DOCUMENTÁRIO SOBRE SINATRA NA NETFLIX É IMPERDÍVEL
Para quem é fã desse brilhante artista, é programa imperdível. Super bem-feito com imagens, e filmes de arquivos, o espectador tem oportunidade única também de ver o desenvolvimento que ocorreu nos EUA depois da segunda grande guerra. A pobreza periférica está presente, principalmente em Hoboken, New Jersey, onde nasceu o cantor de pais imigrantes italianos. Aliá, Frank é bem parecido com o pai, melhorado, quem sabe, pelos ventos e aromas da América.
A pertinácia de quem é gênio de procurar o caminho do seu talento está presente no filme. Frank sempre foi franzino, mas tinha carisma desde sempre. Está lá, na maneira como olha para as fotos, como se posiciona, o sorriso e o à vontade antes do clique.
Com 16 anos, sai de casa e da escola e sai para cantar. Começa aí sua trajetória que os arquivos inseridos no documentário nos vai mostrando a cada fase. Mostra também a jovem Nancy Barbato, filha de imigrantes como ele, e o namoro começando. Quando se casam, ele já é conhecido.
Sempre me impressionei com a histeria das pessoas quando vêem seus ídolos, e neste documentário é mesmo de arrepiar. Como pode?
E lá foi ele crescendo em importância, veio a fama, o poder, foi infiel o tempo todo, muitas mulheres entraram no circuito, o país também foi crescendo, virou potência, vamos lembrar que Sinatra era de 1915, e o documentário mostrando tudo, os Kennedies, Nixon, a Mafia, e Sinatra envelhecendo principalmente quando se confrontou com Mia Farrow. Interessante o autoritarismo presente ao exigir que ela abandonasse a filmagem do Bebê de Rosemary, de Polanski, para filmar com ele. Até os ídolos baqueiam, afinal ele era de 1915. Choque de gerações. A mãe de Mia, fez um comentário sarcástico quando do casamento da filha com ele, principalmente por conta da diferença de idade. Acertou quando se casou com Barbara Marx.
Enfim, muitas canções, nosso maestro soberano Tom Jobim aparece tocando e cantando com ele, vemos também como era bilionário, com avião, casa em Palm Springs, e as canções, lindas, tão espetacularmente interpretadas por ele. Um artista que realmente levou sua carreira a sério e que sempre procurou se reinventar. Amei.
Comentários