SE O PODER PÚBLICO NÃO DÁ JEITO, OS JUSTICEIROS CARIOCAS DÃO. A ESCALADA DA VIOLÊNCIA DESDE OS ANOS 70.

A cidade do Rio de Janeiro é assolada pela violência desde os anos 70 do século passado. Tudo começou com os pivetes, jovens adolescentes, saídos da infância, que roubavam cordões da turma que caminhava na orla da cidade. E também escalavam ônibus para roubar cordão de quem se sentava na janela. Eram presos e logo soltos. Pela lei.
Depois veio o Esquadrão da Morte junto com o crescimento das milícias, grupo da PM que nas horas vagas "ofereciam" proteção aos moradores dos bairros periféricos. E agora os Justiceiros. O poder público se mostra ineficaz DESDE SEMPRE. Os governadores foram péssimos. Brizola proibiu a PM de subir os morros. A droga proliferou legal nessa época e com o passar do tempo, bandidos ocuparam cargos elegíveis, e voilà  a cidade se tornou muito perigosa. Algo como Medelín, a cidade colombiana.
Ninguém aguenta mais. Pessoas sendo machucadas, mortas e esses infelizes saírem ilesos com o celular roubado nas mãos ou a bicicleta ou mesmo apenas vítimas de ocasião para uns socos do "valentão bandido" para a câmera do prédio vizinho filmar. Aqui em Petrópolis essa notícia animou. O petropolitano sabe que se começarem roubos correndo à solta, o turismo é prejudicado, então a PM local atua para inibi-los e parece que se sai bem. 
Quanto aos Justiceiros, essa turma que sempre existiu, mas agora mostra a cara de novo, é preocupante. Não é bem assim que se combate a criminalidade, mas ninguém consegue resolver o problema há bem mais de 35 anos, eu diria.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

ITAIPAVA EM CHAMAS EM MENOS DE UM MÊS

A HARMONIZAÇÃO FACIAL DE FERNANDA TORRES FOI ESPETACULAR