Postagens

Mostrando postagens de 2023

OUTRO LUGAR, ROMANCE DE AYELET GUNDAR-GOSHEN

A autora é israelense e eu achei o livro excelente. Trata-se de uma família israelense que vive nos EUA, no Vale do Silício, onde o marido trabalha em projetos confidenciais. O filho, passando pela juventude, com hormônios em ebulição, tem comportamento que varia entre o agressivo e o indiferente. Pois bem, uma tragédia acontece na escola de Adam, e então, a trama fica muito interessante. É um livro que aborda muitos sentimentos; à medida em que lia, entendia perfeitamente a angústia de Lila com o comportamento do filho em relação à tragédia escolar. Muito bem escrito, o leitor, enquanto plateia, tem o privilégio de assistir de camarote o drama humano e urbano, quem sabe, de tantas famílias. A sutileza do final também me cativou. Poucas palavras para o óbvio. Cada cabeça que faça o seu.

FAIXA EXCLUSIVA PARA MOTOS É UMA INICIATIVA QUE DÁ BONS RESULTADOS

É isso que leio nos jornais hoje. Em São Paulo já é assim. Espero que as grandes cidades entrem nessa onda. Aqui, em Petrópolis, onde moro, acho difícil. A Estrada União não dá mais conta do tráfego pesado, normalmente em duas vias, mas a fiscalização é federal, e então, se dá o imbroglio. Ninguém faz p---alguma, e a consequência vem na forma de engarrafamentos enormes e estressantes num lugar que tinha tudo para que isso não acontecesse. São as várias administrações ruins e opacas e falta total de competência. Os motoboys petropolitanos desafiam as leis da natureza, e morrem, muito. E a falta de habilitação também. Ocasionalmente há blitzes, mas não se resolve o problema. Na região, se o cidadão não tiver seu veículo, e depender de transporte público, é melhor ficar em casa.  

HOMEM TENTA FURTAR TUBULAÇÃO DE GÁS EM ESCOLA

É impressionante o vandalismo brasileiro, furtam tudo. Estátuas, fios, tubulações, é inacreditável. Existe um número, cada vez maior, de predadores que destroem tudo que podem. Será revolta, pelo pouco que têm? Mas, todos nós temos oportunidades de sair da merda para usufruir de bens de consumo que possam tornar nossas vidas melhor. E estudar. Se não estudar, fica pra trás. Essa turma nem pensa, o cérebro, se funcionar, é para o mal. Vão passar pela vida pastando. O sujeito tem 19 anos. Que vida lhe espera? filhos e moto. Tristeza.

MILEI ACERTA AO DEMITIR 7 MIL FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

Lá é diferente. Não há concursos. Diferente do que acontece aqui. Temos concursos, mas há também os apadrinhados do Secretário, uma turma que nem sempre vai contribuir para alguma coisa. Sou funcionária estadual aposentada, convivi durante anos com uma mediocridade monumental, e me tornei também medíocre. Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza.  Quando vi que o samba que rolava mandava alguns recados explícitos, relaxei e deixei rolar. Entrei na jogada por não ter sido estimulada e o que me apresentavam era muito ruim, atrasado também. Só trabalhei bem no Cerimonial, mas havia uma criatura, uma das piores que encontrei na minha vida, que foi responsável pela minha saída. Ah, era concursada, mas uma infeliz, embora fosse bem capaz. O governo do Estado do Rio, que já ensaia, quem sabe um dia? acabar com os concursos, deveria ter culhões para desenvolver o projeto. O país é outro, não pode mais haver tanta mamação de tetas. Quem é bom no que faz, vai ser melhor em qualquer outro

EXPLOSÃO DE TURISTAS EM COPACABANA E ELSEWHERE... TÔ FORA.

Leio o jornal com atenção. Fico imaginando aqueles ônibus enormes que trazem os brasucas de rincões mais afastados da orla carioca, para o Rio Maravilha,  todos estacionados na av. Pasteur. Mudou ou continua? Tem jeito não. Acredito que haja uma compulsão generalizada que se é feriado, tem-se que aproveitar, mesmo que o entorno esteja apinhado. Há assaltos e mortes no bairro. Todo mundo sabe, todo mundo lê, e então, passar em Copacabana, passear pelo belo calçadão é programa de alto risco. Mas, o povo não tem medo, ou já se conformou. É assim, vai se fazer o quê? Há gente demais no país, no mundo, em alguns lugares menos, mas aqui, com uma população pobre e fértil o caminho é bem fundo. Há lugar para todos. Todos? Tô fora.

ANGÉLICA + 50

Quem não gosta de Angélica? Difícil. Assim como Xuxa. São pessoas de grande importância no mundo do show biz. No caso de Angélica, a vimos crescer defronte as câmeras, comemoramos seu namoro com César Filho, a decepção amorosa com Mattar e finalmente o casamento e constituição de família com Hulk. Esse programa celebrando sua trajetória é importante, mas cruzes, o bate-papo deixa MUITO a desejar. As celebridades convidadas pouco têm a dizer de relevante, então fica aquela puxação de saco que chateia, porque não leva a nada.    Artistas que se projetam nacionalmente com força são pessoas ímpares nas suas artes e talentos, e não necessariamente perspicazes ou cultas em outras áreas. Na verdade olham muito para o seu umbigo. Como a fama e o dinheiro os afastam do convívio "normal", se encastelam e claro né, a visão do mundo muda. Sei perfeitamente do que falo. É isso o que transparece vivamente em Angélica +50.

NEM TÃO PERFEITOS ASSIM

Minissérie excelente, super recomendo. Na Netfix. E da região de Flandres, que até pouco tempo não sabia onde era. Você sabe? Bem, uma narrativa vibrante, englobando dois núcleos: um rico e um mais pobre. Daan, um rapaz criado por mãe solo se apaixona por uma linda jovem, rica, mas que tem um namorado. Sempre a temática Romeu e Julieta. Daan é negro, lindo, e sim, em determinado momento, o namorado traído, um personagem mau ao qual o ator se dedicou com afinco e colheu louros, lhe joga a questão racial na cara. Tanto aqui como lá, a merda do preconceito. E claro, esse é um ponto, mas tem outros bem interessantes: casamentos protocolares, traições , enfim um molho interessante. Os atores são muito bonitos, uma estética física bem diferente da nossa, uma língua estranha e pouco sonora aos meus ouvidos, ah, sim, e ruas lindas e limpas. Voilá la difference.   

MAESTRO DE BRADLEY COOPER

Acompanho Bradley desde o seu início em telas internacionais. Adoro o ator, o acho bonito e talentoso. Pois bem, assisti ao filme, ontem, na Netflix, e achei que não tinha gostado muito. Fui dormir e não tirei da cabeça a bela caracterização de Bradley para incorporar Leonard Bernstein, outra criatura que está no meu panteão de gênios. E a conclusão a que cheguei, foi que gostei do filme. Gostei e apreciei o esforço. Amo Bernstein desde West Side Story, a saga americana para Romeu e Julieta. E desde então, assistia a tudo que tivesse o "dedo" e a maestria desse gigante musical. Só que o filme foca no lado homoafetivo dele, que todos já sabiam e não importava nada, pelo  menos para mim. É uma narrativa bem cuidadosa, quem não gosta de Carey Mulligan?, e ainda tem a filha de Uma Thurman e Ethan Hawke, a quem olhei com atenção. A moça é alta e esguia como a mãe. As composições de Bernstein intermeiam algumas cenas, tudo é muito bonito, cuidado de produção, mas no fim, ficou falt

HÁ ALGO DE ESTRANHO NUMA DECISÃO QUE CANCELA MULTAS MILIONÁRIAS EM VOTO MONOCRÁTICO

E ainda por cima a mulher de quem teve o poder de veto é advogada da empresa anistiada. Shakespeare não faria melhor. É temporário, talvez dependa de mais documentação, mas que é estranho, é de fato.

AGORA É QUE ENTENDI A CARA FEIA DE ARTUR LYRA ONTEM NO CONGRESSO

Olhava para o presidente da Câmara e não entendia aquela cara fechada. Pensei: caramba, ele acha tudo isso um saco. Todavia, nada como um dia após o outro e a noite de permeio, n'est-ce pas? O jornal me contou tudo. Houve tumulto antes da sessão, com direito a tapas e sei mais o quê, e of course, a turma bolsonarista aproveitou para zonear. Logo numa votação histórica e legal para o país. Dizem que a Reforma ainda precisava de ajustes, mas tendo se esperado mais de 30 anos por isso, é melhor essa do que nenhuma.   Essa turma bolsonarista é tudo de pior que poderia acontecer. Falo dos radicais, naturalmente, que se comportam como animais. E a extrema esquerda também se enquadra nesta foto. Não entendo esse discurso de ódio, feio, selvagem que Bolsonaro conseguiu trazer à tona. Sempre existiram, esses políticos, mas  que sinto agora é que eles extrapolam porque vieram para a superfície. Os filhos do homem também quando abrem a boca, o que sai é de arrepiar. Só lamento e percebo que e

XI, A BOLA DA VEZ NO COLO DE CLAUDIO CASTRO

Onde há fumaça há fogo. Aprende-se, desde cedo a não se levantar falso testemunho, mas também se sabe, desde cedo, que quando há fumaça há fogo. O Estado do Rio de Janeiro não tem governança que preste há décadas, e isso é visível. Milícias "governam" determinadas regiões, a bandidagem é assustadora, enfim, um caos de civilização. O jornal apresentou os fatos, agora é aguardar. 

E ACABOU A TEMPORADA DE THE CROWN, SIMPLESMENTE ESPETACULAR E INESQUECÍVEL

Há séries e filmes que se destacam e ficarão gravadas na nossa mente por muito tempo. The Crown é uma delas e ontem vi o último capítulo da temporada. Amei e fiquei mesmo muito  impactada. A Rainha Elizabeth II foi longeva, acompanhou várias mudanças sociais e comportamentais no mundo inteiro e continuou procurando se desenvolver e se inteirar do what's going on. Mulher admirável, que colocou o trono acima de sua família. Foi feliz? É um conceito subjetivo, vamos combinar. Me passou a impressão que como todos nós, deve ter tido seus momentos sim, mas o peso da coroa é enorme, concordam? Os atores são divinos. Imelda Stauton me conveceu que era mesmo a rainha incorporada, e o jovem ator que personifica William, Ed Mc Vey é excelente, como Rufus Kampa que deu vida ao jovem Will de 16 anos. Ingleses têm a performance teatral no sangue, afinal é o berço natal de ninguém nada menos do que Shakespeare. Me incomodou o trabalho do ator que ficou com o papel de Harry, e da atriz que vivenci

FESTA DE CASAMENTO EM MANAUS É INVADIDA POR BANDIDOS

Está no GloboNews e eu assisti pelo Instagram. É extraordinário o desenvolvimento da bandidagem nesse país. Cresceu mais do que o número de analfabetos digitais e das pessoas que recebem auxílio federal. O país se tornou celeiro de bandidos de norte a sul. Falência total de governança. Não adianta ter Secretarias da Mulher, de Direitos sei mais o quê, tudo bonito para a foto e no chão, na realidade, o que vemos é bandidagem em cima de bandidagem. Sair hoje, não importa se de dia ou de noite, uma hora chega para você. É amedrontador.

