  

NÊMESIS, MINISSÉRIE NA NETFLIX

Gosto muito de filmes policiais, suspense, mas não posso é assistir a carniricidas. E gosto muito também das produções americanas em que todos são afro descendentes. É outra estética, é outro tudo. As risadas são soltas, há aquele gingado de corpo e na voz que me fazem sempre sorrir. NÊMESIS é fácil de ver, a trama é legal, mas para mim há escorregões que não chegam a comprometer, mas ficaram tão visíveis que me foi difícil não notar. As atrizes são lindas, todas com cílios postiços, rostos plastificados e roupas elegantérrimas como se estivessem prontas para um desfile. Se notei, é porque não foi bom. Cílios postiços, sobrancelha pintada por lápis, cabelos alisados ou em cachos bonitos, roupas estilosas não combinavam nada com o enredo do filme. Apenas um protagonista masculino exibindo corpo de atleta usava roupas tão estilosas como as das atrizes. Bem, ele protagonizava um bandido muito bem sucedido. Enfim, em alguns momentos o excesso nas falas, nos tons de voz do detetive sempre c...

NÃO CONSIGO FICAR CALADA

Leio no jornal, que Cláudio Castro e Carlos Bolsonaro recebem do PL salário de 37 mil reais. Do Fundo Partidário. Tive ânsias de vômito, espero que você também se indigne. E ainda tem 142 mil reais que esse nefasto ex-governador vai receber de férias acumuladas. É gritante, indecende como se comporta essa máquina elefantísica dos partidos. Isso tem que mudar, não tenho ideia de como, mas é vergonhoso. Torço muito para que Claudio Castro mofe na prisão por um tempo, porque todos nós sabemos, mais uma vez, que quem apodrece na prisão é o zé mané.  

OLHA AÍ A FARRA DO BOI COM MAIS IMUNIDADE AOS TEMPLOS RELIGIOSOS

O que diria o Nazareno frente a ganância das igrejas e líderes de igrejas neopentecostais? Essa turma presta sim um trabalho social com os menos favorecidos, a gente sabe, como a gente sabe e vê como a Igreja é rica e como os pastores neopentecostais enriquecem vertiginosamente. Fazendo trabalho social, isentos de IR, e amealhando dim-dim. Vejam como Bispo Macedo, Crivella, Silas Malafaia estão ricos. Estou mentindo? Claro que não. Agora pleiteam mais uma imunidade: compra de bens, materiais e contratação de serviços. Pra ajudar os menos favorecidos e embolsarem o troco. Como sempre. Arre. A farra do boi, mais uma vez. Que gente é essa que habita esse rincão sulamericano?  

BRIGUINHA NOJENTA E INFANTIL DE EDUARDO E FLÁVIO BOLSONARO EM RELAÇÃO AO GOVERNO

É nojenta mesmo. Parece competição entre garotos para ver quem tem o pênis maior. Lula briga de outra forma, você gostando dele ou não. Só não vê quem é cego, e cego é essa turma ignorante dos extremos que não consegue enxergar nada apesar de ter os dois olhos na cara. Pelo que leio no jornal, o Marco Rubio, descendente de cubanos, que também deve ter os seus problemas declara que sim os States passariam a classificar o CV e o PCC como entidades terroristas e por isso o país americano através de seus órgãos competentes poderão interferir aqui, na terrinha onde plantando tudo dá. Uau. Mas, no decorrer do artigo analistas dizem ser pouco provável que isso aconteça. Então, foi apenas uma marolinha? Os Bozinhos comemoraram, é realmente insólito. Esses caras são antirepublicanos, ficam travando essa guerrinha ridícula, apoiada por gente medíocre como eles. A que ponto deteriorado que se chegou aqui no país. Sou a favor de medidas muito mais consistentes e fortes em relação a essas facções c...

O FIM DOS PRIVILÉGIOS DO JUDICIÁRIO ANIMOU A TURMA QUE SEMPRE TORCEU POR ISSO

  Venho acompanhando as notícias. Muitos obstáculos a serem vencidos. Ontem, o jornal publicou pela primeira vez essa notícia maravilhosa. Fiquei bem contente. Foi o primeiro passo. Nunca entendi essa coisa de aposentadoria compulsória quando o juiz tinha escorregado feio na casca da banana e pra não perder o cargo pedia a compulsória. Um tabefe na cara de todos nós. Mas, ainda tem muito, mais muita coisa mesmo a ser mexida e mandada para o lixo. Como os supersalários, a quantidade de contracheques todos muito bem recheados com dim-dim, uma farra sem tamanho. Indecente. Injusta. Vai sobrar dinheiro, e minha dúvida é como ele será gerido. A outra limpeza que precisa ser feita é no Congresso com suas verbas multimilionárias. A farra com o dinheiro que não é deles também precisa acabar, e muitos políticos mandados para o lixo. Os caminhões estão prontos a recolhe-los.

SEMPRE SE SOUBE QUE A CEDAE ESTEVE CEDIDA AOS SABORES POLÍTICOS DE GOVERNADORES

Acho engraçado que vira e mexe o jornalismo se volta a essa questão. Jornalistas novos no pedaço? Chega a ser cansativo ler a mesma coisa nos noticiários por uma vida inteira. Todos sabemos que determinadas fundações estaduais, federais, municipais existem com um número gigantesco de funcionários apenas para abrigar gentalha política. O que se deve fazer e nunca se faz é demitir todo mundo, conservar os concursados e enxugar a máquina elefantisica dos entes federativos. Mas, não há vontade política alguma, pois o dim-dim corre solto. Cansei de conhecer aspones integrados ao serviço público que nem iam trabalhar. Porém, eram amigos do prefeito, do vereador, do senador....

POLÊMICA NA PÁGINA DO CONDOMÍNIO

A página se diz CLASSIFICADOS. Normalmente se posta coisas que se quer vender, indicações de empregadas, jardineiros, comida, etc. e tal. Uma moradora postou imagem forte de uma carro e um ciclista. O carro parou rente à calçada, abriu a porta do motorista do lado oposto ao meio-fio e um ciclista que vinha pedalando foi atingido brutalmente. Feroz. E então, a questão se pôs. Deveria ter sido postada? Alguns diziam que não, uma vez que a imagem era forte e havia idosos no grupo,e não tinha nada a ver com CLASSIFICADOS,  outros achavam que era um alerta importante, outros declaradamente tomavam o posicionamento de quem enviou com argumentos frágeis e depois de ler tudo cheguei a conclusão que foi inadequada a postagem por ter entrado na página de CLASSIFICADOS. Queria mandar? Pros amigos, não na página em questão. Aqui em Petrópolis talvez não acontecesse porque não temos vias únicas, sempre tem veículos subindo e outros descendo e ainda assim as mortes são inúmeras. De moto então, é...

DOUGLAS RUAS DEU INFORMAÇÃO EQUIVOCADA: LULA NÃO DESRESPEITOU O POVO FLUMINENSE

Quem os desrespeitou foi a governança de Claudio Castro. Chega de PL no Estado. É só ler os jornais senhor Douglas Ruas. Ou o senhor vai dizer que tudo foi inventado? O que o senhor tem a dizer da governança de Ricardo Couto, limpando os excessos durante a governança de Claudio Castro? Vai dizer que Ricardo Couto também desrespeitou os apadrinhados de Claudio Castro? A festa da farra do boi que aconteceu esses anos todos com tanta gente entrando pela janela para agradar aos asseclas do PL? Faça-me o favor, não brinque com a nossa inteligência. Lula acertou na fala, nem sempre acerta, mas desta vez foi direto. 

VAMOS FALAR DA BANDIDAGEM BRASILEIRA

O PCC arrasa, tem até braços internacionais. Desenvolveu-se há 30 anos graças à leniência e incapacidade do governo brasileiro em combatê-lo. O jornal o Globo explica direitinho. E agora, o CV vai mandar seus bandidos para a Ucrânia a fim de aprenderem as técnicas do drone. Eita brasil grande. Quer ler melhor, vá para o jornal.  

