A NATAÇÃO NO FUTURO

Li um artigo bastante interessante na parte de esportes do jornal OGlobo sobre o futuro dos nadadores usando toda a tecnologia que tem direito. É aterrador, os atletas vão virar máquinas de produzir recordes e $$$$. Vou transcrever o que li.

  • nadador transumano - vão usar células vermelhas artificiais no corpo capazes de estocar 200 vezes mais oxigênio e dióxido de carbono do que as células vermelhas naturais. Isso significa que o nadador poderá manter-se submerso durante horas, e não mais apenas por minutos, como hoje.
  • óculos digitais- A função dos óculos hoje é proteger a vista do atrito com a água. No futuro, os óculos terão uma tela incorporada, que permitirá ao atleta ver, em tempo real, cada uma de suas braçadas e movimentos. Não será mais necessário o atleta sair da piscina para ver como o seu treino, em vídeo gravado. (isso eu achei legal)
  • maiôs inteligentes -no futuro o nadador usará um maiô programável, que sinalizará quando o movimento estiver sendo feito de acordo com o combinado com o técnico. Materiais elétricos serão desenvolvidos de forma a permitir a transmissão de voltagens eletrônicas, que serão acionadas para comprimir o corpo em determinados pontos, até ele excecutar o movimento com rendimento ideal. Se por um acaso o nadador não obedecer, sentirá uma dificuldade maior na água que atrapalhará a sua performance. (estranho, cá pra nós)

COMENTÁRIO DO RUSSO POPOV, UM DOS MAIORES NADADORES DO MUNDO: Tenho a minha própria pele, não preciso de maiôs.

Para mim, que sou nadadora veterana, isso tudo soa muito estranho. O prazer de vencer, de nadar, está longe dessas invecionices todas. Enfim sou mulher do século passado, essa tecnologia, com certeza, não é para mim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.