NÃO GOSTEI DO ABRAÇO ENTRE SÉRGIO MORO E FLÁVIO DINO

  Nem eu nem os bolsonaristas, com certeza. Entendo que a convivência no Congresso tem que ser respeitosa e civilizada, embora já tenha assistido ao vivo e a cores baixarias inomináveis. Congressistas falando como se estivessem em mesa de boteco. Agora, esse abraço documentado me deixou fora de eixo, pelo que representa Sérgio Moro. Sua máscara caiu quando ele aceitou ser ministro do inominável. E também quando sua conduta imparcial foi questionada. Deltan Delagnol contribuiu bastante para que o enxergássemos como ele realmente é. Quem é de extrema direita ou de esquerda está muito longe de ser democrata. Já Flávio Dino para mim, era o mosqueteiro que de espada em punho e oratória brilhante golpeava com inteligência e língua afiada essa turma medíocre atrelada ao inominável, que de tão toscos que são, só estão no Parlamento para obstruir qualquer coisa que o governo apresenta. Se política é isso, hipocrisia sendo o norte do comportamento dessa turma, minha admiração por ele foi para o

SÓ ESPERO QUE O BRASIL DEIXE AS DIFERENÇAS DE LADO E QUE A INTELIGÊNCIA SE SOBREPONHA À VAIDADE

  Sim, falo de Javier Milei e Lula. Haja pragmatismo para enfrentar a nova situação geopolítica do Cone Sul surgida com a posse de Javier Milei. Se o governo fraquejar ou se mostrar arrogante, nos ferraremos e quem se fortalecerá? Pois, pois. Grande oportunidade para Lula mostrar o seu lado de líder, depois de tantas escorregadas. No caso de Hamas X Israel, e... o apoio e amizade ao Maduro, que o impede de criticá-lo. Vamos ficar de olho.

PARA QUEM GOSTA DE GUERRA " VOZES DA SEGUNDA GUERRA" É PRATO CHEIO

Série documental faz uma releitura desse conflito horroroso, que pode ser batido pelo atual HAMAS X ISRAEL. Com imagens de arquivo e muitos depoimentos daquela turma que ainda hoje vive, ou vivia quando da feitura do documentário, parece que vêm outras temporadas, mergulhei de cabeça e só levantei quando o último capítulo terminou. Emocionei-me sim, como não? Hitler foi um homem descompassado, cruel, vaidoso aos extremos, mas claro, era inteligente, porque para acreditar numa pureza étnica em detrimentos ao extermínio de judeus, ciganos e homossexuais, e executar o seu intento com tanta garra e cego para algumas situações já mostra um descompasso gigantesco. Foi covarde, ao meu ver, pois se suicidou quando viu que a Alemanha perdera uma guerra que já durava 6 anos.    Foi incapaz de perceber a derrocada alemã em terras russas ( me emocionei com a garra dos russos, uma turma campesina, muitas mulheres, defendendo seu país) e esse fato determinou o final da guerra. Milhares de alemães mo

TÃO MADURO QUE VAI CAIR DO GALHO, SE JÁ NÃO CAIU E NÓS NÃO VIMOS.

Harry Belafonte cantava Matilda, she take me money and run Venezuela. E eu amava não só o cantor sexy como a canção. Puro calypso. Venezuela parecia o paraíso. País rico com muito petróleo e fazendo parte do mar encantado do Caribe. Pois, pois, bangalô três vezes. Poor Venezuela, no Matilda, no run, no money and Belafonte is dead. Maduro já caiu do galho, e não sei como ainda não se espatifou todo. A Venezuela já está no chão e milhares emigraram.  A América Latrina me surpreende. Bolsonaro na posse de Milei, que ofendeu Lula e não se desculpou, Maduro dando uma de machão latino-americano, enfim três ótimos exemplos dessa mediocridade sul-americana que nos assola: Bolsonaro, Milei e Maduro. E tem muito mais, no Congresso Brasileiro a turma é grande. Não que o resto do mundo não tenha exemplos dignos. Vamos lá, Trump, Erdogan, Putin e o húngaro Orbán. Ah sim, e o maluco da Coréia do Norte.  Torço para que Essequibo continue independente. E que Putin fique quietinho lá no seu país.

SE O PODER PÚBLICO NÃO DÁ JEITO, OS JUSTICEIROS CARIOCAS DÃO. A ESCALADA DA VIOLÊNCIA DESDE OS ANOS 70.

A cidade do Rio de Janeiro é assolada pela violência desde os anos 70 do século passado. Tudo começou com os pivetes, jovens adolescentes, saídos da infância, que roubavam cordões da turma que caminhava na orla da cidade. E também escalavam ônibus para roubar cordão de quem se sentava na janela. Eram presos e logo soltos. Pela lei. Depois veio o Esquadrão da Morte junto com o crescimento das milícias, grupo da PM que nas horas vagas "ofereciam" proteção aos moradores dos bairros periféricos. E agora os Justiceiros. O poder público se mostra ineficaz DESDE SEMPRE. Os governadores foram péssimos. Brizola proibiu a PM de subir os morros. A droga proliferou legal nessa época e com o passar do tempo, bandidos ocuparam cargos elegíveis, e voilà  a cidade se tornou muito perigosa. Algo como Medelín, a cidade colombiana. Ninguém aguenta mais. Pessoas sendo machucadas, mortas e esses infelizes saírem ilesos com o celular roubado nas mãos ou a bicicleta ou mesmo apenas vítimas de ocasi

UMA MULHER NÃO É UM HOMEM- ETAF RUM

Etaf Rum não é uma marca de rum. É o nome de uma autora palestina radicada nos States. A narrativa, para mim, custou a engrenar, mas depois que me envolvi, tudo fluiu muito bem. O livro retrata o cotidiano de uma família palestina que emigrou para a América tentando manter os costumes e tradição de seu país de origem. Muito difícil a interação para aquele núcleo. As mulheres, saco de pancada, estão ali para alimentarem seus machos e lhes darem filhos homens. Muçulmanas, verdadeiras vacas leiteiras. Até que uma realmente acorda para o mundo a sua frente. Tenta vencer barreiras, mas a dificuldade é imensa. O livro não é de autoajuda, mas, realmente é de arrasar ler o relato, que pode muito bem ser verdadeiro, e ver o quantos essas mulheres são miseráveis. Me veio a visão das palestinas com dupla nacionalidade, com um monte de filhos a esperarem pelo avião que lhes traria para o Brasil. Será que aqui continuariam a ter filhos homens e desprezar as filhas? Por que é assim que é.

E NA FAIXA DE GAZA TROPICAL, CIDADE DO RIO DE JANEIRO, A TRUCULÊNCIA EXPLÍCITA CORRE SOLTA

Não tem aquela canção do Caetano, que diz O Havaí é aqui... pois pois, a faixa de Gaza carioca também se diz presente, e pelo jornal de hoje com ataques em Copacabana. Grupo de 10 a 11 espancando alguém não é mole. Como disse a vítima: Gosto do Rio mas, creio que essa violência não vai acabar. Não são exatamente essas palavras, mas o sentido sim.  

DA DINAMARCA E DA IRLANDA DOIS BONS FILMES NO STREAMING

Para mim que moro nos tórridos trópicos, sempre olho com curiosidade para aos países nórdicos. São vikings modernos, bonitos e muito avançados em questões comportamentais e sociais. Voilà. A Enfermeira é uma minissérie baseada em história mais ou menos real. Tem sua dose de suspense, e a surpresa maior é isso ter acontecido... na Dinamarca. Enquanto no Brasil médicos abusam e estrupam pacientes, assim como enfermeiros. Eis a raça humana. Vale a pena assistir. Na Netflix.   E da Irlanda The Bank of Dave, uma delícia de narrativa. Também baseada em fatos reais. Não sei você, mas eu fico muito feliz quando vejo iniciativas pessoais em prol da humanidade darem certo. E o Banco do Davi deu super certo. Sai-se de alma lavada. Também na Netflix.

#JÁ NÃO CONSIGO MAIS ME INDIGNAR COM OS SALÁRIOS E PENDURICALHOS DO JUDICIÁRIO. CHUTEI O BALDE E DANE-SE NÓS, POVO BRASILEIRO.

Li uma vez que são os salários mais altos do mundo. E o Brasil é um país da América Latina, com pouquíssima voz no mundo - quem tem certa voz é apenas o Lula, você há de concordar, mesmo não gostando dele. E a mídia responsável vira e mexe, traz este tema à tona. E acredito eu, para nos atiçar a pensar no problema. Desisti, não aguento mais. E não vai acontecer nada. Eles decidem em causa própria e fazem parte daquele número dos mais ricos do país. É o que temos, o país que temos, o povo que temos. Saravá.  

O QUE A SENHORA DESEJA, EXCELÊNCIA?

A frase viralizou legal. Assustador a magistrada, totalmente descontrolada, exigindo tratamento diferenciado AOS GRITOS. O local é   XANXERÊ, onde fica isso? Ah, sim, SC, um estado autoritário e pouco afeito a atitudes democráticas. A loucura parece independer da inteligência, pois a senhora em questão é magistrada e as provas de proficiência na profissão são difíceis. Tarcísio, o governador de São Paulo foi o primeiro colocado no IME. Pois é, façam vocês o dever de casa e analisam essas duas figuras. Tem mais, e como tem. Lamentável e acho que se a senhora dos gritos tiver feito concurso público, tem obrigação de ser exonerada. Não tem capacidade mental para exercer seu ofício.

QUEM É QUE AGUENTA NOTÍCIAS DIÁRIAS SOBRE ANA HICKMANN E O MARIDÃO VIOLENTO?

O que Ana Hickmann e Luiza Brunet têm em comum? Maridos violentos, você diria e yo también. E como é que sabemos, já que não somos amigas nem compartilhamos das mesmas amizades? É a tal da imprensa sensacionalista e babaca que invade a tela do meu computador, assim que abro a internet. A quem interessa essas baixarias? Não acredito que a violência do maridão violento da beldade Hickmann só se manifestou agora. Mas, poxa, colocar na internet, os choros, as lamúrias e não sei mais o quê, é muito feio. Termine logo com isso e toque sua vida, Ana. Já deu seu recado, não precisa mais. Preserve-se. Tô errada, meu povo? Dê sua opinião.

