O QUE ACONTECEU EM PARAISÓPOLIS NOS DEIXA ENVERGONHADO
O país e seu povo podem ser chamados mesmo de selvagens. Não adianta mesmo tampar o sol com a peneira. As mortes nos presídios do Pará, Ceará, a dizimação programada dos índios, as balas perdidas que matam dezenas de jovens nas periferias da cidades, e agora, jovens mortos pisoteados pela PM paulista na favela de Paraisópolis, com o governador apoiando a ação. E ele quer ser presidente da República, meu deus!!!!
Os bailes de forró, pancadão são populares nas periferias de qualquer cidade brasileira. Pessoalmente não gosto da batida, é chamado também de Pancadão, acho de uma vulgaridade sem limite as danças das meninas, com os traseiros para a platéia simulando ato sexual, enfim, para mim é o extremo do mau gosto, mas não sou da periferia, sou classe média, burguesinha como eles provavelmente me chamariam, e eles precisam de uma identidade própria, para se diferenciarem de alguma maneira, já que são invisíveis para o poder público, e também para a sociedade.
E a PM entrou na favela quando acontecia um baile, som altíssimo, como é de praxe, e encurralaram alguns jovens, que sem ter por onde fugir, acabaram mortos embaixo dos coturnos militares. É de doer, é revoltante, é injurioso e todos os adjetivos que possam caber aqui para corroborar a atitude catastrófica desses policiais, pagos por nós, para defenderem a população, e não para ajudar a exterminá-la. Baile funk tem droga? tem. Vendem álcool em excesso? vendem. Aliás, o jovem brasileiro bebe tanto quanto um adulto. Álcool é droga permitida, então vamos lá, encher a cara, a sociedade permite.
Pessoas da comunidade alarmadas com o que viram deram a sua versão. Outras reclamaram do som alto e da confusão que fica nos dias de baile. Quer dizer, favelado mora mal e tem que conviver com as drogas que circulam por lá, com o barulho infernal, e com os bailes funk? Cadê o poder público para dar dignidade ao pessoal?
Leio que os bailes funk acontecem por falta de lazer para os jovens.
Amigo me manda mensagem dizendo que o pancadão prosseguiu por mais 5 horas depois da tragédia. Será que a turma do palco se lixou para o que aconteceu, não soube, ou o acontecido não significa nada de relevante para eles. Fico com a segunda opção. Mas, pode também ser a primeira ou a terceira.
Comentários