PRO DIA NASCER FELIZ
Também é um documentário sobre escola no Brasil. Filmado por João Jardim ele passar não só por escolas públicas como também por escolas particulares. Estava lá o Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro. A diferença para o filme francês- Entre les murs - é que os alunos são brasileiros, a cultura é a mesma porém a semelhança, pelo menos nas escolas de periferia, é que eles não vão chegar a lugar algum. Os professores daqui e os de lá professam diferenças abissais. Enquanto que os de lá se esforçam e mandam ver, as daqui, pelo menos uma, deu uma declaração bem real e sem maquiagem- "Os alunos não se interessam, porque eu vou me interessar, eles não estão nem aí pra aprender, e eu faço como os outros, saio mais cedo e liberto a turma. Sexta-feira então, é um dia morto. Ninguém vem, porque vou me incomodar." Bem, não me culpem se não reproduzi as palavras ipis literis, mas foi mais ou menos o que ela disse olhando para a cânera e rindo sem graça. A mensagem foi essa.
Bonito foi ver a garra de alguns alunos vencendo essa barreira de miséria e de descaso que cerca o ensino no Brasil. Uma menina de Pernambuco, declama poemas lindos e vai para escola, em outro município, de ônibus com mais um bando, porque ela quer vencer. E vence, se formou na Escola Normal. E tem outros iguais a ela.
As escolas públicas caindo aos pedaços é uma infâmia que devia nos envergonhar. O governo, o estado e o município não estão mesmo interessados em mudar o quadro. Os professores não estão qualificados, o salário nesses lugares é pior do que aqui, e é de vomitar ao se ver as instalações sanitárias. Coco, falta de papel higiênico, sem porta, como é que alguém pode aprender algumas coisa quando falta tanta cidadania. É um caso de polícia e que me deixou bastante deprimida.
Já a classe alta de nossos alunos enfrentam outros tipos de dificuldades, que talvez aqueles alunos pobres teriam dificuldade de entender. Os de lá que querem estudar falam com otimismo e esperança, quando tudo em volta diz que não, mas eles estão lá. Fico mais com o lado de lá.
Comentários