UMA FAMÍLIA QUASE PERFEITA, NA NETFLIX

Uma grande aposta dinamarquesa. Excelente. Um drama social de ótima qualidade. Uma família bem constituída; o pai padre, a mãe advogada e a filha única.  A mãe se envolve num caso extra conjugal, a menina é estuprada aos 15 e esse fato é bem marcado para, ao meu ver, o que acontecerá no desenrolar da história. A família da menina não deu queixa do estupro e a vida segue, até que uma situação difícil e complicada se apresenta com graves consequências. Interessante foi a finalização encontrada. Surpreendente até, eu diria. A minissérie me pegou pelo pé. Quando o enredo é bom não desgrudo da telinha. E tenho certeza de que você também. Passe por lá.

QUANDO A INVEJA MATA E ESFOLA

O Filme se chama UM BRINDE AO SUCESSO e eu acabei de me deliciar. No Prime Amazon. Comédia de costumes, français naturalmente, e o roteiro é um prato cheio. Sorri o tempo todo com o timing perfeito dos atores, as falas ferinas ao mesmo tempo engraçadas, e sim, uma ótima reflexão sobre a amizade e como as relações mudam quando o amigo alcança sucesso e fama. A inveja é uma merda, o veneno saía em cada fala do personagem Karine. Dá até para sentir pena do seu personagem. Um achado. E tão real. Vicente Cassel encabeça o elenco, e eu não conhecia nenhum dos atores. Outra descoberta legal. Recomendo muito.

THE CROWN, ÚLTIMA TEMPORADA

É impressionante a semelhança física da atriz que encarna Lady Di. Ela estudou bastante e deu um show de talento. Bem, essa última temporada, é boa, personagens novos, e não há como não se emocionar com a morte da princesa, há tantos anos atrás. O roteiro não é simpático à personalidade do velho al Fayed. Foi retratado sendo arrogante e determinado. Pelo roteiro é ele quem decide que o filho e a princesa deveriam se conhecer, e quem sabe, um matrimônio a seu tempo. Não sei se de propósito ou não, o ator se apresenta frágil e sem brilho, e ainda por cima bem mais baixo que a atriz, e isso me incomodou um pouco. Há uma cena em que eles contracenam face-to-face e ele está mais alto do que ela.  Um truque bem visível, pois passou a temporada toda sendo mais baixo.  Vale a pena assistir, é um drama real que todos conhecemos.  

E CONTINUAM MATANDO MULHERES E HOMENS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Recentemente fui taxada assim: você não é carioca. Isso porque falávamos da cidade.  Realmente, sou natural de Florianópolis, mas estou no Rio desde 5 meses de idade. Mas, hoje em dia não tenho a mínima vontade de me identificar como carioca e muito menos como catarinense. Santa Catarina é um estado identificado com o bolsonarismo e a cidade do Rio identificada com milícia, tráfico de drogas, violência explícita e muitas mortes de crianças, negros e jovens. Mata-se impunemente. Não tenho nenhum orgulho do país em que vivo e se não puder me identificar com nenhuma cidade, não tem problema algum. Sou terráquea, que tal? O mundo está conturbado, guerras pipocam a todo instantes, boçais são eleitos presidentes da República, políticos infestam Congressos mundo afora, e como pode um peixe vivo viver fora dágua. Aguenta-se.  

E O SHOW MUST GO ON

Calor com sensação térmica de 60º. Estudante morre no show de Taylor Swift. Não sei como a turma aguentou aquele calorão, acampados esperando os portões abrindo. Jovem morre esfaqueado na praia de Copacabana, bandeira tarifária dos taxis no Engenhão, a partir de 500 reais, êta, preciso dizer mais? E aquele outro fato das placas dos carros da entourage da cantora estarem cobertos de plástico preto? Até agora, autoridades cariocas permanecem mudas. Por que tratamento diferenciado para celebridades? 

E AGORA MANÉ?

Milei é o novo presidente da Argentina. Ele foi ofensivo em relação a Lula, e claro, já vimos este enredo antes. Bolsonaro o apoia, uau, deus meu, mas a população argentina, tal e qual a brasileira, há 5 anos atrás em relação ao presidente anterior, lhe deu a vitória. Se é isso que o povo quer, que assim seja. Lembram-se da famosa frase dita por Maria Antonieta aos franceses  " que se não tem pão que comam brioches", enquanto o povo faminto e revoltado estava na rua protestando e quebrando tudo? Acabou na forca. E hoje a França faz parte da cúpula mundial. Quem sabe um dia a Argentina e o Brasil também. Sem brioches ou croissant. Pelo que li, esse homem é um ponto sem a vírgula. O discurso de posse já foi em outro tom. A Argentina é um país lindo e sou apaixonado por Buenos Aires, uma cidade linda e que fabrica os alfajores mais gostosos do mundo. Ah, voilà, e os chocolates? Divinos. A América Latina é um continente que poderia ter aprendido com os erros uns dos outros. Não é

O FILHO Nº 2 COM OUTROS CONGRESSISTAS BRASILEIROS NO ESCRITÓRIO DE GEORGE SANTOS FOI UMA DAS FOTOS MAIS PATÉTICAS QUE JÁ VI

Esse homem, George Santos, pais brasileiros é um político dos piores. Sua atuação é pífia e essa visita de uma grupo de congressistas brasileiros a ele mostra bem o caráter daqueles. O que espera ou quer um dos filhos do ex-presidente? Apoio de um sujeito que é execrado pela maioria dos congressistas americanos? Mesmo os do partido Republicano, legenda de Santos? A bola caiu fora legal. E o legal é que veio a público.

MILLEI E MENEN... O QUE TÊM EM COMUM?

Costeletas medonhas e um cabelo pior ainda. Millei me lembra oficiais nazistas. Talvez o cinema tenha culpa nisso. Bem, a história se repete. Oh continente complicado. Já vimos  essa história, e reviver agora na Argentina me causa calafrios.  Estive em Búzios e parece que lá tem mais argentinos que brasileiros. Fizeram bem em se mudar para cá, se bem que.... sei não.

COMO É NOJENTA ESSA BRIGA PARTIDÁRIA NO GOVERNO

Agora, miram Flávio Dino. Extrema direita e extrema esquerda. A mim, me parece um bando de recalcados, que quando alguém se sobressai por inteligência e lucidez, é atacado na mesma hora. O que querem essas pessoas? Que a mediocridade avance? Aliás, o povo está medíocre, é só olhar em volta. E não precisa-se de redes sociais. Estou pasma com o Congresso. Arthur Lira é o cavaleiro das trevas. Bem, alinhado a Bolsonaro, não se poderia esperar outra coisa. O governo erra e acerta. Mas, quem é que acerta o tempo todo? Decisões agradam a uns e desagradam a outros. É assim que a roda gira. Gosto de muitas decisões governamentais e de outras não. E em relação a você que me lê, deve sentir a mesma coisa.  

1975 O ANO EM QUE O RIO DE JANEIRO DESCEU DE ROLIMÃ LADEIRA ABAIXO

Estava com 31 anos quando houve a fusão e a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em capital do estado de mesmo nome. Na época eu não lia sobre política como leio hoje, mas era informada. E me lembro que achei a fusão inexplicável, por instinto e não por conhecimento. O interior do Estado era atrasado sim, e Niterói uma cidade muito aquém do que hoje é. Pois bem, lendo a coluna de Nelson Motta hoje no jornal (somos da mesma idade) se confirma o temor que senti lá pelos anos 70 e no que a Cidade se transformou, ficou ruim, e a bandidagem foi se instalando aos poucos. Tivemos governantes deletérios, e o orçamento, outrora robusto, foi perdendo a força, logo numa cidade com polo cultural bem avançado em se comparando com outras metrópoles, menos São Paulo, naturalmente. A sorte é que sobreviveu de alguma maneira, as belezas naturais estão lá, embora degradadas, mas o Estado em mãos tortas não avança muito. Leiam a coluna de Nelson, que me inspirou a dar o pitaco.  

A BESTIALIDADE ENTRANHADA EM TORCEDORES FANÁTICOS DE FUTEBOL

Já assisti a muitos jogos de futebol... em casa, e de frente para a tevê. Fui ao Maracanã apenas uma vez, e o espetáculo foi bonito. Amo esportes, e assistir a um jogo com atletas tão bem preparados e jogando tão bem, foi muito legal. Anos 70, tá? Hoje em dia o que vemos é uma bestialidade que não tem nacionalidade específica. Esses fanáticos quebram estádios, agridem pessoas e urram como animais desvairados. Quem embolsa o dim-dim não são eles, mas, essa turba ensandecida continua lá, fazendo barulho e provocando mortes. Gostaria muito de saber quem são essas pessoas: nível de escolaridade, profissão, etc. Não que pessoas mais assentadas não se comportem assim, mas estou mesmo curiosa. Não consigo imaginar alguém responsável, com família, emprego, ir ao Maraca para quebrar a cara do outro. Estou errada? Me dê a sua opinião. Enquanto isso, o mundo está conturbado com guerras pipocando sem parar. Inclusive por aqui, que há décadas enfrenta o crime organizado, milícias e traficantes. E a

ÓPERA COM PROTAGONISTAS NEGROS ESTREIA NAS OLIMPIADAS NA FRANÇA

Está na primeira página do jornal O Globo de hoje. Chama-se Ópera dos Terreiros, e a turma é baiana. Hoje a Bahia ocupa o terrível primeiro lugar na bandidagem, mas, para mim, é uma terra linda, mágica, desde que ouvi Aquarela Brasileira pela primeira vez. Como se diz que o primeiro sutiã, ninguém esquece, essa canção divina de Ary Barroso foi fundamental para o prazer que tenho quando piso em Salvador. Não foram muitas vezes, mas o suficiente para que eu tenha muito carinho por aquele lugar.   Pois,  a Ópera dos Terreiros conta a história dos escravizados, espero que possamos assisti-la por aqui. Notícia boa essa, em meio de tantas desgraças.

EMILY BLUNT BRILHA NO FILME '" A MÁFIA DA DOR"

Gosto demais de Emily Blunt e Alicia Vikander, e as acho muito parecidas. Bem, sempre que posso assisto às duas. Nesse filme, quem brilha é Emily Blunt. O filme, na Netflix, é baseado em história real. O roteiro aborda o vício em opioides, um medicamento super poderoso para a dor, e viciante. Foi tão bem aceito, que médicos irresponsáveis começaram a receitá-lo para qualquer coisa. E foi aí que o perigo se instalou. A pirâmide cresceu para depois desabar. Vira e mexe acontece a mesma coisa com outros elementos. Gostei bastante, embora o filme não tenha tido boas críticas- um filme mediano. Mas, achei relevante por abordar um assunto tão presente. O público gosta também. Irrepreensíveis as atuações.  