COMO PODE ALGUÉM TER 39 CARROS DE LUXO E NÃO SER INVESTIGADA?

  Na verdade, começou a ser investigada em 2019, e só agora presa. Arre. Falo de Deolane Bezerra, influenciadora e bandida do PCC. A coisa era sofisticada. Deolane e a família Marcola lavavam dim-dim por meio de empresas e depósitos fracionados em contas de terceiro para não chamar a atenção. O Brasil se especializa no setor e ouso dizer que domina legal o mercado local, quiçá mundial. Acho que li que o PCC está instalado tambem nos States. Uau. Me dá um desanimo total ler as notícias jornalescas hoje em dia. Cansada dos estrupos, feminicídios, roubos, Congresso, PCC, Flávio Bolsonaro e família, bondades de Lula para se eleger e que vão ferrar, mais uma vez, com o maldito orçamento, Alcolumbre, o mercador do Senado, sujeito desprezível aliás como tantos que fedem em Brasília, desculpem o desabafo, mas está difícil. A luz no fim do túnel está com Ricardo Couto, que ora governa o Estado do Rio de Janeiro. O Brasil está mal na fita. Será a tal da nova ordem social?

A EMPREGADA: LIVRO E FILME

Gosto de ler, seja o que for, mas tem que ser bem escrito. Me lembro quando Paulo Coelho despontou. Literatos torceram o nariz, e todos os jovens arrogantes da época,também. Eu me incluía nesse rol. A meu favor, quem não é arrrogante com 30 anos, vivendo no Rio, fazendo teatro, participando de turminhas descoladas e sentindo o rei na barriga? Hoje, Paulo Coelho é membro da Academia, está milionário, mora na Suiça, é conhecido no mundo inteiro. Tá bom ou quer mais? Freida McFadden tem escrita fluida, narrativa consistente e amarradinha e se lê seu livro de um fôlego só. Super recomendo. A história se calca na vida de uma jovem sem futuro, por ter sido presa. Em liberdade condicional atende a um anúncio para trabalhar na casa de uns ricaços da região. E abraça a oportunidade. Mais não conto. Comprei o livro no Amazon. E qual não foi a minha surpresa ao assistir o filme no Prime. O roteiro segue o filme direitinho e até me vi torcendo no final. Os atores são lindos, tudo é muito bonito, a...

HOLLYWOOD, NA NETFLIX

Poucos episódios. Não sei se vai ter uma segunda temporada. A história fechou direitinho. Eu adorei. É uma produção bem cuidada, tem um glamour especial até pelo tema tratado - atores em busca da fama, e retrata uma época. É insano se saber que para chegar ao estrelato, atores e atrizes tinham, ou têm, que fazer o périplo da cama. Aqui era assim também, não sei se ainda é. Rapazes dormiam com o responsável pelo elenco que eram homoafetivos, e moças com os big bosses. Todos sabiam, a imprensa sabia, e ficava por isso mesmo. O talento contava, como a beleza também, e se o corpo se curvava aos desejos libidinosos dos chefões, a carreira estava garantida. Naturalmente havia as exceções, para ficar bem claro. 

O CÃO ORELHA NÃO MORREU POR CRUELDADE DE JOVENS, MAS PORQUE ESTAVA DOENTE

Na época até eu incriminei os jovens catarinenses. Por uma má vontade minha pelo meu estado ser tão bolsonarista. Pois é, confesso esse pecado capital: intolerância total. Mas, acredito que esse pecado não vai me impedir de entrar no paraíso.  Os jovens quase foram linchados. Eram de classe média alta e quer alvo melhor para os do andar de baixo xingarem e apontarem os dedos para os filhinhos de papai que saem por aí fazendo e acontecendo? Brasil, meu povo, somos assim, temos raivas e despeitos pelos mais favorecidos, que já vêm de gerações.   Passou-se o tempo e descobriu-se que o cão vira-lata catarinense, que morava na rua e era bem tratado por uma parcela da população tinha doença crônica e disso morreu. Ninguém falou, ninguém se interessou, ninguém pediu desculpas pelo mau entendido, e eu me pergunto: quem vai indenizar os jovens que foram massacrados por todos, com incriminações falsas (a do porteiro, por exemplo)? Eles passaram por um corredor tormentoso que muito ...

FLÁVIO BOLSONARO X VORCARO X IPÊ X BOIADA GERAL

Chega uma hora que a gente cansa. Eu cansei, e quando posto about politics é porque o vaso precisa ser esvaziado. Como agora. Acompanhei o ti-ti-ti sobre o Ipê. Li postagens defendendo o produto , parlamentar "bebendo" o produto (claro que era fake), postagens no Facebook (apaguei todas e deixei de seguir) a favor, enfim, preciso preservar minha inteligência e a minha visão, que sem falsa modéstia me deixam a quilometros de distância dessa gente de direita extremista e fanática. Tô fora. Fico bastante indignada com essa cegueira "patriótica". Me explico toda hora que tenho criticas e muitas sobre o governo Lula, mas não posso nunca me identificar com essa gentalha verde-amarela bebendo Ipê e falando barbaridades. Basta. Flávio Bolsonaro, assim como seu clã são pessoas de péssimas índoles. Mentirosos ao extremo, vejam agora a treta surgida nos jornais envolvendo Vorcaro, Flavito e os 160 milhões de dólares para o filme sobre papi. E quando digo que Flavito é mentiros...

DOIS ÓTIMOS FILMES NO PRIME

  Queime todas as minhas cartas envolve uma história de amor  traição envolvendo três pessoas, um casal e um jovem aspirante a escritor. Se passa na década de 30, na Suécia. E um drama em que a mulher casada se apaixona pelo jovem escritor, o marido percebe, e mais não conto. É um duelo de excelentes interpretações, e a história é universal. E o outro é Entre dois amores, filme francês, drama familiar que aborda a vida de um casal dono de uma madeireira, e cuja mulher não consegue engravidar. O homem é um atormentado, o ator passa a emoção de forma brilhante, até que ele se envolve com uma cliente, e ela engravida. Os conflitos aparecem e o final fecha a história muito bem. Super recomendo.

COMO PODE EDUARDO BOLSONARO SE CANDIDATAR A SER SUPLENTE SE É UM SUJEITO QUE TRAMA CONTRA A DEMOCRACIA TODO O TEMPO?

Não sou eu quem o diz, está em todas as mídias. Esssa família disfuncional, desde que apareceu, destrói o pouco de democracia que ainda temos no país. Nesses meus tanto anos de vida nunca vi coisa igual. E agora, esse homem, o filho do meio quer vir como suplente de um outro político do PL, partido famigerado. E ele foi cassado, responde processos aqui, enfim, que merda de povo e de país somos? Já se perguntaram isso? Fico pasma. Agora, leio que um sujeito endinheirado mantinha pistas de pouso clandestino lá no norte do país, para traficar ouro. E tinha a pretensão de entrar na política, pelo PL. Arre. Tudo podre. Podre Poderes.

ALCOLUMBRE NÃO AGIU SOZINHO EM BARRAR A INDICAÇÃO DE MESSIAS PARA O SUPREMO

Contou com a ajuda prestimosa e forte de Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Pois é, o último porque ficou irritadinho porque disputava com Messias a vaga do Supremo e não gostou das articulação do rival. Então, acho até engraçado as notícias todas ao redor de Alcolumbre, que não suporto, livrando a cara dos dois ministros. Podres poderes. E tem mais coisa no jogo. Jogos de interesse e de poder e de como livrar a cara. 

"GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: DEMITIDOS PELO GOVERNADOR INTERINO SÃO RECONTRATADOS POR EMPRESA PÚBLICA".

Amiga me mandou. E eu que tomava café por pouco não engasguei. Fui buscar a notícia. A empresa pública que recontratou alguns funcionários, que pela reportagem estavam cedidos a outros órgãos, é a IMPRENSA OFICIAL que é autonoma, isso significa que contrata quem quiser. E a farra com o dinheiro público se estende a contratações de mulheres de políticos que ganham salários inimagináveis. Um servidor da secretaria de cultura se sentiria enojado ao olhar seu contracheque em comparação com os que ganham esses aspones de merda, mulheres, tios,sobrinhos, gatos e cachorros desses políticos malditos que infestam o Estado.  

