NÃO ENTENDO COMO AS NOVELAS RESISTEM NO BRASIL

Já assisti a muitas novelas, embora há muitos anos só assisto no canal Viva quando o autor e elenco me motivam. E dou muitas risadas. Está bem, novela é entretenimento para o povo. Foi assim que começou, quando não havia tevê a cabo, nem Netflix, Amazon Prime, etc. e tal. Do pobre ao rico todos tinham a telinha dentro de casa, e me lembro bem que Água Viva de Gilberto Braga e time, foi vista, pela primeira vez declarada, pela elite do Rio. Gilberto frequentava as altas rodas e muitas socialites o conheciam.
Hoje não entendo direito o que se passa na tela. Zapeio com  o controle, dou uma espiada e vou direto para a Netlix.
O ator, a atriz, depois de muito tempo fazendo o mesmo personagem, e passando por diversas plásticas que os desfiguram, começam a ficar quase caricatos. Eliane Giardini com  aquelas intervenções todas ficou irreconhecível, idem para Arlete Salles e agora Juliana Paes, que mais parece uma Frida Khalo dos trópicos. E a trama, continua com os mesmos ganchos, os mesmo closes tenebrosos, enfim, um ranço antigo até de atuação quando se compara com as séries. Para dar um exemplo brasileiro: Sob pressão e muito bom.
Faz bem Juliana Paes falar em aposentadoria. Gosto da atriz pelo seu comportamento, mas confesso que todas as vezes que a vi atuando, a risada o tempo todo é o que ficou gravado na minha mente. A atriz ri mais do que representa. Quer dizer, para mim é cansativo.. Regina Duarte também me incomodava apesar de ser atriz genial. Talvez a voz desagradável, os meneios de cabeça, o sorriso o tempo tooodo, enfim, não aguentava muito tempo. Os atores precisam reciclar, passa por novos desafios, sei lá, embora estejamos no Brasil e não no EUA onde a produção cinematográfica é imensa.
Se querem novela, que se diminua o tempo, consideravelmente. Um roteiro mais amarrado, ganchos fortes, sem barriga, e inovação, fundamental. Esses closes cruéis que mostram até as espinhas também é desnecessário. Não vejo isso nas produções estrangeiras. Nessas, a câmera é mais elegante do que a praticada no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.