O ESTRAGO QUE A ILUMINAÇÃO DE NATAL FEZ NOS JARDINS E PARQUES DE PETRÓPOLIS
Foi através de uma foto no jornal Tribuna de Petrópolis, que vi o horror que ficam os jardins do município, depois que tiram a iluminação de natal que deslumbra tantos que não talvez não vêem como o município precisa de tantos outros cuidados. Não sou contra os festejos e muito menos de luzes para enfeitar uma cidade, mas pela foto que vi, me pergunto qual o real benefício que as luzes trazem para a cidade. O comércio se beneficia? os hotéis e pousadas lotam com o turista? O centro da cidade se torna a Suiça tropical, pelo menos durante os festejos? Ou se torna Gramado, para chegar mais perto da realidade dos trópicos?
A mesma coisa acontece com a festa da cerveja. Carros estacionam aleatoriamente, moradores não conseguem sair de suas casas com seus carros, porque a turma que está enchendo a cara, deixaram seus carros parados nas frentes das garagens. Sem falar na urina, irrigando árvores e muros.
Petrópolis já foi muito encantadora, hoje é um município que precisa de cuidados e ordem, coisa que as autoridades locais nem devem saber o que significa. Com o clima ameno, as hortências poderiam voltar a enfeitar as bordas do rio que corta a Rua do Imperador, assim como assorear o rio. Isso é apenas o que me ocorre agora. Mas, tem muito mais.
Dois incêndios quase que simultâneos na Rua do Imperador. Destruição total. Me pergunto se existem vistorias, um cuidado com as instalações elétricas, e parece que não, porque se ao levantarmos os olhos, veremos o emaranhado de fios em postes pela rua, e por todo o lugar, o que atesta nossa incapacidade de desenvolvimento. Pelos fios expostos, pela desordem urbana, pelo caos quando das festas, merecemos o título de subdesenvolvidos, sim senhor.
Comentários