QUER SER MINISTRO DO SUPREMO? PROVA AO INVÉS DA INDICAÇÃO PRESIDENCIAL

Olha aí no que deu? Esses senhores que se acham os reis da cocada preta, estigmatizando um candidato só porque ele, Jorge Messias e André Mendonça, que pelo que li é o patinho feio da Corte, iam fazer uma dobradinha, que eu nem sei bem de que. Ocê sabe? Evangélicos os dois, seria isso? Não pode ser, é de uma pobreza só. Pelo que li Moraes e Dino, vejam  só quem, se uniram para jogá-lo para escanteio. Ah, Flávio Dino, a informação jornalística é que vosmecê ficou irritadinho porque Messias também disputava o mesmo cargo e o Lula lhe nomeou. Ah, cristo rei, as Cortes estão tão podres. Quer ser ministro? Que haja provas, nada de ser amigo do rei.

A CORRUPÇÃO BRASILEIRA DESDE QUE ME ENTENDO POR GENTE

E já se vão 80 e tal anos. Sempre soubemos que dentro da Receita Federal, inspetores alfandegários, polícia, políticos, empresários, todos roubam muito bem. A América Latina é um campo fértil. Nosso brasil tão grande, com fronteiras despoliciadas, rios e mares abertos à bandidagem, é um banquete para bandidos, milicianos e o que mais vier. Vejam a pobre da Amazonia com sua população ribeirinha, coitada, com prostittuição à rodo, lavagem de dinheiro, êta brasil. E o sul, viva Foz do Iguaçu. E vamos vivendo, lendo e aprendendo sobre o país que você nasceu. O mundão não é tão diferente assim. Falava com um amigo querido hoje, pela manhã, que o ser humano é um ser falido, não deu certo. Melhor se o planeta ficasse só com os bichos. Mas, viva a Polícia Federal que se esforça bastante e desvenda os casos de corrupção todo santo dia. Será que adianta? Acaba aqui, começa ali e assim vamos. Comemore o seu dia, Trabalhador, você que rala legal enquanto que uns e outros e mais alguns embolsam dim...

EU NÃO QUERO UM POLICIAL MILITAR COMO GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO

E você? Douglas Ruas está profundamente incomodado com a governança interina de Ricardo Couto. Ele diz que não tem nada contra o desembargador, mas tem sim. Esse sujeito, o Ruas é da turminha do ex-governador, e do PL do outro sujeito, Fávio B. que todos vocês conhecem. Então, pra ficar como era, uma gastança sem igual, o negócio é bradar forte e pedir eleições diretas já. Lamento profundamente a mudança que se operou no povo do Estado do Rio de Janeiro para que prefiram se alinhar a uma direita extremista. É a realidade da Baixada, Petrópolis etc. e tal. Há sim que se acabar com cargos comissionados. Essa gente que procure trabalho qualificado e nada de ficar nas asas desses políticos que desprezo profundamente. Fica Ricardo Couto.

REPROVADO, NA NETFLIX

  Oito episódios aos quais se assiste com muito prazer. Comédia das melhores e com um time afiado. Criação de François Uzan, um mestre no riscado. É sobre um sujeito golpista que foi pego pela polícia e a quem foi lhe dado duas opções: cadeia ou se infiltrar como professor de matemática numa escola. Sua missão é identificar o filho de um grande criminoso. Uma sucessão de situações engraçadas e inusitadas principalmente dentro da sala de aula, fazem dessa minissérie delícia pura. Passe por lá.

NÃO É MAIS POSSÍVEL CONVIVER COM ROUBOS DE CARRO, BICICLETAS , PEDESTRES, FEMINICÍDIO ETC. E TAL

Que merda de país é esse? Ficam os políticos querendo fazer média conosco,  enquanto a bandidagem aumenta a cada dia. O brasileiro não pode ter um carro bacana, um celular nem coisa alguma. Esses bandidos desgraçados não nos dão trégua. Agora, miram o carros elétricos em São Paulo. E o que faz o governador? Política, apoia esse e não apoia o outro e assim vai. Atacar essa corja não é com ele, nem com o prefeito. Trabalhar junto, pra quê? A população que ser dane. Quero é o meu dinheirinho no bolso ao final do mês, é o que devem dizer em uníssono. Pensam em medidas pra acabar com isso? Se pensam, na prática ninguém vê. Será que os políticos ainda não enxergaram que a população não pode viver acuada? Que tem direito à bicicletas, motos, carros, celulares, como andar na rua despreocupado?  E de repente, do nada, o maldito brasileiro de sandália e camiseta chega perto de você, a pé ou de moto e rouba o que tiver a mão.Trabalha-se pra quê? Pra dar tudo de mão beijadas para esses cr...

BARACK OBAMA, O LIVRO

Li com imenso prazer as mais de 10 mil páginas do livro escrito por Barack Obama. É uma narrativa abrangente desde o seu início político, na universidade, passando por serviços comunitários até chegar ao Senado. Sou suspeita em avaliar, porque o aprecio demais. Mas, de qualquer maneira foi bastante instrutivo acompanhar sua trajetória, desta vez narrada e constatar como é difícil pra caramba ser presidente, ainda mais dos EUA. O que esse homem passou, com críticas pesadas por sua cor de pele, fotos em que ele aparece como um selvagem, dúvidas levantadas pelo inominável Donald Trump acerca de sua nacionalidade, a barreira intransponível da ala republicana que barrava tudo, absolutamente tudo que seu governo levava ao Parlamento, enfim, foi história pura o que eu li. E pude transplantá-la para este país onde vivo e você também. Tudo tal e qual. Os republicanos americanos se assemelham aos brasileiros do PL. Sendo que os daqui embolsam o dinheiro e nada fazem. Ele conseguiu matar Osama Bi...

VIVA MILTON HATOUM

Foi o meu amigo Iran quem me falou de Milton Hatoum. Comprei  um livro, Relato de um Certo Oriente, me deslumbrei, passei para Dois Irmãos, adorei, Cinzas do Norte, fiquei cativa, e há dois meses atrás devorei a trilogia sobre a vida do Martin, personagem da trilogia O Lugar Mais Sombrio. Acompanho esse autor, suas entrevistas e o seu jeito calmo e ponderado ao responder as perguntas. Parabéns a esse brasileiro ilustre,hoje membro da Academia Brasileira de Letras. Recomendo muito a leitura de seus livros. A turma amazonense está vibrando com sua entrada na prestimosa Academia Brasileira de Letras. Aliás, todos nós, VIVA MILTON HATOUM. Mereceu.

O POVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DEVE TER A OBRIGAÇÃO CÍVICA DE BANIR OS CORRUPTOS DO PODER

Não é possível que esse Estado com tantos governadores presos queira continuar com uma política devastadora e corrupta. Foi muito bem vinda a entrada de Ricardo Couto, desembargador nomeado para assumir a governança do Estado até as eleições. Ele fez uma limpa fenomenal, aliás continua fazendo, e o povo consciente aplaude e lhe dá força para continuar. A política estadual apodreceu. Mudança, já. Chega a sensibilizar a corrente que torce para que ele, Ricardo Couto, se candidate a governador. Enquanto isso, um sujeito do PL aliado a Cláudio Castro, que assumiu a Assembleia Legislativa também quer o cargo. O povo tem que dizer não. Chega de PL. 

VICE, NO PRIME VIDEO. EXCELENTE.

