Postagens

Mostrando postagens de julho, 2024

LULA CORRE O RISCO DE JOGAR SEU LEGADO POLÍTICO NO LIXO AO SER CONDESCENDENTE COM MADURO.

Maduro é um extremista violento, autoritário e se lixa pro que pensa Lula. Não é isso? Pelo menos é o que leio. Os venezuelanos, saturados de tanta miséria, desta vez protestaram, e estão morrendo... mas, resistem. Pobre Latin America. Temos Bolsonaro, Milei e agora Maduro. Celso Amorim deveria voltar para a casa, e o Brasil começar a vigiar, de fato, as fronteiras. E restringir produtos à Venezuela. Que se danem eles. Ou, fechar a boca. E me vem à cabeça a frase do Rei de Espanha para Chávez,  POR QUE NÃO TE CÁLAS? 

O SABOR DA VIDA, NO PRIME

Recomendação da amiga Rita. O filme francês, capitaneado pela extraordinária Juliete Binoche, cujo avô materno era brasileiro, nos seduz de imediato. Se passa quase todo na cozinha de um chef famoso dos idos de 18... e ela é sua ajudante e também namorada amante. Ela resiste ao casamento oficial, enquanto prepara iguarias suculentas, apreciadas pelo pequeno grupo de amigos de seu "patrão". O que me cativou foi a delicadeza do roteiro, do começo ao fim. Tudo rola num clima calmo, com as mulheres cozinhando MUITO. A relação de respeito e confiança é muito bem delineada, e o final surpreende. Não vou dar spoiler, mas passe por lá. Filme gostoso de ver, um bálsamo para o nosso intelecto. Viva à delicadeza das relações.  

NO JORNAL: EMPRESAS INVESTIGADAS SÃO CONTRATADAS POR PREFEITURAS DO RG PARA REPARAR DANOS CAUSADOS PELA CHUVA

Não dá gente para acreditar que esta merda de povo vai contribuir para que esse país chegue a algum lugar melhor. Não vamos, a roubalheira é geral, institucionalizada, há milícias comandando regiões, brasil afora, sem falar no comportamento suicida e assassino de motoristas por vias públicas, etc. etc. etc. Tudo no jornal. Isso é apenas o cardápio de hoje. E ainda tem o sigilo de 100 anos dos presidentes da República, passando por governadores e a ameaça de assassinato da deputada Talíria Petrone, de Niterói, por um bandido, ofendido por ela ser mulher e pré candidata a prefeitura. Vergonha.   

NOSSOS ATLETAS BRILHANDO, MAS O ÍNDICE DE MEDALHAS ESTÁ BEM BAIXO.

Rebeca Andrade e Simone Biles são espetaculares. Suas performances são de altíssimo nível. O Brasil conquista medalha de bronze na Ginástica Artística. Viva, torci muito. Gabriel Medina é um peixe humano furando tubos extraordinários, vai levar o ouro. Sua foto pairando no ar estampa a primeira página do jornal O Globo de hoje. Rayssa Leal levou também o bronze, valeu o empenho. A fadinha é simpática, sorri bonito, e o país a ama. E teve mais, no judô, esporte que não curto nada.  Em se comparando com os States nossos atletas recebem muito pouco pelo que fazem, na natação, então, o patrocínio é nulo, ou quase, daí vemos como se saem mal os nadadores brasileiros. Simone Biles é milionária. Se quisesse parar agora, estará garantida pelo resto de sua vida. Não sei em relação a Rebeca.  O país precisa se empenhar. Roubar menos e fazer mais. Estamos ainda lá atrás da fila. Vamos torcer.

POR QUE A NATAÇÃO NÃO DECOLA NESTE PAÍS?

Porque aqui é o país do futebol. A primeira coisa que me vem a cabeça. Mas, o vôlei é ótimo, seja masculino ou feminino ( idem ao de praia), porém a natação, embora com talentos individuais, não decola. Por isso, gostei de ouvir Joana Maranhão ontem no Ça Va Paris. O Brasil é cercado de água, temos Comitê disso e aquilo, e a natação move-se pouco. Política ruim, dirigentes piores ainda. Vejo os outros atletas, com patrocínios gigantescos, estrutura de acolhimento ótima, darem seus melhores resultados. Por quê não se faz isso aqui? Abro um parênteses pela excelência do Nado Sincronizado. Rebeca Andrade e time estão fenomenais. Rebeca tem segurança, estilo e talento. Simone Biles a respeita e elogia, outra gigante na modalidade. O Brasil conquista suas medalhas iniciais em modalidades que não geram muita comoção, digamos assim.  O skate, até bem pouco tempo não era tão valorizado. Por que? Simples, porque era associado a periferia. Tô certa? Rayssa veio e mudou tudo. Até hoje me lembro d

