A PROVA DE FOGO


O texto é de Consuelo de Castro e a direção de Vera Fajardo. Ficou em cartaz quatro quartas-feiras na Casa da Gávea e existe a possibilidade de uma temporada no início de 2010 às quintas-feiras. Participei um pouquinho desse grupo e fiquei encantada com a turminha que ensaiva sob a batuta da Vera. No programa estou citada como assistente de direção, todavia confesso que fiz muito pouco. Quando a Vera me chamou o espetáculo estava de pé precisando apenas de uns acertos aqui e acolá. Mas fiquei muito feliz de estar com ela e com eles.
O que Consuelo fala no seu belíssimo e forte texto, eu vivi cada momento. É uma parte da história da minha geração: a ocupação do prédio da USP às vésperas da promulgação do AI-5. Um bando de estudantes ingênuos e idealistas achavam que podiam resistir e chamar a atenção da sociedade e do governo para as mudanças que tinham na cabeça para um Brasil melhor. E a turminha no palco encarna com talento, vivacidade e emoção aquilo que nos vivemos quarenta anos atrás. Ôpa, tudo isso, já?
O elenco brilha, cada um tem seu momento muito especial, e não posso deixar de citar um, pelo menos, que me emociona, sempre, que o vejo no palco, com sua voz peculiar e sua  beleza poderosa: Igor Vogas. Me foi dito que o personagem dele foi calcado no Zé Dirceu. E ele parece o Dirceu, olha que coisa. A música de Pedro Logän é ótima, além de ótimo ator o danado é um músico e compositor de primeira, e a trilha sonora escolhida pela Vera, aliás sempre de um bom gosto ímpar. Foi escolha dela a trilha sonora da peça em que atuou: A Tartaruga de Darwin. Falar da direção da Vera é um capítulo a parte. Dedicada, meiga e nada autoritária levou aquele elenco na palma da mão e fez uma direção segura e competente. Devia se dedicar também a isso.
Encabeçado por Igor Vogas, Mariela Figueiredo, Maria Ana Caxe, Lucas Gutierrez, Daniel Lopes, Camila Moreira, Kalisley Rosinski, Victor Gorgulho, Renan Mattos e Pedro Logän são nomes, que com certeza, vão brilhar por aí.
A gente sai do espetáculo sob forte impacto. Valeu a pena.

Comentários

Unknown disse…
Maria Alice querida!
Estive fora esses dias e acabei de ler o post (vi seu recadinho na caixa!!!). Que delícia de texto!
Vamos voltar mesmo dia 14. Uma alegria!
Nos vemos lá, sim?
beijos,
Camila.

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.