Recomendo bastante. É sobre Dick Cheney, o vice de George W Bush, o incompetente, na minha visão. O filme mostra a ascensão de um improvável cidadão à Casa Branca. Improvável porque na sua vida regressa era considerado pouco inteligente, dominado pela mulher, namorada desde sempre, de temperamento forte e dominante. Eram apaixonados, e talvez a ascensão dele deva-se ao impulso que ela sempre lhe deu. Interessante, porque na sua vida política agia ao contrário do que na sua vida doméstica, parecendo exercer forte influência em  Bush, e comandava a política daquele seu jeito: poucas palavras e semblante sempre fechado. Um governo que não deixou boas lembranças. Foi o responsável pelo ataque ao Iraque, quando se sabia que o país não afrontava os EUA. Destaco, com louvor, a atuação impecável de Christian Bale, ator britânico dos melhores. Sua caracterização está perfeita. Simbiose extraordinária entre ator, direção e câmera resultaram num filme primoroso. Passe por lá. É história, minh...

RICARDO COUTO DIGA AO POVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE FICA

  Gente, estou impressionada. No Instagram as pessoas torcem com muito empenho para que esse governador interino permaneça no cargo e tente a eleição. A torcida parece aquela do Brasil na Copa de 70. "Pra frente, RIO DE JANEIRO".  Eu também estou na torcida. O que ele já exonerou de aspones capangas de líderes políticos do famigerado Claudio Castro não está no gibi. Vai sobrar dinheiro. Acabou com secretarias, falei disso em postagens anteriores, enfim, o povo sério que ainda habita esse Estado agradece profundamente. Aprendam a votar. FICA RICARDO COUTO.

QUE BRIGUINHA RIDÍCULA DE ALGUNS MEMBROS DO SUPREMO CONTRA ALESSANDRO VIEIRA

Senhores togados, milionários, prepotentes e que não podem ser criticados? Me poupem. Podem sim, e devem. Senhores juízes da mais alta corte brasileira se comportaram como meninos no colégio.em relação a comentários do parlamentar Alessandro Vieira. Não gostaram, vejam só. E quiseram lacrá-lo. Simplesmente inapropriado. Com o passar dos anos, já se vão quatro décadas não só esses senhores como os do Parlamento vivem vidas paralelas, com salários magníficos e fora da realidade brasileira e por isso, se consideram acima do bem e do mal, e julgam em cima dessas premissas. Não são deuses, são mortais, iguais a todos os outros. Deveriam abaixar a crista e legislarem com zero arrogância . Alguns se salvam, mas o trio Moraes, Mendes e Toffoli, valha-me deus. Moraes foi importante na pandemia por medidas que tomou, por ausência total do sujeito que sentava na cadeira presidencial, mas a caravana passou ... 

ELEIÇÃO NA ALERJ PROVA QUE O ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIFICILMENTE SAIRÁ DA SITUAÇÃO MALDITA EM QUE SE ENCONTRA

Até porque esse novo presidente tem a pretensão de se eleger governador. Pobre Estado. Não suporto o PL, entre todos os partidos é o que mais me causa ojeriza. Hoje, temos deficit de inteligência em todos os segmentos da sociedade, e na política não poderia ser diferente. Policial político com a pretensão de governar um Estado, o que você pode esperar? A bancada que se omitiu na votação merece repúdio. Deveriam ter comparecido, mesmo que perdessem dariam uma resposta aos seus eleitores. Policial é dentro do quartel, Padre é dentro da igreja, Pastor também. Influenciador então nem se fala. Qual a cultura política dessa gente? Cada um no seu quadrado.

POSTEI E FOI APAGADO, NÃO ME PERGUNTE COMO. ERA SOBRE RICARDO COUTO.

O governador provisório do Estado do Rio de Janeiro tomou decisões acertadas e que nos fazem ver como os políticos sorteiam cargos ao seu bel prazer para agradar a quem os apoia. Enquanto isso os barnabés têm que se contentar com seus salários praticamente congelados. Pois, pois, bangalo três vezes. Ricardo Couto mexeu e exonerou 157 funcionários não concursados, os tais apadrinhados, e na Casa Civil, o paraíso dos aspones, extingui três secretarias. O Governo do Estado tem Conselhos em todas as secretarias. Geralmente são cargos preenchidos por pessoas notáveis em suas áreas. Quando trabalhava na Secretaria de Cultura, havia então, o tal Conselho de Cultura. Nélia Piñon, Paulo Moura, e mais alguns dos quais nem mais me lembro o nome eram os conselheiros. Esses notáveis se reuniam toda quarta-feira, com direito a café e biscoitinhos para apenas conversarem e sugerirem medidas, que não necessariamente seriam atendidas. Esses senhores recebiam um jeton de mil reais por sessão, e o meu sa...

VOCÊ SABE QUANTAS GUERRAS ACONTECEM HOJE PELO MUNDO?

Fui no google e li: são mais de 120 conflitos espalhados por esse mundo.  1- Rússia e Ucrânia. A maldita Rússia de Pú tin não vai parar enquanto não anexar de volta o país de Zelenski. 2- Israel-Hamas. Já era para ter terminado. Afinal já limparam o terreno para o resort trumpista. E Israel soube ocupar algumas áreas da região. 3- No Oriente Médio há conflitos na Síria, no Líbano (Israel atacando não só o sul do país por conta do Hezbollah e também Beirute), no Iêmen e em Mianmar. 4- E outras tensões na Armênia-Azerbaijão e no paupérrimo Haiti (por conta do narcotráfico) e em Bangladesh. 5- Irã e Israel com Trump ajudando. Como o Irãn já declarou que quer eliminar Israel do planeta, Netanyahu se antecipou e dá-lhe de bombas pra lá e pra cá. E o Irãn aproveita e ataca outras repúblicas na região. Aonde se vai parar. E A MÍDIA SÓ FALA NA GUERRA QUE INTERESSA AO LEITOR ELITISTA. TENDO ISRAEL NA CABEÇA. E CLARO NO IRÃN QUE TEM DOMÍNIO DA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO.

UM DEUS DE ÉBANO COMO SEGURANÇA DO METRO E UM HOMEM DESCLASSIFICADO SENDO FOTOGRAFADO COMO DEUS

  Pois é, está bombando nas redes a foto de um rapaz negro espetacular em fotos sensacionais na praia. Há uns dias atrás ele era segurança do metrô e  foi despedido por ser bonito demais. Ri e pensei, o mundo precisa de beleza e o rapaz por ser belo foi despedido. De que tinha medo a direção do metrô? Que homens e mulheres ao invés de tomarem o metrô para se deslocarem se apoderariam do rapaz num ambiente igual a Sodoma e Gomorra com apenas um personagem repartido entre iguais? Sim, sua imagem sugere tudo de bom e mais alguma coisa. Todos acreditamos que ganhará dinheiro como modelo mundo afora. UM DEUS DE ÉBANO. Já o outro, pançudo, misógino, mal educado, prepotente, preconceituoso, se inspira em Miquel Angelo e através da IA cria imagem e semelhança com a pintura na Capela Sistina, e joga nas redes. E ainda debocha. Cada país tem o deus que merece. Desta vez o Brasil marcou gol direto na rede.

RICARDO COUTO MANDANDO BALA. VIVA.

Ricardo Couto para quem não sabe é o governador interino do Estado do Rio de Janeiro. Desembargador de carreira começou bem na governança desse Estado Falido. Demitiu a corja de Cláudio Castro, determinou uma auditoria geral em todas as secretarias e órgãos da administração direta e indireta e ainda incluindo estatais. E tem mais, vai haver revisão de contratos e o que eu mais gostei: lista detalhada de todos os cargos comissionados, e terceirizados. Vai sobrar dinheiro, minha gente. O nefasto Cláudio Castro saiu de cena e torço para que desapareça da política e vá criar galinhas. E além disso, sua saída enfraquece Flávio Bolsonaro no Estado o que é melhor ainda. Viva Ricardo Couto. Agora é limpar a ALERJ.

NA COLUNA DE LAURO JARDIM HOJE

Ministro Edson Fachin veio ao Rio de Janeiro por alguns dias em voo  de carreira e se hospedou num hotel de quatro estrelas no Catete. Viram só? E esses homens que se consideram deuses, que deliberam o aumento de seus salários, que têm motoristas pagos por nós, auxílios para tudo e mais alguma coisa, deveriam se espelhar neste homem que hoje preside o Supremo Tribunal Federal. Cães ladram e a caravana passa.

