THE POLITICIAN
Uma série da Netflix, cuidadosa e excelente. Traz Gwyneth Paltrow, cada vez mais parecida com a mãe, o que não era, quando apareceu pela primeira vez em telas cinematográficas, e Jessica Lange, como sempre um espetáculo de atriz.
Um rapaz adotado por uma família riquíssima tem pretensões a se alçar a presidente. Tem dois irmãos horrorosos, burrinhos, kkk, e assim vai o roteiro, bem alinhavado mas, carregando nas tintas dos esteriótipos apresentados, sem que isso tire o brilho do seriado. Os americanos escancaram o bom e o ruim de sua democracia, sem problemas.
A narrativa é moderna e cabe tudo ali, nas altas esferas de uma sociedade sofisticada. Levei um susto quando a câmera passeou por dentro dos aposentos. É impensável, para não dizer incomensurável principalmente para quem mora nesse país abaixo do Equador. Está bem, é um filme, mas mesmo um filme se aproxima da realidade. Muito luxo, cafona sim pelos excessos, mas uma atração a mais.
O ator, Ben Platt, é sensacional. Magérrimo, o perfil é tão fino que parece que vai quebrar, um tanto andrógino, possui um frescor artístico impressionante. A turma toda é ótima. Fico sempre impressionada com os atores americanos, que estudam arte dramática desde sempre nas escolas. É DNA herdado dos povos colonizadores. Gente, vou deixar claro que adoro os nossos atores também, até porque não temos essa tradição artística nas escolas (acho que algumas já têm), e que são capazes de atuações antológicas. Cito Fernanda Montenegro liderando essa lista tão grande.
Os diálogos são ágeis, e as situações verdadeira lições para nós que começamos a entrar num obscurantismo bolsominiano. Vale a pena assistir.
Comentários