AIRBNB NO MEU CONDOMÍNIO

Moro num condomínio em Corrêas, Petrópolis, em que a prefeitura não reconhece como condomínio e, sim como loteamento. Este fato acarreta alguns problemas, como não recolhimento do lixo pela prefeitura, entre outros que tais. Pagamos por fora o que deveria ser realizado pelo poder público.  Bem, há casas que são alugadas para festas ou para o AIRBNB, o que também pode trazer aporrinhação para vizinhos que morem no entorno. As reclamações são frequentes e como  a ocorrência é diuturna, a calma e a paciência dos moradores escorrem pelo ralo. Moradores se exaltam, os hóspedes se indignam e fica tudo na mesma. MESMA. O síndico só pode pedir que abaixem o som. Por que? Porque é loteamento. É surreal no meu ponto de vista. Isto é Brasil? É assim que nos comportamos? Festas são obrigatoriamente regadas álcool e drogas? Não sei, não peguei essa época. Não gosto dos excessos e não suporto drogas.  Um amigo e vizinho tem casas que oferecem o serviço de  AIRBNB, mas ele estabelece regras: nada de

PEDAÇO DE MIM, NA NETFLIX

Nunca tive o hábito de assistir novelas, mas assisti algumas, numa época em que não tinha outras escolhas. A Globo dominava o mercado e o sonho de qualquer ator brasileiro era entrar na empresa e ter seu polpudo salário no final do mês. Pagava-se muito bem também a figurantes. Quando veio o streaming, tudo mudou. Há, hoje, na Globoplay séries bem legais.  E vejam só, dia desses me deparei com Juliana Paes e Vladimir Brichta estrelando Pedaço de Mim, série de 17 capítulos, longa, tal e qual as coreanas. Dei um crédito e assisti. Bem, Juliana está irreconhecível, magra demais, olhos esbugalhados, e tantas intervenções faciais que penso que se der de cara com ela, com certeza vou me assustar. Mas, amadureceu como atriz e carrega seu personagem muito bem, com  excessos, como gosta a dramaturgia novelesca. Não recomendo a série, embora tenha pontos bem positivos. Vi talentos desabrochando, mas... é dose. O argumento é interessante e expõe caso raro de fecundação. Gêmeos de pais diferentes.

ATAQUE TERRORISTA NA MALHA FERROVIÁRIA FRANCESA

O mundo está mesmo muito perigoso. Para qualquer lado que se vire ou que se olhe, há inundações, queimadas, ataques terroristas, lunáticos que atiram contra presidentes, em escolas, polícia que mata indiscriminadamente, feminicídio, infanticídio, máfias organizadas conectadas, um prato indigesto em várias camadas. Sem falar em presidentes incitando a violência e sendo violentos, vide Putin. Quem serão os terroristas da vez? A França acolhe as Olimpíadas, evento esse que conta com a participação de atletas empenhados em levar o título para casa. A delegação israelense é cercada por seguranças. A coisa está mesmo feia. Vamos torcer para que este belo evento, de "mens sana in corpore sano" seja realizado sem outros grandes sobressaltos. Eu adoro assistir, e sou adepta do lema que me norteou a vida inteira.

LULA LEVOU UM TAPA VIRTUAL DE MADURO

Nicolás Maduro é um tipo que nem merece notícia. Entendo que a Venezuela está no mesmo continente que o Brasil, mas Lula ainda não percebeu quem é Maduro? Claro, que sabe, mas tem o ego imenso em querer ser reconhecido como o Paladino da Democracia no continente. E fica dando opiniões sobre a Venezuela, por exemplo. Nem Maduro nem Milei dão a mínima bola para as pretensões de Lula e fazem joguinho escroto. Estão se lixando. E o pior é que Lula cai como um patinho. Que se dane a Venezuela. O Brasil precisa é ficar atento, assim como Bolsonaro já está de botucas ligadas no país caribenho. Caribenho, né?  

POR QUE A RISADA DE KAMALA HARRIS INCOMODA TANTO?