PELO CAMINHO, NA NETFLIX

É um drama leve, gostoso de assistir, ideal para um fim de noite. Assisti com prazer, o elenco entrega atuações convincentes e apesar de rodado no Canadá, a ação se passa em Nova York. As histórias de 4 personagens se entrelaçam em algum momento gerando pequenas histórias individuais. Eu gosto de filmes assim, que refletem um  cotidiano urbano vivenciado em qualquer metrópole do globo. Como uma crônica, isso, esse filme é uma crônica cinematográfica.   

O PLANETA TERRA ORBITANDO NO ESPAÇO DEVERIA SER VISTO TODOS OS DIAS POR NÓS, TERRÁQUEOS.

Como uma entrada no café da manhã. E como lição de humildade. Confesso que eu fico inquieta sempre que o vejo. A inquietude vem da observância de como somos nada em se comparando com a magnificência da órbita planetária. Estamos num planeta azul (gosto muito da cor), flutuante, com gente dentro, vagando no espaço. Um estouro vindo de lá de cima, mata-nos num piscar de olhos. Mas, não precisa vir de lá de cima. Já acontece aqui em baixo. Hoje o que vemos é uma luta insana pelo poder, um país querendo dominar o outro, o ser humano mostrando o pior que há dentro dele, selvagem e vai continuar assim. Sempre vai querer a terra do outro, a mulher do outro, a riqueza do outro. Está muito feia a civilização de nosotros. Aqui, nesse pedaço tropical me horrorizo com o que leio e com o que vejo. A política está podre, e interessante é perceber como essa podridão se estende a vizinhos, reuniões de condomínio, na própria escola, nos ataques às mulheres, enfim, na sociedade toda. As redes sociais mo...

EWAN MCGREGOR ESPLÊNDIDO EM UM GENTLEMAN EM MOSCOU

Adoro esse ator inglês. Versátil, mutante já o assisti em papeis diversos sempre com brilhantismo próprio. Essa minissérie, poucos capítulos, está na grade do Prime e aconselho muito. Extremamente bem cuidada, com atores maravilhosos secundando McGregor somos levados a uma Rússia após a Revolução onde um nobre, o Conde Alexander Rostov, é condenado a viver confinado no Hotel Metropol. É baseado no romance famoso de Amor Towles e a adaptação para a telinha não poderia ser melhor. Ewan dá simplesmente um show de interpretação. Dentro do hotel, sem poder pisar fora dele, ele vê passar na sua frente as transformações pelas quais sofre seu amado país. E o final é bem interessante, aberto a nossa imaginação, foi o que senti.   

CACOETES AO VIVO E EM CORES

A jornalista é ótima, eu gosto de seus podcasts e seus companheiros de bancada também são muitos bons. Para mim, seus cacoetes chamam, às vezes, mais atenção do que a sua fala. Mexe no cabelo o tempo todo e puxa a blusa para baixo, com uma frequência desnecessária. Além de contrair os lábios ao final de cada fala. Me pergunto por que seus colegas de bancada, ou mesmo os técnicos atrás das cameras não lhe dá uns toques. O cacoete é um movimento involuntário causado por fatores genéticos, disfunções neurológicas na dopamina ou gatilhos emocionais, como estresse e ansiedade, é o que diz o google. E tem cura. A querida jornalista deveria procurar ajuda. Fica a dica.

OS PREÇOS DOS OVOS DE PÁSCOA

  Proibitivos, não acha? Pela primeira vez nessa minha longa vida não comprei e nem ganhei. Conhecidos que têm filhos se dedicaram às pesquisas em diversos sites a cata de promoções relâmpagos. Mas não são todos que conseguem ou têm tempo para essa dedicação toda. Os Ovos, tão lindos, coloridos enfeitavam várias gôndolas no supermercado. Todos os admiravam e passavam ao largo. Pelo menos no dia em que fui às compras. Em compensação as barras de chocolate foram compradas aos montes, e a duras penas estiquei meu braço e alcancei duas. Quem não tem cão caça com gato.

RIO DE JANEIRO TEM DE VOLTAR A SER GOVERNADO POR POLÍTICOS

E não por amadores. E banir o PL da ALERJ . Cada macaco no seu galho, é o que penso. Torno a dizer, vamos focar nesse último governador que caiu de paraquedas acompanhando  Witzel, que até hoje ninguém entende como chegou a ser governador. Foram as piores governanças que tivemos WITZEL E CASTRO. E a Alerj se superou, enfrentando denúncias graves e frequentes do envolvimento de parlamentares com o crime organizado, a saber milícias, tráfico de drogas e quem sabe mais alguma coisa que não vem a públicoviol. É hora de dar um basta nisso. Que votem com responsabilidade e conhecimento. Fora PL, Bolsonaros, milícias, bandidos, e desordem urbana. Estado responsável e próspero, é o mínimo, não acham?

GOVERNANÇA ESTADUAL NO RJ ACÉFALA E URGE LIMPEZA ÉTNICA NA ALERJ

O número certo é 7 GOVERNADORES ESTADUAIS PRESOS OU QUE PASSARAM PELA PRISÃO. ALERJ ESTÁ CONTAMINADA POR PÉSSIMOS POLÍTICOS E ASPONES DE BAIXA QUALIDADE. URGE QUE ESTE POVO APRENDA A VOTAR E SEJA RESPONSÁVEL POR QUEM VOTA. BASTA, NÃO DÁ PRA CONTINUAR COMO ESTÁ. VERGONHA CÍV

O RIO ESTÁ MAL NA FITA

É desanimador falar a respeito do Estado e da cidade. A violência urbana mata muita gente. Já não se anda nas ruas de Copacabana , ou da Baixada ou sei lá mais onde, porque se é assaltado, morto ou jogado nas calçadas. Alô prefeito Eduardo Paes. A cidade do Rio já foi palco de várias manifestações políticas importantes, as Diretas Já foi inesquecível, os políticos era melhores. O Estado ser dominado pelo PL e por siglas sem o menor impacto mostra bem a reviravolta quer se operou por essas bandas. Sem falar nos governadores presos, conto 5, e você? Como Witzel foi eleito? Como Cláudio Castro foi reeleito? As pessoas estão cegas? Ainda bem que Castro foi condenado e torço para que realmente seja cassado de seus direitos políticos . Agora, com a vacância não há um nome que preste.

LOUIS THEROUX: POR DENTRO DA MACHOSFERA

É um documentário na Netflix , no meu parecer, assustador. Três homens foram entrevistados, e tinham vários pontos em comum. Eram bombados, cuidavam mais do físico do que da cabeça, preconceituosos, machistas ao extremo e suas mulheres completamente tapadas. Uma inclusive se parecia a uma boneca inflável. É interessante ver essa virada masculina . Sempre houve homens com comportamentos pouco comum,pelo menos para mim.  Eu  mesmo conheci um no Rio, professor de Educação Física,  que tinha uma namorada mignon, saradissima, e que lhe dava uma boa vida danada. Pagava tudo pro bicho, até a gasolina da moto. Seus filhos o odiavam, mas ela era totalmente deslumbrada por ele. Portanto, essa série mostra a evolução, ou involução, do comportamento masculino , em alguns segmentos da sociedade. É de arrepiar e fazer pensar. 

OS TRIÊNIOS E OS QUINQUÊNIOS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DEVERIAM SER EXTINGUIDOS PRA ONTEM

Hoje no jornal a notícia que Supremo limita penduricalhos até a 70% no próprio órgão e no MP . Essas distorções salariais são mesmo indecentes. Os sujeitos recebendo auxílio paletó, combustível, e mais as verbas indenizatórias era simplesmente imoral e anti republicano, num país de terceiro mundo e com tantos problemas sociais. Os salários de seus pares internacionais não chegam nem perto dos daqui. Esses funcionários vips isolam-se numa ilha de fantasia e enriquecem barbaramente. E tudo dentro da lei que eles mesmo criam. E ainda há as palestras internacionais sem esquecer o Gilmarpaloosa que bomba em Lisboa . Mesmo com esse limite de 70% o salário é alto para os padrões brasileiros, como eu disse, em se comparando com outros profissionais bem preparados e com doutorados em outros países. Um cientista , por exemplo. Quem ganha mais, um juiz do Supremo ou o cientista? E se você tiver curiosidade dê uma olhada na reputação que esses senhores têm pelo mundo. Eu fiquei de queixo caíd...

