NOSSAS NOITES E DESCALÇOS NO PARQUE
O que elas têm em comum? os mesmos atores, agora setentões.
Em Descalços no Parque, baseado na peça de mesmo nome de Neil Simon, um nome constante nas peças e filmes americanos na década de 60, Jane Fonda e Robert Redford, lindíssimos e afinadíssimos contracenavam nessa comédia urbana, bem ao gosto americano. Divertida, mas revendo-a agora me soou tão bobinha, com Jane posando mais do que atuando. O tempo é implacável.
Já em Nossa Noites o mesmo casal mostra o que aprendeu nessas décadas de ofício. A história conta a vida monótona de um setentão,depois que a mulher morre, e de sua vizinha, também sozinha, numa pacata cidadezinha americana. São velhos conhecidos e sempre moraram no mesmo lugar, até que ela se enche de coragem, vai até a casa dele com uma proposta singular: que durmam juntos. Ela tem problemas para dormir, assume que ele também tenha, e por que não dividirem a solidão, cada um acompanhando o outro justo numa hora em que muitos temem o pior. Esta última frase é minha, mas que reforça a proposta do personagem. Jane Fonda foi brilhante nesse pequeno monólogo. Para nós que temos quase a mesma idade dela, entendemos perfeitamente o proposto, ainda mais quando ela diz que é "sem sexo". Bem, o filme é gostoso, e fiquei triste e feliz ao mesmo tempo depois de ver atores tão queridos contracenando juntos, e ainda tão cheios de energia para o ofício.
É bem verdade que Redford envelheceu pessimamente. Sua pele enrugada lhe dá aparência de ameixa seca, e as plásticas faciais de Jane a desfiguraram e muito. Entendo, no entanto, que para continuar no show bizz as atrizes fazem concessões faciais que ao invés de as melhorarem, só pioram. Quanto a Redford não tem jeito, mas quando me olho no espelho, também vejo os estragos do tempo. Mas, ainda é a melhor alternativa.
Comentários