" NÃO NASCI PARA SER MÃE DE MARIDO"

Quem diz isso é Lívia Stocco, no seu livro que dá nome a esta postagem. Eu também não nasci, mas quantas nasceram? Relacionamentos são difíceis. Precisa-se de muito jogo de cintura para não deixar a peteca cair. E claro, relacionamentos envelhecem, assim como nós, e quantos casais ficam juntos, quando tudo já acabou, mas por conveniência? No caso do livro, Sara consegue, depois de muitas cabeçadas encontrar um caminho melhor. Amadureceu a pauladas, literalmente, e a autora consegue mudar sua trajetória, num estilo literário gostoso e fácil de ler. Li no kindle. Recomendo.  

FAIXA DE GAZA NOS ESTADOS UNIDOS: 22 MORTOS EM LEWISTON, MAINE

  Mais uma vez uma faceta do ser humano bandido. Pega uma arma e sai matando. Quanto doença espalhada pelo mundo. Os States exportam know how. Lá no Oriente Médio continua a guerra, e aqui, no "paraíso tropical" também. Você acha que a situação vai melhorar? Sou pessimista. Vamos aguardar. Chegou-se a um ponto que será difícil reverter.

NA HORA DE MOSTRAR COMPETÊNCIA, AS AUTORIDADES BRASILEIRAS MOSTRAM INCOMPETÊNCIA E JOGAM PARA A PLATEIA

É cansativo escrever sempre as mesmas coisas. Deixo essa reflexão para você. Em que progredimos ou então, onde regredimos o tempo todo? O Brasil é republiqueta sim, como o México, Argentina, Colômbia etc. e tal. Evoluímos pouco, assim como a própria humanidade. No meu ponto de vista, que ansiaria viver num país mais igualitário e com educação acessível a todos. O país faliu: educação pública ruim, saúde idem, milhares vivendo sob as ordens de bandidos, milhares pegando transporte público de péssima qualidade, moradias horrorosas, pessoas sem perspectivas de bom trabalho e remuneração, por não terem nenhuma qualificação, jovens pobres procriando sem parar, estou mentindo? E ainda tem os falsos profetas, insuflando seus seguidores a caminhos tortuosos. Coisa de país como o nosso. Fora as guerras que pipocam lá e cá, e não me deixam mentir. Nesse "paraíso tropical" a coisa piora. Com bananas e coqueiros só falta Carmen Miranda cantando Aquarela Brasileira. Os governadores são un

A FAIXA DE GAZA CARIOCA

Seres humanos se matam desde sempre. Agora, assistimos guerras entre Rússia x Ucrânia, Israel x Hamas e Milicianos bandidos na zona oeste do Rio de Janeiro, que ironicamente ostenta um Cristo Redentor de braços abertos. Guerras são inconcebíveis por qualquer pretexto. Aqui, neste "paraíso tropical" os governantes sempre foram omissos, a polícia não é lá grande coisa, e os políticos estão mais a fim é de embolsar dim-dim, mascarando iniciativas que pudessem favorecer o povo. Haja visto a porcaria de elementos humanos no Parlamento brasileiro. E com a chegada dessa gente evangélica obtusa, o que era ruim ficou pior. As cenas são de arrepiar. A manchete do jornal hoje choca. 35 ônibus incendiados, milhares de pessoas que não puderam voltar para as suas casas, e finalmente o governador deu nome aos bois. Há décadas o governo do Estado é inoperante. As milícias junto a bandidagem aterrorizam o Estado há décadas também, e não há UMA OU MAIS PESSOAS que consigam resolver a questão.

BARBIE E O ORIENTE MÉDIO

Não tem nada a ver. Assisti Barbie no meio das notícias infames que chegam do Oriente Médio. A vontade do Hamas de banir os judeus é forte, e Israel sonha em acabar com eles. Triste. Já Barbie, esse mundo encantado todo em rosa, aquece e estimula a criança que existe em nós. Acredito que as meninas do mundo inteiro devem ter amado. O filme é bem bonito, as danças são legais e Margot Robbie é linda demais. Barbie foi uma pausa num domingo cinza.

REALMENTE ESPERO QUE DEPOIS DA ATUAÇÃO DO BRASIL NO ORIENTE MÉDIO, GOVERNOS OLHEM PARA O HAMAS E O HEZBOLAH BRASILEIROS.

Sempre sinto orgulho quando vejo ações humanitárias e de solidariedade acontecerem. O Brasil se destaca, que bom, depois de 4 anos de Covid e obscurantismo bolsonariano, mas o baba-ovo está me incomodando. Achei demais o avião presidencial que comporta apenas 40 passageiros estar no aeroporto de Roma aguardando ordens. Não precisava, erraram na mão. Como erram na mão, os jornalistas quando noticiam. Fico com a impressão que é importante, para o país sim, tipo, Estamos de volta. E dá-lhe Lula. Abro de novo o parêntese para reafirmar que minhas convicções são de esquerda... Mas menos significaria mais, concordam? Quando digo Hamas e Hezbolah brasileiros me refiro, claro, as guerras internas nesse país. Será que podemos chamar a Baixada Fluminense de Faixa de Gaza? Eu chamo, e morro de medo de ter que passar por lá. Passei em março e vou passar, de novo, em novembro.  

IRONIA: RUSSO ESFAQUEADO NO CENTRO DO RIO DE JANEIRO. SUA MULHER, UCRANIANA TAMBÉM SOFREU AGRESSÕES

Pois, pois, bangalô três vezes. A guerra é lá, na Ucrânia, no Oriente Médio, na África e aqui. Todos se matam por vários motivos. Torpes, no meu parecer. A ucraniana diz que dificilmente voltará ao Brasil. Certíssima. Eu faria o mesmo. Praias são deslumbrantes em qualquer lugar do planeta. Para que se arriscar nesse cone sul? Não vale mesmo a pena. E mais uma vez podemos ver a falta de policiamento no centro da cidade. Pra quê, não é mesmo?

O INACREDITÁVEL BARULHO AO REDOR

Tenho tolerância zero com barulho. Moro atualmente, na Serra Fluminense. Estou aqui há 13 anos. Gosto do meu pedaço, embora reconheço que morar do lado de uma favela e num condomínio onde cachorros latem praticamente o dia todo, é simplesmente infernal. Do lado da favela, principalmente aos domingos a música incomoda tanto ou mais que os latidos. Sim, os latidos uma hora passam, mas a cantoria não. Não sei se a música vem dos cultos, ou por ser domingo, bora botar pra quebrar e os outros que se danem. Fico extremamente irritada, pois percebo claramente a tremenda falta de respeito que impera entre nós. Dane-se o outro, vou ouvir música alta e pronto. Não é assim? É assim. E ainda tem os proprietários, que não moram aqui, mas os cachorros sim. Então, bicho sem dono fica perdido e late pra chamar a atenção. Estou errada? Claro que não. Tenho dois em casa e sei como é. Meus cachorros latem na onda, e sinceramente, são momentos infernais. Ah, e só Jessie May obedece. Bob veio pra mim aos 3

NÃO PERCA A TERCEIRA TEMPORADA DE LUPIN, NA NETFLIX

Omar Sy continua firme na encarnação de Arsène Lupin. Adoro o ator, e é notável como ele se diverte na pele de Lupin. O seriado é uma delícia, as situações super bem engendradas, se você ainda não assistiu, corre lá. Dá para maratonear num fim-de-semana. Voilà.  

ESSA BABAQUICE DE POSTAGENS TANTO DA EXTREMA DIREITA QUANTO DA ESQUERDA SÓ MOSTRAM O TANTO DE MEDIOCRIDADE DOS TEMPOS ATUAIS

Começando por Gleisi e Flávio e que se desdobram por vários lados. Que gente mais irada, com tremendo ódio no coração. Extremistas não pensam direito, é tudo torto. Não conseguem ter discernimento tanto político como mental para conseguir dialogar com o lado oposto. Ninguém precisa seguir ou acolher ideias contrárias, mas precisa sim ponderar e equilibrar posições. Essa gentalha nem sabe o que isso significa. Papai Bolsonaro é um poço de complexos, carrega nos intestinos toda a maldade que conseguiu acumular em tantos anos, não é a toa que nem defecar pelas vias normais consegue mais. Tá, levou um tiro... Mas, usar isso como arma é de uma ignorância atroz. Concorda? A roda gira, meu caro, um dia ela pa ra e nós todos saltamos para dar lugar ao outro. Tudo é efêmero. Isso não significa deixar tudo pra lá, mas sim, se ocupar de coisas que realmente importam e que beneficiem todos, a população, em se tratando desses dois políticos. O que realmente eles trazem de bom para seus eleitores?

MOMENTO HISTÓRICO: BRASIL REPATRIA BRASILEIROS NA FAIXA DE GAZA SEM CUSTO PARA O CIDADÃO E O REINO UNIDO COBRA UMA TAXA DE 1.80O DÓLARES

Bora lá sentir orgulho pátrio. Pelo menos para mim, essas atitudes de solidariedade, de cuidado e atenção ao outro vão sempre me comover. Um adendo: quem tem passagem comercial paga deve ceder o lugar aos residentes que queiram sair da zona de conflito. Diferente do Reio Unido que não faz essa diferença. Na época de bolsonaro (com minúscula mesmo), sentia um desprazer e até vergonha de ter nascido aqui. Não que o resto do mundo seja maravilhoso, não é. O planeta Terra abriga povo que se mata, pratica a misoginia, preconceito, tudo, para aniquilar o outro. Esse lado do mundo onde Jesus de Nazaré, símbolo máximo do cristianismo era judeu, se mata há décadas. Que ironia gigantesca. Os países mais ricos se lixam literalmente pelo que acontece na África há décadas, aqui no Brasil a guerra entre milícias e bandidos é muito cruel, mas na Ucrânia, porque são brancos, os EUA se importam e outros tão ricos tanto, também, embora o protagonismo da liderança seja americano. Por que se trata também

QUEM NÃO SE LEMBRA DE ANGELA DINIZ, A PANTERA, E DOCA STREET?