FINALMENTE CONDENADO

Mas, ainda cabem recursos, infelizmente.O Estado do Rio de Janeiro não anda bem na fita. Nem o país, convenhamos. Mas, aqui nesse Estado a quantidade de medíocres que sentam nos confortáveis sofás e cadeiras do Palácio Guanabara é extensa. Nos últimos anos não teve um que prestasse. E o resultado está na nossa cara: um estado deteriorado e perigoso. Sem políticas públicas que protejam o cidadão, vai-se levando com a barriga estufada. E nesta leva judicial Rodrigo Bacellar foi incluído. Era óbvio, né não? A ALERJ é outro lugar que precisa ser limpo e desinfetado. O povo precisa pesquisar melhor antes de votar.  

FOI APENAS UM SONHO, NA NETFLIX

O filme é de 2008, e reúne novamente Di Caprio e Winslet depois do sucesso de Titanic . O filme é ótimo e ainda conta com Kathy Bates que com papel pequeno, engrandece sua importância de tão boa que é. Trata-se de um drama familiar, dirigido por Sam Mendes . Um casal que vive uma vida regrada, bem ao American Way of Life , mas com um sonho... dela, de irem para Londres onde ela poderia ser secretária e ganhar dinheiro, e ele fazer o que quiser. Se não quiser trabalhar não haveria problema, ela o faria. Na verdade, a finalidade era sair da mediocridade da vida em que viviam, o que a direção capta super bem. O filme é tenso, as atuações no timing perfeito e como estão lindos. Passe por lá.  

A MELHOR SAÍDA SEMPRE É A PORTA DOS FUNDOS OU PULAR DA JANELA

Cláudio Castro o pior governador que este Estado já teve, chegou ao poder depois da renúncia de outro desqualificado ao cargo, se reelegeu e agora sai de cena e pelas palavras de Eduardo Paes é um governador omisso fugindo da justiça. Não devemos nos esquecer que esse sujeito foi eleito, portanto era quem o povo queria lá. Que povo é esse? Já se perguntaram? Não o suporto, só de olhá-lo já me fazia mal. Sei muito bem que não se deve julgar os outros pela cara, mas sempre me perguntei por que não se candidatava a fazer o bandido em filmes de faroeste . Ia se dar bem, tem know how . Escapa do julgamento um dia antes para poder se candidatar ao Senado . Pretensioso. Se se reeleger, mais uma vez teremos que pensar que país é esse, e que povo é esse.  Aliás, não estamos bem na foto há mucho tiempo. A corja que o acompanha também deveria ser defenestrada. Para o bem do Estado, para o bem do povo.

A EMPREGADA, DE FREIDA McFADDEN

Esse livro é o primeiro da lista de best sellers do jornal O Globo há muitos e muitos meses. Resolvi comprá-lo. Li e aqui vai a minha opinião. Sim, claro que a autora tem fluidez na sua narrativa, é fácil de ler, mas puxa, é muito raso literariamente. A trama é antiga e a autora se vale de elementos novos para dar uma revigorada no assunto. Pelo título já se intui de que se trata. Pois é. Foi assim com Freida MacFadden , médica na vida real. Talvez para descansar da rotina difícil da sua profissão se dedique a literatura nas horas vagas. E deu sorte, seu nome e seus livros estão bombando, mas não para mim. Sorte dela. Seu livro nada acrescenta, nem faz pensar.

PADRES PEDÓFILOS

Spotlight é o filme que aborda o tema na grade da Netfix . Década de 70 nos Estados Unidos. Acredito que devo tê-lo visto décadas atrás, mas revê-lo foi ótimo. Baseado em fatos reais temos Mark Ruffalo como jornalista investigador do caso em questão. E ainda Liev  Schreiber. Michael Keaton , Stanley Tucci , John Slattery e Rachel McAdams , elenco de primeira.  É assustador o número de doentes dentro do clero. Pra começar não engulo essa castidade obrigatória a quem se destina a ser padre . Acho que poderia ser revisto. O padre podia se casar , constituir família e isso seria o justo. O injusto, o infernal, o criminoso é essa classe abusar de menores por baixo da batina. Os doentes procuram o sacerdócio para darem vazão a seus atos criminosos. Não são todos, bem sei, mas o número impressiona. Assistam ao filme e deixem seus comentário.

ESTÁ NO JORNAL: LUCRO OPERACIONAL DE PLANOS DE SAÚDE CRESCE 116% em 2025

Enquanto isso não somos bem tratados pelos planos. Eu prefiro pagar as consultas, até porque a maioria dos médicos aqui em Petrópolis saíram dos convênios. Por conta disso as clínicas populares cresceram cujo pagamento de consulta gira em torno de 170 a 250 reais. Claro que há outros preços, ao redor de 450 a 500, você escolhe. E ainda assim os planos criam obstáculos inexistentes para ressonâncias e outros procedimentos. Há que ter saco de camelo. E agora essa notícia. Eles no lucro e nós no prejuízo. Brasiiiilllll.

MINISSÉRIE EXCELENTE NA NETFLIX: AMOR E MORTE

Recomendo muito. História real que aconteceu no Texas , numa cidade bem pequena, conservadora e com um estilo de vida bem característico, próprio de algumas regiões americanas. Dois casais quem sabe vivendo certa monotonia conjugal, tocam suas vidinhas de acordo com os manuais. Estamos falando da década de 70 . Jogam voleibol juntos, cantam no coral da igreja protestante , são cordiais no dia-a-dia até que numa troca de olhares num jogo de voleibol a magia acontece, com parceiros que não são os seus, para deixar claro. A mulher sugere um relacionamento amoroso, o homem topa e pronto. Mas, a verdade sempre aparece, e nesse caso foi uma tragédia. Elizabeth Olsen dá um verdadeiro show acompanhada de Jesse Plemons , que voltou a engordar.  

ATENDIMENTO DE CLIENTES DE PLANOS DE SAÚDE NO HOSPITAL SANTA TERESA EM PETRÓPOLIS

Relato de uma amiga que tem plano de saúde em relação ao atendimento no referido hospital dia desses em que se submeteu a uma colonocospia. Quem já fez sabe muito bem como é invasivo o exame. Só o fiz uma vez, e não pretendo fazê-lo novamente. Minha amiga tem 77 anos e se fez acompanhar de um dos filhos. Pediram para que ela chegasse ao hospital às 5h 30min. Cedíssimo. Me pergunto se o médico já estaria de pé e presente. Duvido. Pense, caro leitor, na quantidade de pessoas que foram orientadas para madrugar no hospital enquanto que o médico em questão ainda dormia. Esse fato explica o que segue. O exame é em jejum. Lá pelo meio dia mandei mensagem para a minha amiga perguntando se estava tudo bem. Me surpreendi quando ela disse que ainda não havia sido chamada e que o filho já havia reclamado várias vezes. Foi atendida por volta das 13horas. É certo isso? A quem reclamar? O que está acontecendo com o péssimo atendimento dos planos? A quem recorrer? Ouvidoria de planos são medíocres. ...

HAMNET, A VIDA ANTES DE HAMLET NO PRIME

O mundo sabe muito pouco sobre William Shakespeare. Então, o filme se baseia na imaginação livre e na interpretação sobre sua vida. Achei-o extremamente sensível e belo. E é aí a chave do sucesso. É um recorte de sua vida, a partir da morte de Hamnet, seu filho de 11 anos, gemeo de Judith, que nasceu bem doente. O menino ator que interpreta Hamnet comove com sua doçura e empenho. Agnes, ou Anne mullher de Shakespeare é uma mulher que gosta de plantas e as usa como remédios paliativos, e muitos na aldeia a consideram um tipo de feiticeira, foi o que a mim pareceu. William se apaixona por ela e casam, ela com 18 e ele com 26 anos. Têm três filhos, a mais velha uma menina e os gemeos Hamnet e Judith.  Quando a doença de seu filho Hamnet aparece, ela não conseguiu salvá-lo. Na dor, Shakespeare escreve Hamlet e Agnes vai ver a apresentação da peça em Londres e na catarse coletiva ao final da peça consegue superar a dor. Recomendo muito. O filme ganhou O Globo de Ouro e concorre ao Oscar...

