ASSALTOS NA RIO MAGÉ, UMA CONSTANTE

Um casal de amigos, moradores em Araras, foi assaltado num domingo, às 11:30 quando voltavam para a Serra. Os bandidos levaram absolutamente tudo, deixando trocadinho para o táxi. Semanas depois, ouvi o mesmo relato. Outras pessoas, o mesmo procedimento. E todas as vezes, sempre escuto sobre esse modus operandi na Rio Magé, até que alguém me encaminhou uma reportagem do portalgiro de Petrópolis falando sobre a mesma coisa. 
Duas perguntas me assaltam:
1- Alguém acha que a Polícia não sabe desse ocorrido, quase uma rotina?
2- Se sabe, por que não toma providências?
Viver no Rio de Janeiro não é para principiantes, e sim para profissionais. Assisti de camarote uma cidade com uma topografia invejável, estar desmoronando há mais de 30 anos, quando a violência começou na orla da zona sul com os pivetes. Como não fizeram nada, ou se fizeram, foi muito pouco, a violência veio se estabelecendo aos poucos, com os arrastões nas praias, roubo de cordões - as mulheres usavam cordões de ouro, brincos, etc... pelos mesmos pivetes, eles chegando ao cúmulo de pular nas janelas dos ônibus para roubar esse tipo de joia. E mais uma vez, ausência total do serviço público. E claro, os bandidos perceberam que roubar, assaltar é muito fácil, foram se tornando mais ousados, violentos, e nada das autoridades fazerem qualquer coisa. O resultado está aí.
O Rio de Janeiro está marcado pela violência, pelo desleixo. A explosão demográfica, a desigualdade social cada vez maior também favorece esse tipo de comportamento. E mais uma vez as excelências que pilotam a cidade nada fazem. Bem, agora temos um governador que diz que que bandido tem que ser abatido, e nisso mata-se crianças, adolescentes e quem tiver na frente. Sem falar na péssima pontaria dos policiais, que num mundo de bala perdida quem perde é o cidadão da vez. Lamentável.
No Rio de Janeiro, no Brasil, portar celular é risco iminente, de assalto ou de morte. Só mesmo neste país execrável onde o povo não tem segurança para andar, de ter celular ou de possuir carro. Bandidos assaltam qualquer um, do pobre ao rico, a qualquer hora do dia, em qualquer lugar.
Pessoalmente acho espantoso turistas ainda virem para o Brasil. As praias gregas, da Tunísia e sem falar em Ibiza são espetaculares, e ninguém vai te assaltar se estiver usando o celular, ou roubando no preço do que for consumir.
Ou se combate o crime de verdade, com inteligência e estratégia, ou cada vez mais vamos para o abismo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

ITAIPAVA EM CHAMAS EM MENOS DE UM MÊS

A HARMONIZAÇÃO FACIAL DE FERNANDA TORRES FOI ESPETACULAR