Eu me lembro, perfeitamente, e o filme, dirigido por Hugo Prata é muito bom. No prime vídeo. Isis Valverde é um encanto e Gabriel Braga Nunes honra os pais que tem. Ah, e nada bem pra cacete, é um nadador. Adorei o filme, fiquei  grudada na telinha, e recomendo que você passe por lá. Angela era uma mulher muito livre para o seu tempo. E assustava pela liberdade que tinha. Os homens se assustam com esse tipo de mulher. E claro, sem conseguir aguentar o mulherão, bela e rica, o ciúme falou mais alto, e matá-la foi a solução. Interessante, o prime video, ao exibir filmes brasileiros, vem sempre com legenda. Achei ótimo, embora nesse filme, em particular, o som estivesse perfeito, diferente dos filmes brasileiros exibidos pela Netflix, onde os diálogos brasileiros, me escapam.

ESTAMOS ASSISTINDO A EVOLUÇÃO DE COMPORTAMENTOS E ATITUDES PARLAMENTARES, QUE A MIM ME ENVERGONHAM E ME DISTANCIAM DESTE PAÍS

Sim, estou velha. Enquanto criança escutava sobre Getúlio Vargas, mas não me importava com o que fazia. Nem podia, criança brinca, cresce, cercada de cuidados. Já jovem, assisti a derrubada do governo democrático e vi instalada a ditadura militar. Muitos jovens assassinados porque eram contrários à ditadura. Os filhotes bolsonaristas já em embrião juntos a essa extrema direita boçal e atrasada que sempre existiu, se alastravam em silêncio. Esse país latino-americano nunca teve governo que prestasse, salvo algumas raras exceções, e mesmo assim nada que o impulsionasse para a frente. Depois vieram finalmente as eleições e o povo, bem pouco politizado votou em Collor porque era um guapo rapaz. Deu no que deu. Vieram os outros até que chegamos no pior, e com ele esse atraso civilizatório monumental no Parlamento brasileiro, que tomou coragem e mostrou a cara. Gente que se apoia em religião para acobertar atitudes retrógadas. Aí destaco aquela criatura que dizia, "meninos vestem azul e

VIVA REBECA ANDRADE

A ginasta é linda e perfeita. Ver três atletas negras no podium me deixou muito feliz. Sonho com o dia em que os preconceitos virão abaixo. Somo todos iguais, o resto é detalhe. Viva Rebeca.  

O BAFO DE ALEXANDRA MARZO

Me pergunto se é legal lavar roupa suja em público. Roupa suja todo mundo entendeu: é falar mal de sua família em público e a cores. Agora só faltam as entrevistas. Cruzes. Conheci Alexandra numa festa de aniversário do ator juvenil de Água Viva, novela onde eu fazia uma babá. A menina, 12 ou 13 anos na época,  era bonita e muito falante. Queria a minha atenção o tempo todo. Enfim, mas esse bafo noticiado não é legal. Por que teríamos que saber de seus problemas com a mãe? Alexandra não vingou como atriz, embora seu pistolão na Globo fosse forte. Em relação ao bafo, é só uma parte falando. E o que Betty terá a dizer? Feio, muito feio. Sinal dos tempos, também feios e sombrios.  

NEM ALÁ NEM ADONAI SALVAM

Que sina a dos judeus e palestinos em terras onde Jesus de Nazareth nasceu e se criou. Não vou entrar nos meandros dessa guerra insana, feia e selvagem, até porque para opinar teria que conhecer profundamente a história, a economia e a cultura desses povos do Oriente Médio. Os palestinos, altamente devotos de Alá, inclusive matam em nome dele, que baita ironia, desfilam com os corpo envoltos em lençóis, verdadeira romaria de choros, uivos de lamentação, ira ( vamos abater o demônio judeu ), oram para Alá, mas não possuem um deus de lucidez e ponderação para que possam acabar com esse martírio. Os judeus também com parcelas de intolerância, ira, defendem-se e matam para sobreviver e preservar os seus espaços. Nós aqui, com guerras brutais, de norte a sul, damos uma pausa nessas tragédias e os olhos se voltam para lá. Uma maneira de se afastar dos problemas locais. E a roda gira, minha gente.

O RIO PEDE SOCORRO

FORA CLAUDIO CASTRO. Não é mais possível. Congresso de médicos na Barra. Três são assassinados, e fonoaudiólogas  assaltadas. Não dá. Basta de hipocrisia, de joga para lá e pra cá. O Rio de Janeiro está inviável. A cidade não é segura, a Baixada é terra de milicianos, como podemos viver assim? Banho de ordem neste Estado, pra ontem. É desprezível a classe política. Falam, falam, e só falam. Há quantos anos isso ocorre?

DOCUMENTÁRIO SOBRE DAVID BECKHAM NA NETFLIX ENCHE OS OLHOS

Victoria Beckham também não gosta de futebol, embora goste de ver o marido, e que marido!, jogar. Bem, assisti ao documentário, poucos capítulos, mas no geral fiquei com a impressão que Becks é um cara super legal, um jogador extraordinário, feliz com sua família e belo como um Apolo. Sua imagem enche a tela, e ele, suave, fala mansa, vai interagindo com as imagens. Sua vida de cabo a rabo.  Amei. Fiquei totalmente fascinada pelo seu carisma e talento. Lembrem-se, não acompanho futebol, embora saiba os nomes dos jogadores famosos e bons. A força do esporte e sua atividade constante moldam a personalidade de quem joga. Aliás, qualquer esporte, mas o futebol agrega mais. É notável assistir a brutalidade da torcida, seja ela brasileira, inglesa, argentina, etc. e tal. Incrível como as pessoas se transtornam, ficam animalescas e xingam por conta de passes errados e falta de gols. Foi isso com certeza que me afastou desse esporte. Basta de assistir vândalos, nós que moramos no Brasil, sabem

KRENAK NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.

Abro o jornal e leio esta notícia maravilhosa, embora acima dela esteja a foto dos três médicos mortos num quiosque da Barra. Rio de Janeiro inviável e mortal.  Foi num programa de televisão, não me lembro qual, que tive oportunidade de conhecer esta criatura sensível, articulada. Depois, fui vendo-o com mais frequência, inclusive no Bem Juntinhos, onde ele era um dos convidados. Sentado ao lado de Mateus Solano, o programa foi de alto nível. Agora Krenak é imortal. Precisamos, pra ontem, que uma escritora, ou escritor negro também entrem para este seleto grupo de imortais. Torço por uma mulher. Avante, Academia.

FALA SÉRIO GOVERNADOR CLAUDIO CASTRO

No jornal de hoje, O Globo, o senhor fala em quebradeira, fome e atraso de salário ao pedir renegociação de dívida com a União. Vamos aos fatos, de quem já pertenceu ao quadro de funcionários estaduais.  Desde que essa dívida foi renegociada pela primeira vez, o executivo do seu mandato, continuou fazendo despesas e nomeando pessoas. Sempre foi assim, e assim será. Cada governo que entra, a horda afiliada entra com muita sede de cargos. São pessoas ligadas aos partidos, ávidas por boquinhas estaduais. Trazem consigo, algumas vezes, até parentes próximos, sem nenhum pudor. Evidente que a máquina infla, porque o movimento é acoplado: exonera e nomeia. Nunca houve intenção de se enxugar a máquina. Pode até se falar, da boca para fora, mas o movimento é implacável, exonera e nomeia, torno a repetir. E claro, uma hora o dinheiro vai faltar. O serviço interno é uma porcaria, dependendo da Secretaria, o salário é ruim, exceção notável em algumas secretarias, justiça, fazenda. Seu governo é me

DA DINAMARCA E DA ÍNDIA DOIS FILMES BONS NO STREAMING

A Dinamarca nos brinda com O Pacto. Filme que trata de questões entre uma famosa escritora e um jovem poeta promissor. Tanto a aprender com as atitudes escandinavas. No Prime Amazon. Da Índia, Suspeito X, um filme policial que prende a atenção. A beleza exótica da atriz e o roteiro bem alinhavado, fazem do filme uma boa pedida. Na Netflix.

CONTINUANDO A FOCAR O SER HUMANO: ÁFRICA

A África negra também sofre com guerras entre si e ditadores assassinos. Um rincão abandonado e pouquíssimo falado e comentado pelo resto do mundo. Fico pasma quando assisto pela televisão as rebeliões africanas. Estão a um ponto da barbárie, se é que já estão. E assim caminha a humanidade.  

SAQUE EM MERCADOS NOS EUA E MATANÇA NA BAHIA, PERNAMBUCO, UCRÂNIA X RÚSSIA, QUE MUNDO É ESSE?

Decreto a falência do ser humano. Não é possível sermos tão medíocres, bitolados e maus. Os animais não matam os da mesma espécie. Claro, que no mundo animal os protocolos de sobrevivência são outros, mas cruzes, no nosso mundo humano as coisas estão cada vez piores. Pessoas fogem de seus países para sobreviver, os países ricos nem sempre querem abrigar imigrantes, que normalmente ficam à margem da sociedade... e o que acontece? bang-bang, saques a mercado, etc. e tal. A intolerância religiosa é outro fator. A França proibiu o jihab, mas a alma islâmica independe de véu ou burca. Dificilmente um casamento ocorrerá entre culturas tão diferentes, e os nichos se formam para a turma poder sobreviver. Está feia a coisa. Nunca vou esquecer um excelente documentário francês abordando os imigrantes argelinos. Ficou comprovado a dificuldade de entrar no mercado, embora altamente qualificados, só por conta do sobrenome árabe. Omar Sy é uma baita exceção. O Brasil que não se sustenta, recebe hait

ARTHUR LIRA ME ENVERGONHA

Assim como o parlamento brasileiro. Lira parece que só vê cargos na sua frente. Ele quer mandar, nomear e distribuir verbas, e usa o seu cargo para obstruir votações se suas vontades não forem acolhidas. Lula jamais gostará dele. Não dá, aliás como nenhum brasileiro de mente democrática. Arthur Lira encarna os coronéis nordestino com roupagem moderna. Suas ações não visam o bem do país, mas sim ao próprio bolso, dos seus e do partido. 

INAUGURO VAQUINHA ON LINE PARA AJUDAR NOS SALÁRIOS DE JUIZ, DESEMBARGADOR, ETC. E TAL. O JUDICIÁRIO GANHA TÃO POUQUINHO... TADINHOS

Pois, pois, bangalô três vezes. Está difícil conseguir adesão... mas, eu continuo bravamente. Você aí, não quer ser o primeiro?  O salário deles chega a quase  70 mil reais por mês, quiçá até mais. Conheço um senhor juiz que na sua garagem há 4 carrões. 4 ! Um para cada membro da família, sendo que dois não chegaram aos 15 anos. Cada um custa mais de 150 mil reais, muito mais. Fartura, né não? E a classe quer aumento. Vergonha, num país que o salário mínimo não chega nem a 1.500 reais. Tá, juízes estudam muito, e quem ganha o salário mínimo, às vezes é analfabeto, mas essa discrepância nos ofende. Eu mesmo, estudei bastante, sou fluente em  inglês, entendo e falo francês, e minha aposentadoria é indecente, sim. Fica registrado meu protesto... sempre.