O AGENTE SECRETO CHEGOU NA NETFLIX

. E eu assisti. E eu adorei. Viver uma época e depois vê-la retratada é uma experiência sensacional. Tinha acabado de ler a trilogia de Milton Hatoum que aborda os anos de chumbo então, tudo estava fresquinho na cabeça. O filme também ajuda e muito a nos fazer pensar quem somos e que país é esse. A arrogância dos fardados, o autoritarismo latente das pessoas que galgam postos mais altos, a burocracia cavalar das nossas instituições, e o poder esmagando mentes que não seguem sua cartilha, tudo isso está no filme. Wagner Moura , sempre espetacular, vive seu personagem com maestria. Aliás, o elenco todo é muito bom, peças escolhidas para brilharem em conjunto. Salve Kleber Mendonça Filho .

PRECISO PARABENIZAR O JUIZ ANDRÉ MENDONÇA

Não gostava dele, por sua proximidade com a mulher de Bolsonaro e por ser pastor dessa corrente religiosa que não suporto. Mas, é no dia-a-dia, no correr dos fatos que todos temos a oportunidade de rever nossa história e mudar de opinião. Consigo enxergar o juiz, e sua atuação no caso Master , envolvendo Daniel Vorcaro está perfeita e destemida. Ainda mais quando envolve também seus colegas Alexandre de Moraes e Dias Toffoli ,  personagens coadjuvantes desta história macabra e pestilenta.  Ouso dizer que o Brasil que não concorda com essas práticas e anseia por uma nação que não mais nos envergonhe, está com o senhor.   

PODRES PODERES

E eu que um mês atrás não aguentava mais ouvir falar de Daniel Vorcaro e Banco Master , agora estou grudada nas news. E horrorizada, meus caros. Jamais pensei em tempo algum que os poderes republicanos desse paiseco estivessem tão podres. Vocês podem discordar, mas se vasculharem  a nossa história pregressa haverão de concordar comigo. Brasília mais conhecida como a ilha da fantasia e que abriga esses Podres Poderes mostra como a maldita dobradinha para incentivar a população a lá morar, se transformou nessa podridão que hoje assistimos pela mídia. Daniel Vorcaro é fruto disso. Sujeito inteligente, mente criminosa e brilhante enricou, tinha todos pelo cabresto, seria o il capo de tutti capi. E levou juíz, políticos, desembargadores e nas festas que promovia para abrigar essa gentalha, prostitutas europeias e brasileiras ficavam a disposição de suas excelências. Gostaria imenso que a lista desses homens que dizem defender e lutar pelos direitos do povo, fosse revelada. Pelo que l...

QUAL SERIA A DURAÇÃO PARA UMA SESSÃO DE RPG?

Busquei duas informações. A primeira numa clínica aqui em Petrópolis , popular, e o resultado foi 20 minutos. Achei pouco. O preço também era baixo: 260 reais, pelo pacote de 4. Cheguei a fazer um mês, deitada com as pernas pra cima apoiadas em argolas. 20 minutos. A gente paga antecipado, que fique claro. Nesta clínica este procedimento não era assim. Havia mais posições, me lembro de três ou quatro no início do governo Bolsonaro . O protocolo mudou para pior. Então, iniciei o meu processo investigativo, e o que apurei foi interessante. A sessão de RPG tem duração de 60 minutos, e o custo por volta de 400 a 960 reais, pacote de 4 e o valor depende da experiência do terapeuta, donde se conclui que cobrar 260 reais para 4 sessões é "ME ENGANA QUE EU GOSTO". Claro, que não piso mais lá, e fico triste de saber que há pessoas que se submetem achando que estão fazendo bem para o corpo.

ROBIN WRIGHT DÁ SHOW EM THE GIRLFRIEND

Minissérie excelente no Prime . As atuações são de primeira linha. Robin assina a direção em alguns episódios, e se sai muito bem. Trata-se de um embate pra lá de corriqueiro entre sogra e nora, só que desta vez a fixação extrapolada da mãe em relação ao seu filho é que faz o caldo ter sabor especial. Fiquei em suspenso durante os seis episódios. Os confrontos entre sogra e nora são de arrepiar. Passa por lá para conferir.

A MULHER DA FILA

Filmaço argentino na grade da Netflix . Baseia-se em história verídica e a atriz principal dá show de interpretação. Uma mãe de família de classe média, viúva, com casa em bairro bom, com três filhos, o mais velho um adolescente, enfim uma vida dentro dos conformes, leva um baita susto quando a polícia invade sua casa e leva preso seu filho adolescente. Daí seguem- se as visitas ao presídio e sua luta para tirá-lo de lá. Um detalhe interessante: as mulheres que visitam seus maridos na prisão não são figurantes e sim pessoas reais . Recomendo muito. E o final é bem legal.

SEMPRE PENSO NO POVO QUANDO NAÇÕES SE GUERREIAM

A foto no jornal mostra a destruição total de um conglomerado de casas onde moravam altas autoridades iranianas . Outra foto mostra uma fileira de carros levando famílias fugindo do horror. Penso também no trauma nas crianças e adolescentes. Como vão lidar com isso no futuro? Com a personalidade em formação quais serão as feridas a cicatrizar? Mísseis  iranianos atingiram países próximos, algumas mortes, feridos, lugares destruídos, tudo isso vai parar na cobrança da fatura americana . Israel , um país que o Irã se esmera em varrer do mapa, também ajudou. Donald mirou a destruição do aparato nuclear , o tempo dirá se foi bem sucedido. Os iranianos são como formigas , você mata uma, aparecem dez, mata dez, aparecem cem. Usa o inseticida . Mata um monte, daqui a pouco lá estão elas de novo comendo grama, plantas o que for.  Já vivi o bastante para me lembrar do charme do Xá da Pérsia , numa época em que seu amor por Soraya não pode ser concretizado porque ela não podia ter fi...

DOIS MESES DE FÉRIAS, ESCALA DE TRABALHO 3X1 ESTAMOS FALANDO DO JUDICIÁRIO.

  E ainda tem outros penduricalhos . Tudo isso leio no jornal, a mídia fazendo a festa. Na primeira página a destruição do Irã, pelo senhor do mundo, e logo depois a batalha que a mídia encabeça para informar aos brasileiros sobre essa indecência que cresceu no país como um tumor maligno. Se extirpado, quem garante que não voltará? Num parágrafo leio que a origem dos penduricalhos está em lei de 2015 com alta de processos em meio a uma desaceleração da entrada de novos juízes. Como são eles quem legislam, tudo passa, tudo passará. Tá bom pra vc? INDIGNE-SE.

DESEMBARGADORES, JUÍZES E QUEM MAIS FOR DENTRO DO SERVIÇO PÚBLICO ACUSADOS DE ABUSOS TÊM QUE SER EXONERADOS

E não estou falando só de sexo. Abuso de autoridade não mais. Quem eles pensam que são? Alguns se acham deus, pois com as mordomias que usufruem se acham acima do bem e do mal. Isso tem que acabar. Esse desembargador Lauár tem que ser exonerado. Com o dinheiro acumulado nesses anos todos, não vai ficar na miséria. Aquele outro dirigindo embriagado com uma mulher sentada no colo também tinha que ir pastar, e quantos outros? Ah, aquele outro roubando champanhe no mercado, meus sais....Mas não, o corporativismo é gigante e eles são só afastados dos cargos, e às vezes, nem isso. MUDANÇA JÁ.  

