O SENADO FAZ FALTA?
É muito bom que as crises do Senado estejam vindo à tona. E fato é que nas outras Casas o procedimento é idêntico: a farra com o dinheiro público, o número desmedido de assessores para porra alguma, vantagens que já deveriam ter sido cortadas há muito tempo, como auxílio moradia, passagens éreas em profusão, apadrinhamento para cargos públicos, ajuda gasolina, escola, correio e etc, e etc, e etc. Devemos isso ao nobre Juscelino que para incentivar os barnabés a se mudarem para o planalto incentivou a dobradinha, e brasileiro, que tem vocação para o roubo, o jeitinho, a malemolência do cafajeste, foi aprimorando, aprimorando, e eis o que aí está.
Leio algumas opiniões sobre a necessidade ou não do Senado continuar existindo como instituição pública.
- O jurista Dallari defende a extinção do Senado e a adoção do sistema unicameral, por meio de um plebiscito. Ele diz que há trê modelos básicos de constituições (isso entre outras declarações): o americano, o francês e o inglês. modelo inglês está evoluindo no sentido do unicameralismo, e está em vias de extinção, a Câmara dos Lordes. E que a Constituição brasileira é baseada no modelo americano. Em 1787 a Convenção de Fildadelfia que criou os EUA, os convencionais eram senhores de escravos do sul dos EUA, uma vez que o sul era escravocrata, por conta da agricultura e o norte já vivia do comércio, início de industrialização e não usava mão de obra escrava. Daí surgiu a ideia de criar um segunda câmara, revisora, na qual todos os estados teriam representação igual. E durante 80 anos o Senado dos EUA impediu a abolição da escravatura. Só que o Senado americano em nada se compara ao seu igual daqui dos trópicos.
- o historiador Marco Antonio Villa, a crise no Senado é estrutural e, portanto, não justifica a extinção da Casa. Mas deveria se extinguir o cargo de suplentes.
- O cientista político Francisco de Oliveira, um país com as dimensões goegráficas do Brasil e diversidade cultura, homana e econômica, o Senado é necessário para reequilibrar o jogo político num país tão grande. Acha também que a solução para essa crise é de médio prazo e depende dos partidos políticos. (na minha opinião, se despender de partido político, tudo vai continuar na mesma).
- O coordenador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e fundador do Fórum Social Mundial, Francisco Whitaker , defende uma reforma política de iniciativa popular como saída para o baixo nível de ocupantes do Congresso, Para ele, os políticos eleitos no atual sistema não têm interesse em mudar as regras de um jogo que estão ganhando.
É isso aí, moçada, reproduzi as palavras dos entrevistados. Votem. O senado faz falta ou não?
Comentários