UM THRILLER COMPETENTE QUE VAI PRENDER A SUA ATENÇÃO

Da Alemanha vem esse primor. Ótimas atuações, a menina é um talento e a narrativa flui sem barriga, tudo se encaixando. E quando eu comparo com o lixo sul coreano que invadiu a Netflix, fico contente do cinema ocidental poder ser tão bom. Parênteses, desculpe-me. Bem, recomendo vivamente essa minissérie policial e de suspense, o tempo todo. Fiquei nervosa sim, e quando fui dormir estava toda tomada pelo filme. Mas, dormi bem, kkkk. Assisti aos 6 capítulos de uma tacada só, e quem gosta de cinema, com certeza, vai fazer o mesmo. Depois da Cabana , fique ligado.  

AS MIL VIDAS DE BERNARD TAPIE

Gostei demais. Minissérie francesa encabeçada pelo excelente Laurent Lafitte, que ocupa toda a tela de maneira extraordinária com seu talento, beleza masculina e cinematográfica. A história é real, o personagem simplesmente fascinante, que nos seduz nos primeiros centésimos de segundo. Não tem violência, nem cenas de sexo, mas o que rola é uma narrativa surpreendente que aborda a vida do personagem desde a época em que vendia eletrodomésticos a presidente de time de futebol. Passa por lá, vai gostar. Ah sim, na Netflix.  

ORANDO E PEIDANDO

Já peço desculpas pelo título, mas é demais para mim. Lula falando bobagens, comprometendo sim, a próxima eleição para presidente da República. Erra tanto nos seus discursos, que sinto calafrios por estar entregando de bandeja o cargo para um extremista da direita. Michele ora e se lança como cabo eleitoral. Qualquer um pode se lançar na vida política, basta ter carisma, e ter um partido atrás. Por isso tanta merda no Congresso. Estou impossível hoje, como diria meu amigo Iran.  O ex-presidente, de novo, sai da cirurgia, e temente a deus, ora para o restabelecimento pleno de seu corpo cansado de tantos cortes. O refluxo foi o causador. Pudera, engole tanta merda e fala tanta merda que um dia a coisa fica feia. Imagino o festival de flatulência o dia todo. Ah, ainda tem o desvio do septo. Dormir ao lado dele deve ser um inferno de sons e odores. E suas declarações são rasteiras e falsas, é o Pinóquio brasileiro. O nariz não cresce, mas os peidos e arrotos substituem o crescimento do nar

CHEGOU A HORA DA VERDADE - UMA DAS PIORES SÉRIES QUE ASSISTI...NA NETFLIX

É um acinte à arte da interpretação. Em se tratando de roteiro então, é de amargar. Não conheço a Coréia do Sul, mas pelo pouco que assisti, a sociedade é estranha. Eles gritam muito, têm outros hábitos à mesa, se estapeiam, e a família congrega, numa mesma casa, três gerações. Nesta série, assisto perplexa a discussões bobas, infantis, o autoritarismo patriarcal é gritante. Estranho a atriz protagonista usar meias com sapato. Aliás,  a moça é tão magra, tão magra que seios e bunda não existem. Parece que a turma de lá cultua a magreza e as plásticas. As pálpebras são todas repaginadas. Fico pasma de situações serem adequadas, de maneira primária, para que encontros aconteçam. Um horror, sinceramente. Todos circulam em redor. Ah, sim, e a comida, todos os episódios a família está sentada numa grande mesa de jantar. E os atores esperam o outro acabar de falar, para, então, falarem seus textos. Não há integração, entende o que digo? 

CORPO EM CHAMAS É UMA ÓTIMA SÉRIE

Dos lados da fascinante Catalunha chega o excelente policial CORPO EM CHAMAS baseado em fatos verídicos. Trata-se da história chocante da morte de um policial, encontrado incendiado num carro abandonado. A investigação leva a um mundo onde mentiras, sexo e violência são servidos de  bandeja na vida cotidiana dos três policias. A saber Rosa, Pedro e Albert. É muito bom, e melhor ainda o documentário sobre o julgamento de Rosa e Albert, pela morte estúpida de Pedro. Confere lá.

E QUE TAL UM FILME DO KUWAIT? JÁ OS DA CORÉIA... VALHA-ME DEUS

Uma amiga reclama dizendo que só falo de filmes estrangeiros e nenhuma palavra dos nacionais. Tenho uma explicação: não consigo entender o que fala a turma brasileira. No Prime Amazon assisti a uma minissérie estrelada pela maravilhosa Camila Morgado, que embora falada em português havia legendas também. Pois, pois. Os filmes africanos merecem um aparte. Os nigerianos mostram mulheres fartas de corpo, empetecadas da cabeça aos pés, com nádegas monumentais e seios fartos. Cílios postiços abundam e o vestiário é over, tanto dos homens como das mulheres. O roteiro é fraco, as interpretações idem, mas a turma está lá. Há quem goste. Mas, no continente africano há nações árabes. Já assisti a filmes sauditas, e agora do Kuwait: As Donas da Bolsa. As atrizes maquiadérrimas, com diversas cores nas pálpebras, cabelos cuidados, e as roupas... cruzes, as roupas. Totalmente incompatíveis com o trabalho delas... na bolsa de valores do Kuwait, as duas únicas num universo masculino. Elas são boas atr

VOCÊ SABE QUEM É ERIN CARTER?

Então assista a esse trailer policial, vibrante e guiado por uma atriz lindíssima, sueca descendente de pai turco e mãe síria. A combinação foi perfeita.  Digo isso numa época em que cílios, bocas e preenchimentos faciais acabam com as atrizes, embora elas achem que não. Bem, é uma minissérie, 7 capítulos, na Netflix. Evin Ahmad é a atriz que lidera o elenco, todos impecáveis.

OS CONSELHOS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS

Leio que Anielle Franco e Carlos Lupi vão ganhar, por baixo, uns  50 e tal mil reais para integrarem conselhos de empresas estatais. Extraordinário, a explicação é que os salários de ministros são baixos. O do professor também é. Então, a compensação saída dos nossos bolsos, para dar uma qualidade de vida melhor a turma de Lula. Isso é mesmo um descalabro. E tinha que acabar. Os dois entraram para o conselho da metalúrgica Tupy, sem terem nenhuma especialização no ramo. Onde foi parar a vergonha de quem indicou? Arre, é de dar nojo, Bolsonaro, Lula e todos. PRIMEIRO OS NOSSOS, E QUEM PARIU MATHEUS QUE SE DANE.

O QUE VOCÊ SABE SOBE AFGANISTÃO?

País onde Bin Laden foi morto pelos Seals, durante o governo Obama. Tem mais. Esse documentário mostra o horror que é morar naquele país. Difícil para o mundo ocidental entender o comportamento e pensamento de um país de maioria muçulmana, paupérrimo e ainda por cima dominado pelos Talibans, um grupo raivoso, assassino, medonhamento feio, coberto de panos, barbudos, e com certeza muito fedidos.  O documentário é guiado pela ex-prefeita, hoje asilada na Alemanha, e mostra seus dias finais na prefeitura de uma cidade afgã. Na verdade ela não se comporta como prefeita, o documentário a mostra visitando pessoas e levando palavras de incentivo. Não ficou claro quais seriam suas propostas.  Os Talibans, alojados num enclave montanhoso, estão doidos para matá-la, mas ela e sua família escapam. Interessante o depoimento de seu ex-motorista, na época muito fiel a ela, mas quando se vê preterido (ele contava ir com ela para a Alemanha), se mostra ressentido, e muda de lado. Inacreditável percebe

FRYDERICK FRANCISCEK CHOPINA

Sempre me intrigou a pronúncia francesa desse genial polonês. Perguntava insistentemente porque ele tinha sobrenome francês se era polonês. Ninguém sabia.  E eu era muito menina, mas já amava tocar Chopin. Quando descobri seu amor por George Sand fiquei indignada, achei que foi uma fraqueza dele. Chopin tinha saúde frágil ao contrário de Sand que era exuberante e bem mais velha do que ele. Bem, isso não vem ao caso, mas assistindo a uma comédia boba, polonesa, na Netflix, apareceu na tela, o museu dedicado ao gênio, com o nome que transcrevi no título desta crônica. Ah, não era Chopin e sim Chopina. Aí gente, ler o meu blog também é cultura, rs,r,rs,

DOIS GRANDES ERROS DE LULA: DILMA E ZANIN E AINDA TÊM OS PEQUENINOS QUE PODEM FACILITAR A VOLTA DA EXTREMA DIREITA AO PODER

Escorregou na casca de banana. Só se fala de Zanin e de sua mente retrógrada, num país onde se saúda o atraso. Não me interessa a religião de um juiz, mas virou moda se dizer evangélico. Vi isso no governo Garotinho. Sentia asco daquela gente, era visível que eles não eram exemplos, mas se gabavam de serem evangélicos e promoviam cultos dentro das salas. Na sala adjacente onde meu chefe se instalava. Um horror. Como vi também a mão de um bispo ficar no ar ao tentar cumprimentar o governador. Morri de vergonha. Ah, essa coisa com Dilma Rousseff. Se Jair Bolsonaro foi eleito presidente, devemos ao fato do horror que foi a governança Rousseff e Mantega. Será que Lula não enxerga? Preciso dizer mais?

OS IRMÃOS METRALHA SOB NOVA DIREÇÃO

Walt Disney, além de genial, foi profético: quem diria que num longínquo país do cone sul, sua criação tomaria corpo e vozes.