A DECLARAÇÃO DA JUÍZA APOSENTADA REVOLTADA SOBRE O FIM DOS PENDURICALHOS

Não é só a juíza, mas alguns dos seus colegas se indignam de uma maneira bem coesa (tamos juntos) em relação o fim dos penduricalhos que somados aos seus altos salários lhes rendem salários dignos de uma sociedade irreal. Por exemplo, em relação a esse mesma juíza, a distinta recebeu em dezembro R$ 128 mil líquidos de aposentadoria , sendo que 48 mil e tal a título de indenizações . Tá bom pra você, otário, que rala feito um condenado? Meu salário de aposentada , com dois títulos universitários é vergonhoso em relação ao da distinta doutora . Ela estudou mais do que eu? Sim, mas não justifica essa discrepância que a mim, me envergonha. Indecente, tá? O que ela relata: juízes de primeiro grau não têm carro, pagam pela própria gasolina, não têm plano de saúde, não tem refeitório, nem água nem café. E incluem os "pobres" desembargadores , que têm direito ao carro, e mal têm lanches. Eu sempre dirigi o meu carro,, pagava a gasolina e levava lanche. Fica o exemplo para a magistr...

O LOBO MAU E A CHAPEUZINHO VERMELHO

Pois é, finalmente o tal juiz que absolveu o estuprador "consentido" da menina de 12 anos, voltou atrás DEPOIS da grita da sociedade e da media em geral. É impressionante a situação dos vulneráveis nesse país, sem falar no morticínio diário das mulheres. É impressionante,  é uma orquestração diária e permanente. As penas têm de ser muito, mas muito mais duras. Os homens estão doentes? Que merda é essa? O que leva uma mulher a ficar com um homem que lhe maltrata? É o que sempre me pergunto. Em relações tóxicas sempre haverá um tapa ocasional, depois um empurrão, sem falar nas ofensa preliminares. E por que a mulher fica? Bem, esse juiz também foi acusado por um parente de abuso sexual. Eita.

DO NADA GRÁVIDA

É uma série dinamarquesa muito boa. Uma comédia que já está numa terceira temporada na Netflix , que ainda não chegou aqui. Os capítulos são curtos e a diversão assegurada. Durante uma bebedeira uma médica especializada em fertilização in vitro , se insemina com o esperma de um ex-namorado. E sim, fica grávida. Recomendo muito.

FINALMENTE OS IRMÃOS BRAZÃO CONDENADOS A 76 ANOS E ALGUNS MESES CADA UM.

Neste país onde juízes banalizam o estupro finalmente uma excelente notícia. E custo a acreditar que aconteceu de verdade. Marielle Franco e seu motorista Anderson tiveram justiça. Junto-me à família desses dois brasileiros, que não voltarão, mas ao regojizo coletivo depois de tantos anos de vai e volta. Salve Flávio Dino que foi quem começou a jornada para agilizar o processo. A turma do STF votou coesa. Que bom. Acertaram. Que os outros bandidos envolvidos apodreçam na cadeia. 

O MÉXICO DE HOJE PODE SER O BRASIL DE AMANHÃ

Medo real depois de ler as notícias de hoje. A presidente do México mostrou força para combater o cartel , mas os estragos foram monumentais. São 8 os cartéis e desmontá-los será bem difícil. Ela pode ter tido uma vitória pontual, não sei. Eu duvido da eficácia em exterminá-los, porque já estão consolidados de há muito, e eles mantém um mercado consumidor potente. Existem semelhanças entre a bandidagem mexicana e a brasileira. Os dois países se igualam na violência e no narcotrafico .  O Brasil lidera em homicídios e o México por ter cidades com altos índices de violência em rankings específicos , por isso estão quase empatados. O México mantém uma guerra permanente contra o narcotráfico , um conflito armado entre os vários cartéis de drogas ilegais pelo controle regional e contra as forças armadas do governo . Complicado, né? Duvido que as forças do governo terão poder de acabar com isso, e lendo hoje as notícias tive um mau pressentimento. Acho que se os governos desse Bras...

POR QUE O TRAJE TÍPICO USADO POR JANJA NA CORÉIA DO SUL INCOMODOU TANTO MADELEINE LASKO E OS DIREITISTAS EXTREMADOS?

Porque não se informaram direito e tiveram a intenção nítida de depreciar Janja . Eu pessoalmente discordo e muito de sua maneira de agir, mas antes de falar bem ou mal procuro me informar, não só em respeito a minha pessoa como também aos que me lêem. Madeleine Lasko foi irônica e os furiosos extremados atacaram com pedras pesadas. Já a esquerda vibrou e o gesto de Janja foi saudado com direito a muitos adjetivos calorosos. A atitude de Janja em usar um hanbok embute uma estratégia diplomática: homenagear a cultura do país anfitrião. E quando ela saiu do carro presidencial, vi que a primeira-dama sul coreana assim como o presidente sorriram e pareceram gostar. E Lula também. Era o resultado esperado pelo presidente brasileiro e sua mulher. Então parem de latir porque a caravana vai passar.

O MUSEU DA INOCÊNCIA, NA NETFLIX

Baseado no livro de Orthan Pamuk , nobel de literatura . Leio que ele recusou todos os roteiros que lhe foi apresentado até que ele próprio resolveu escrevê-lo, e de lambuja aparece no filme. Bem, para assistir... e gostar da minissérie você tem que mergulhar na sociedade turca , sem críticas ocidentais e se deixar levar pela história. Bem, já se foi o tempo do domínio turco otomano no mundo. O país de hoje do Erdogan , ainda mais com ele no poder, perdeu o prestígio que tinha, mas é um país de respeito, com uma liberdade que não existe nos países islâmicos. O filme reflete uma sociedade de contrastes, como no Brasil, onde no topo da pirâmide estão os ricos e embaixo os pobres. O romance entre o milionário e a moça pobre é o foco da história e como a obsessão dele se torna sua razão de vida. Um tanto novelesco com closes parecendo novela da Globo , mas vale a pena, sim, assistir. Não tem cenas de nudez e nem de sexo, vejam só o contraste, enquanto que aqui quanto mais mostrar, melhor....

O DEFENESTRADO REAL ANDREW MOUNTBATTEN-WINDSOR

 O senhor inglês  gostava de transar com meninas recrutadas por Epstein, famoso cafetão de menores,e que também usava e desfrutava daqueles corpos em flor. Moças pobres, 16, 17 anos,  qualquer dólar ajudava. E o filho mais querido da finada rainha Elizabeth curtia muito aqueles corpos desabrochando, menos exigentes. Andrew durante o ato suava que nem um condenado provocando nojo nas parceiras. Embora fosse suor real, os relatos dizem que as meninas não gostavam. E agora vai passar para a história como o filho defenestrado da monarquia inglesa, embora continue riquíssimo, e como o sujeito que durante o sexo transpirava em cima das parceiras. Não deveria ser nada prazeiroso para as meninas ter uma cachoeira fétida em cima delas.  

DE CU PRA LUA, NELSON MOTTA

Devorei com prazer o delicioso livro de memórias, fatos, revelações de Nelson Motta . Delícia pura. Com uma narrativa leve Nelson vai pontuando os fatos ocorridos na sua trepidante viva, tudo pura sorte, como o título sugere, que o levaram a ser esse homem tão importante na frenética cultura dançante, cantante e literária brasileira. Ele nasceu em 1944, mesmo ano de outro ícone, o Chico e eu. Como não comemorar? Melhora até o meu astral. Lendo o livro também temos uma panorâmica de como era a vida no país, no Rio de Janeiro , com tantos shows, peças de teatro em plena ditadura . E hoje, que não temos a censura , não temos tanta efervescência, e nem tantos debates. Sim, a roda gira, sabemos disso, mas o livro traz certa nostalgia, fui espectadora de tudo que li. Sabia do que ele estava falando. Era plateia na peça Apareceu a Margarida . Conheci Roberto Athayde , o autor, que fazia aulas de corpo com a Lourdes Bastos. Ele, Rubens Corrêa , Marcos Palmeira , o diretor morto precocemente e ...