QUEM COMPARA BOLSONARO A LULA, ACHOU QUE A IVERMECTINA PROTEGIA CONTRA A COVID

Não sou de discutir. Com meus amigos temos posições bem semelhantes, o que é bom porque a discussão fica num nível inteligente. Mas, um ou dois dissidentes me fazem ver como é difícil para essas pessoas enxergarem que erraram feio ao escolher Bolsonaro. Claro, na época dona Dilma Rousseff tinha tomado medidas econômicas erradas, estapafúrdias, junto ao Guido Mantega. Bolsonaro foi eleito por conta disso. Logo depois veio a Covid e ai a coisa pegou. No balaio entrou a Ivermectina na vida dessas pessoas que não conseguiram ter o alcance de acreditar na medicina, tal e qual Bolsonaro. E agora todas as vezes que se referem a Lula a raiva aparece em cada frase, ou tentam igualar os dois, levantando o caso do mensalão e outros quetais. Não me dou ao trabalho de responder, mas se me permitem, fico muito contente da minha lucidez e percepção em relação aos fatos. Lula errou sim, mas comparar um sujeito vil com ele é demais. É total falta de noção. Está errando sim, fala coisas que não concordo

O IMENSO BARULHO AO REDOR

Quando morava no Rio de Janeiro, apesar do apartamento ser de frente para a rua, próximo a uma esquina onde havia um bar restaurante, resolvi o problema instalando um ar refrigerado que usava todos os dias. Ao mudar para Petrópolis, não trouxe o ar condicionado por razões óbvias, o clima aqui é ameno, frio, e não vi necessidade. Então, estou à deriva com o barulho infernal de cães e vizinhos que acham que por morarem em casas, podem usar o volume dos seus sons o mais alto que puder, e danem-se os outros. E sem falar nas casas alugadas para festas, com reclamações frequentes dos vizinhos. Nesse quesito não me incluo. Não é agradável. E também tem o som alto da comunidade colada ao condomínio. Ou é o pastor clamando aos céus, ou o som do bar para que seus frequentadores se deliciem com a bebidinha e a música deletéria que sai dos alto-falantes.  Constantemente sou acordada muito cedo por latidos em sequência das casas ao redor. Sim, porque a mentalidade que vigora é a seguinte: moro em c

NO JORNAL DE HOJE: CARLOS BOLSONARO SE VACINOU DUAS VEZES CONTRA A COVID. JÁ OS BABACAS BOLSONARISTAS NEGAVAM A VACINA

Babacas mesmo, não há outro termo. Enquanto se tratava uma batalha diária contra a vacina o clã estava vacinadíssimo. E ainda fazia propaganda da Ivermectina. Só mesmo nesta republiqueta bananeira. Família de mentirosos.

MAIS UM ÓTIMO FILME ARGENTINO: O SUPLENTE

Enquanto o país de desmilingua o cinema continua pujante. Sempre assisto filmes do continente, sim, dessa América Latri...ups, Latina, e gosto demais. Chilenos, argentinos, uruguaios e colombianos na pista. Esse, argentino é muito bom. O foco é um professor empregado numa escola pública, tendo que liderar com um grupo de estudantes mal educados, pobres, em plena adolescência, que para mim, e acredito para muita gente, um período difícil e delicado, O professor vence a barreira dos alunos e daí o foco vai para um menino Dilan, jurado de morte, a quem  professor ajuda. Passa por lá....Netflix.  

VOCÊ ACHA QUE LULA É COMUNISTA? QUE ELE E PUTIN ABRAÇAM OS MESMOS IDEAIS?

Pois pois, bangalô três vezes. Os estrategistas do golpe de janeiro acham. Lula nunca foi comunista , para começar. Se alinha a Putin na questão da Ucrânia, lamento muito, mas dizer que o Brasil seria tomado pelo comunismo é demais para a minha inteligência, que eu reputo ser bem melhor do que as das cúpulas da PM e do Exército que estavam na estratégia do ataque no dia 8 de janeiro. Sinceramente, sinto muita pena de mentes assim, a dificuldade de enxergar o óbvio, de ser levado pelo efeito manada e desconhecer por completo o que está em volta. Esses homens não enxergam Bolsonaro, aliás eles e 50% da população que votou neste energúmeno, um político do baixo clero, enfezado, ruim, mentiroso, sim MENTIROSO, um sujeito autoritário, sem classe e muito esperto- o caso das joias sauditas como pano de fundo para uma futura poupança que deixaria o clã sem problemas financeiros por mais duas gerações. Espanta-me sim essa gente que apoia Bolsonaro, não consigo entender, por mais que me esforce,

MUCH ADO ABOUT NOTHING

Does it seem familiar? Acertou na mosca, m'irmão. Shakespeare, pure Shakespeare transportado para o Governo paulista que voltou atrás na questão dos livros didáticos. Em boa hora, né, Tarcísio? Primeiro aluno do IME, considerado mente brilhante e atrelado a Bolsonaro, nos faz duvidar dessa inteligência toda.  

O GUIA DA FAMÍLIA PERFEITA

Filme canadense que aborda os perrengues, as pressões em torno de uma família, cujo pai tem filha do primeiro casamento e um caçula insuportável, para qualquer padrão. Adoro filmes assim. As situações são delicadas, a jovem enfrenta os fantasmas da adolescência, e qualquer um de nós se identifica com a dor da menina, e as aflições dos pais. Já passamos por isso alguma vez. Maternidade e família, nem tudo são flores. O filme é despretensioso e por isso muito bom. A narrativa flui muito bem e os atores são ótimos.  

A IMPLICÂNCIA DA VEZ É COM A PRÓTESE NASAL QUE BRADLEY COOPER USA PARA PERSONIFICAR O GRANDE BERNSTEIN

Hoje em dia se reclama de tudo, todos têm opinião sobre tudo, e evidente que os exageros pululam nas redes. Muitas criticas o acusando de antissemitismo por exibir uma prótese que ajuda a reforçar uma tese antissemita. E daí? Judeus e árabes têm narizes grandes. É da raça. São cabeludos no corpo também. E daí?  Interessante pontuar que os descendentes de Bernstein aprovaram e vieram em defesa do autor. Parece que o filme é ótimo e que Bradley tem chances na corrida ao Oscar. Torcendo.

SERÁ QUE AGORA A VACA VAI PRO BREJO?

Walter Delgatti Neto arrasou e levou junto Bolsonaro, Zambelli, Mauro Cid, Moro, e a lista é grande. Fiquei grudada na telinha, constatando como Bolsonaro pode ser tão leviano, inconsequente e pouco republicano. Pior, foi parlamentar por mais de 3 décadas. Merecemos. O rapaz sob os holofotes tem seu momento de fama. E parece estar confortável com o novo papel. Pediu proteção enquanto descasca o verbo. E haja verbo. Dessa vez, a vaquinha vai pro brejo, múuuu.  

É ABUSIVO E INDECENTE CRIAR MAIS MINISTÉRIOS PARA ABRIGAR ALIADOS OCASIONAIS

REFORMA MINISTERIAL PARA ONTEM. O país não pode continuar com essa política de casa da mãe Joana. Que vergonha.  Caramba, se essa hipótese aventada de que as joias sauditas serviriam para financia o golpe de 8 de janeiro. E a imprensa e todos nós achando que Jair estava em casa chorando pelo leite derramado. O homem estava era tramando o golpe. Saravá. Torço com ele na cadeia. Sem leite condensado no pão. Governo Lula escorrega na maionese. Tome cuidado presidente, se não voltam os fariseus com mais sede ainda. Wassef poderia ser ator de filme de terror. Physique de rôle perfeito. Cá entre nós, como mente descaradamente o advogado amicíssimo de Bolsonaro. Sem constrangimentos. Um ator nato. Salve-se quem puder. Mauro Cid recebe ordens. Militar não pensa. Obedece. Entendeu? Zambelli e Wassef são inspiradores para personagens do filme Brasil, terra de todos. Tarcísio de Freitas em boa hora recua sobre os livros didáticos. Dizem que foi o primeiro aluno do IME quando se formou. Mas, mostr

O QUE OS POLÍTICOS QUEREM SÃO CARGOS E MUITO DINHEIRO PARA EMENDAS, ORÇAMENTO SECRETO E..... SOBRINHA PRA CABER NO BOLSO

Simplesmente nojento essa busca para cargos no governo. Essa corja não se importa com o país, o Centrão é a prova cabal do que falo. Muda o vento, os do paletó mudam também. Não existe compromisso nem com a nação nem com o povo. Lula se curva, e mais um pouco a cueca vai aparecer. Arthur Lira é um tipo que não engulo. Está na cara a dissimulação em cada palavra que diz. O Brasil não é grande coisa, mas poderia sim, ter protagonismo mundial se esse dinheiro alocado pelos parlamentares da boquinha fosse direcionado para infraestrutura, escolas, saúde, desenvolvimento para os brasileiros. Não teve um parlamentar que asfaltou uma estrada que ia da sua casa a uma pista de aterrissagem de helicóptero? Pois é, são assim a maior parte dessa corja. Esses brasileiros embolsam uma dinheirama e se entram para a política saem milionários. Famintos lutam e se estão na superfície lamacenta não estão nem aí, o dinheirinho está garantido. O retrato do brasileiro está no Parlamento. Ainda tem dúvida?

A BAIXADA E ARREDORES ESTÃO SE TRANSFOMANDO EM CEMITÉRIO DE CORPOS INFANTIS

Basta, não é possível. De estarrecer uma fileira de crianças mortas a cada dia por balas perdidas. Que merda de cidade é essa? Que merda de estado é esse? Sim, o povo elege mal há décadas, mas esta última dupla é de matar. Tiro na cabecinha? Foi na dele, sujeito arrogante e despreparado politicamente e sei lá mais o quê, cuja lembrança que fica é ele se ajoelhando aos pés de Gabigol, e a indiferença do craque. Ficou o Cláudio Castro que tem phisique de rôle dos mafiosos de Coppola. Porcaria de governador. Faz muito bem o Ministro Silvio de Almeida em convocar as polícias e exigir respostas. O que não pode é nossas crianças serem mortas a cada minuto, a cada dia, por serem pobres e morarem nesses bairros violentos.

XII, EXTREMA DIREITA NA ARGENTINA ?

A América Latri... aliás Latina é um continente um pouco melhor do que o Africano. Países colonizados pela dobradinha Portugal e Espanha não deram muito certo por aqui. Agora, contando nos dedos, tirando Peru, Colômbia, Venezuela, Equador e agora a Argentina, o que sobra é Brasil, Chile e Uruguai. Sacou? Extrema direita na terra portenha? Nada lá dá mais certo. O povo tem obsessão por Perón, que desde que eu era criança é super herói em terras platinas, e no outono da minha vida ainda é celebrado com fogos e foguetes por lá. Não pode dar certo um país que se comporta assim. O Brasil escapou desta lista, se fosse no ano passado com Mr B no comando estaríamos aumentando a lista infame. Não gosto dos extremos, quem sai perdendo e feio é a população. Ficam parecendo soldados de chumbo, tudo é feio, tudo é proibido, a falsa moral imperando, xiiii que porcaria.

O QUE BOLSONARO E DOM JOÃO VI TÊM EM COMUM?

Joias, diamante, ouro e preciosas. No caso do monarca levou algumas para assumir o trono de Portugal, já o ex-presidente queria vender presentes dados à nação para fazer uma poupança robusta que assegurasse vida boa aos netos. Sim, porque nessa encarnação os filhos e ex-mulheres já estão de boa. O cerco se fecha e eu aqui na torcida. Fiquei impressionada com o esquema montado em torno da operação. Tudo ajeitadinho para nada dar errado. Deu. Vou sempre me lembrar do funcionário público da Receita que no aeroporto foi o principal protagonista do ato - barrou as bagagens para vistoria autorizada. Esse brasileiro tinha que ser condecorado, prestou um baita serviço ao país. Sim, era obrigação dele, mas poderia ter entrado no esquema e ter feito vista grossa.... afinal..... que o leitor complete como quiser.

EM CURSO A BURRIFICAÇÃO DOS PAULISTAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA PÚBLICA

Não sou eu quem diz. É só ler os jornais. De onde foi que o Feder, secretário de educação de São Paulo, o mais importante e rico estado da Federação tirou essa ideia do livro impresso ignorando  o material  disponível do Governo Federal? Burrificar o aluno? Simplesmente o governo de Tarcísio recusou os livros didáticos do MEC alegando não querer passar mais de uma orientação nas diretrizes do ensino às escolas. É uma atitude muito estranha, querem "amestrar" as mentes das crianças para uma ideologia conservadora, atrasada, é isso? O Brasil não produz mentes brilhantes, a Escola Pública não é lá essas coisas, aliás o ensino como um todo, então com essa nova diretriz paulista não vejo luz na estrada.

ANTIGAMENTE ERA: QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOLF?

Hoje é: QUEM TEM MEDO DA IA? Confesso que leio tudo, mas não fico assustada. O que me surpreende é a ciência, que nos brinda a cada dia com inventos. A ciência destrói os conceitos religiosos, e é isso que me cativa. Como o ser humano fica cativo dos dogmas religiosos por toda uma vida? Acreditando em seres mortos e outros abstratos e dos conceitos emitidos por padres pedófilos e pastores idem. É só pesquisar. 

MURAR A LINHA VERMELHA?

A discussão é boa. Mas vamos pensar juntos. Há décadas a desigualdade impera nos bairros da Baixada. E nunca,  nunca mesmo houve esforço e vontade política de se melhorar a vida do povo que mora por lá. São os invisíveis, que se tornam visíveis pelas atuações dos bandidos que moram e MANDAM nessas comunidades. Os moradores ficam reféns dessa turma e pouco sobra para que evoluam nessa vida marginal e desamparada em que se encontram. Há soluções sim, e não não é murando a miséria que os assola e a nós também que trafegamos pela Linha Vermelha e constatamos ao vivo e em cores a miséria, a pobreza, o descaso governamental em que esses desassistidos vivem, embora eu tenha visto em todas as casas aparelhos de ar condicionado. Sim, não pagam pela energia dispendiosa desses mimos. Utilizam "gato", e todos fecham os olhos. É assim mesmo. Sim, é assim mesmo num país desigual, violento, governado por cabeças ocas. Estou sendo dura? Não, é só ver os índices, as estatísticas que mostram o

ADERBAL FREIRE-FILHO

Tive a honra de conhecê-lo. Tratava a todos de maneira igual, não importava se fosse um ator ou atriz estrelar ou como eu, uma atriz iniciante. Gostava do jeito simples e educado de Aderbal. Respeitava sua genialidade, sua produção teatral era robusta e quando caiu doente, a coisa ficou feia. Ficou anos em cima de uma cama, com cuidados especiais. Aguentou o quanto pode, até que a cortina caiu. Perda é sempre irreparável, mas seu nome e seu trabalho estão gravados na Memória do Teatro Brasileiro. Axé Aderbal. 

MIEKO KAWAKANI, AUTORA DE PEITOS E OVOS

Vamos lá moçada. Ataco de crítica literária, dessa vez. Literatura japonesa me surpreende sempre. Li alguns livros, todos muito impactantes. Dois me chamaram a atenção devido ao tema. Pessoas descendentes de espermas e óvulos sem rosto, buscando seus possíveis doadores. Me tocou fundo, eis aí a finalidade de uma boa literatura: tocar o leitor. Eram uns infelizes criados em laboratórios, carregando uma carência sem fim. Não me lembro o título do livro. Agora, em PEITOS E OVOS, o desejo imenso da personagem em ter um filho por doação de esperma. Incrível. Gostaria de saber se isso é um fato corriqueiro no Japão. De aumentar a população? Não importa de que meio. Enfim, o livro é pesado porque traduz a solidão e tristeza da personagem. Ela envelhece sozinha, tem muitos pontos passíveis de reflexão e a genialidade de Mieko nos passa esses sentimentos com grande maestria.

OZONIOTERAPIA E A VACINA CONTRA COVID... ENQUANTO ISSO NA REPÚBLICA PAULISTA FEDER FAZ UM GOL CONTRA.

Olha aí gente, o Lula se aproximando das ideias negacionistas do governo anterior. Não vamos esquecer do amor pela Rússia pelo ex-presidente e o atual. É inaceitável, simplesmente.  Já em São Paulo, o estado mais rico, mais desenvolvido dessa república retalhada, o secretário de Educação também mal jogador, mete bola na trave. Na hora em que ela ia entrar um recuo patético para explicar o inexplicável. Dizem que  o governador paulista, um carioca que caiu na pauliceia de balão foi o melhor aluno do IME. Como pode se alinhar com Bolsonaro? É inteligente na mente e no resto? Será que não enxerga o equívoco brutal a que se submete negando a ciência e a democracia? Não entendo. 

DESPERCEBIDA e O PODER E A LEI

Eu não sabia que havia diferença entre despercebida e desapercebida. Você sabia? Nunca é tarde para aprender. Quero falar do excelente thriller sul-africano Unseen na grade da Netlix. Uma mulher pobre, faxineira que acaba se envolvendo em assassinatos por força das circunstâncias. O roteiro é enxuto, os atores competentes, a protagonista é ótima, com um rosto expressivo, e a trama me envolveu tanto que me vi totalmente envolvida com as cenas que viriam a seguir. Recomendo vivamente. São apenas 6 episódios.   Já o Poder e a Lei está na segunda temporada, um tema que me atrai - tribunal, advogados e boas defesas. É passado na sunny California, e os embroglios muito interessantes. Quando o roteiro é bom, e os atores sabem o que estão fazendo, o resultado é ótimo. Passa por lá, ainda mais quando o tema é gentrificação. Tão em moda.

PAI QUE DEIXA FILHO DE 11 ANOS PILOTAR AVIÃO ENQUANTO SE EMBEBEDAVA É SURREAL

É extraordinário esse fato. Que homem era esse? Acho que o destino dele foi certeiro, pena que levou o filho com ele.  E o outro, que dirigia o carro sentado em cadeira de praia. Tirou os bancos e se instalou no veiculo pensando que estava de frente para o mar. Só pode. Como tirar os bancos, que foram pensados e colocados para veículos, e colocar cadeiras de alumínio? Veículo aprendido, como também a carteira de habilitação. Que mundo é esse?  

ESSA PEC DA ANISTIA ME DÁ VÔMITOS

Está no jornal de hoje- o Globo de 1º de agosto deste glorioso ano- e tive nojo, muito nojo. O sistema presidencialismo de coalisão tem que ser jogado no lixo. Os congressistas embolsam muito dinheiro, muitos partidos, e não há fiscalização. Só no Amapá, um estado pobre do norte do Brasil, foi destinado verba para comprar carros acima de 200 mil reais e 150 mil. É de matar. Imagino que todos no Amapá são instruídos, a Escola Pública bomba e a Saúde é exemplo para o país. É isso mesmo? Claro que não. Mas não é o estado de Alcolumbre? Me corrijam se estiver errada. Essa dinheirama tem que acabar pra ontem. Não se pode mais conviver com essa barbárie econômica que enchem os bolsos dos parlamentares e o povão fica chupando dedo.

LULA E JANJA X EX-PRESIDENTE E EX-PRIMEIRA DAMA

Você pode ser de direita, evangélico teleguiado de Malafaia e correlatos, mas se você possui discernimento terá que concordar que o governo de Lula se distancia a cada dia mais do descalabro que foi o do seu antecessor.  Pra começar nas relações conjugais. O respeito e carinho entre o presidente e sua mulher.  A ex do governo anterior custou a aparecer. Mudou a cor do cabelo logo logo depois da posse, e me pergunto a razão. Tem coisa aí. Parecer recatada? vai lá saber. Me lembro vivamente de suas aparições clamando por Jesus de Nazareth e se jogando no chão para rezar, credo. André Trigueiro no seu Instagram de hoje publicou: Tratar bem as pessoas  é melhor que publicar versículos bíblicos diários que você não pratica. É isso. E o povo  foi bem tratado no governo anterior? Morreram milhares de pessoas pela Covid porque o maridão se recusou a reconhecer a pandemia. E a questão das armas? no liberou geral o número de assassinatos neste país de meu deus subiu escandalosamente. O ex-presid

OS SPAMS NOS CELULARES

É simplesmente abusivo e também inacreditável o número excessivo de robôs utilizados para infernar a vida dos usuários de celular, que cá pra nós, são milhões de pessoas. Não sei como isso é gerenciado nos outros países, mas é um inferno em terras tropicais. Tenho no meu aparelho o registro de 24 chamadas por dia, o que convenhamos, é muita coisa. Toca a toda hora. Como disse, INFERNAL. Quem são essas pessoas atrás desses robôs? Qual é a verdadeira intenção? Parece até o caso Marielle.  Quem está por trás da morte da vereadora? Ronnie Lessa e robôs são os executores, mas e a face por trás?  

ANVISA X CANNABIS

Na contramão do progresso a Anvisa proíbe importação Cannabis. O óleo continua vigorando, mas in natura o Cannabis é proibido. Isso é de uma hipocrisia gritante. Hoje se paga caro para usar o Cannabidiol: a filiação obrigatória à uma associação, mais o custo do remédio pesam no  bolso. Como usuária só tenho a agradecer a sugestão de uma amiga sobre o uso do Cannabidiol. Graças a ela, entrei no circuito e posso dizer que tive grandes melhoras. Tenho dor crônica. E qual é o problema do Cannabis in natura? Não entendo. 

ESTÁ NO JORNAL: PAI E FILHA AGRIDEM MÉDICA e EM ACESSO DE FÚRIA QUEBRAM VIDROS NUM HOSPITAL PELA DEMORA EM SEREM ATENDIDOS. UMA IDOSA MORRE.

E claro, pai e filha foram presos. Mas, podemos refletir. Hoje em dia ir ao médico, mesmo com hora marcada, se espera no mínimo 1 hora e meia. Eu sempre me desespero. Imaginem num hospital? Não é para sair matando ou quebrando salas de atendimento pela espera, mas que é afrontoso, é sim. Minha última ida ao médico houve espera de duas horas e meia. Reclamei com o médico e ele me aconselhou a mudar o dia. "Segunda-feira é um dia difícil, venha numa quinta". Ainda não voltei. Estamos doentes. As tragédias se sucedem e são as mesmas, dia sim, dia não.