Posso dar a minha contribuição a esse fato por ter trabalhado muitos anos para o governo americano no Rio de Janeiro. Tinha 22 anos e no meu primeiro dia de trabalho meu pai falou: "tente não rir demais". Olhei-o incrédula, e não segui o seu conselho; quando tinha que rir, ria mesmo. Meu sorriso escancarado não chega aos pés do de Kamala. Depois tive um relacionamento com um americano negro e seus amigos, negros como ele, riam como Kamala. Eu adorava estar com eles. Eram bonitos, as mulheres altas e lindas usavam roupas compridas e coloridas e os maridos, verdadeiros apolos. Jogavam basquete, quer dizer eram contratados por clubes cariocas. Quem ri escancarado nos States são os negros, e talvez por isso incomode tanto os brancos do partido de Trump, como a ele mesmo.  É de horrorizar os comentários misóginos que leio sobre ela. Bolsonaro bebe nessa fonte. Fez bem o líder do partido republicano pedir que não ofendam Kamala. Vamos aguardar.  Nunca vi Obama nem Michele rirem com

MASTERCASA EM ITAIPAVA

A exposição está instalada em uma magnífica casa em Itaipava. São vários ambientes em que o bom gosto e classe imperam. Gosto muito de decoração. Fui com uma amiga que já tinha visto a exposição algumas vezes e se mostrou disposta a ir comigo. Vale muito a pena. Tira-se muitas ideias, bem contemporâneas, ainda mais que esse evento tem um grupo de arquitetas bem jovens e antenadas que marcam sua presença. Mastercasa tem página no Face. Passe por lá.

APOSTEI NA VITÓRIA DE TRUMP SE BIDEN FICASSE NA DISPUTA, MAS AGORA TEMOS KAMALA HARRIS.

Uau. A vice-presidente, candidata a presidência, anda bem de saltos altos, tem pernas fortes, é inteligente, ótima oradora e muito bonita. Ainda bem que Biden foi obrigado a recapitular uma vez que o dinheiro dos doadores foi para o espaço, e a pressão por sua desistência de concorrer. Valeu. Agora é torcer pelos democratas. Penso no horror que seria aqui se Trump fosse reeleito. A família desprezível que já tem Trump como ídolo, teria mais força para continuar a promover distúrbios antidemocráticos.  

SIMONE BILES , DOCUMENTÁRIO

Por enquanto dois episódios sobre esta extraordinária atleta. Ela e Pelé são icônicos pelo seus talentos únicos. Na Netflix. O documentário exalta, claro, as acrobacias da atleta como mostra também sua vida pessoal. Ela conheceu seu marido online e ele confessa que levou um susto, quando se encontraram, por ela ser tão baixinha. Ele diz que não sabia quem ela era, o que duvido um pouco. Ele é bonito, jogador de baseball, e me parecem felizes de se terem um ao outro. Nesses dois episódios não vi o roteiro dos treinos, apenas exibições de sua performance e sua história de vida, nada legal. O pai estuprou a própria filha, mentalmente comprometida, ela engravidou e nasceu Simone Biles. Passou por um orfanato e foi resgatada pelos avós maternos, a quem chama de pais. Ela tem uma irmã, e a família assisti as suas competições e lhe dá um suporte emocional forte. O profissionalismo dos atletas americanos de ponta aliado a ótimos patrocínios, lhes permite desfrutar de muito conforto. A casa ond

O CINEMA TAILANDÊS

Ainda não fui taxada com palavras de ordem por assistir e comentar filmes estrangeiros e nenhuma vírgula sobre os nacionais. Vejo alguns sim, mas confesso que mais os outros. Desta vez, caiu de bandeja esse tailandês, CHEFE DA CASA, na Netflix. É um drama que se desenrola a partir do assassinato de uma magnata, recém-casado com uma empregada, super mais jovem, da casa, que aliás tem mais empregados do que moradores. E o roteiro se desenrola a partir da disputa da herança. Família desestruturada sempre dá bom caldo, c'est la vie."É incrível observar a subserviência das moças em relação aos seus patrões. Inimaginável na minha realidade. A maneira de dirigir lá, é diferente da do ocidente. Às vezes percebia que o ator estava parado e ao sinal de GRAVANDO, ele,  então, se deslocava. Achei graça. Os atores, para mim, não me seduziram. O asiático tem padrões estéticos bastante diferentes dos nossos, e cinema para mim tem a ver com beleza cinematográfica dos atores aliada ao talento,

AI DE TI, COPACABANA.

Granada? Soltaram granada em Copacabana? Eita. Gaza se mudou para a gloriosa cidade do Rio de Janeiro? Aquela que tem como símbolo maior o Cristo de braços abertos "abençoando a cidade"? Chega até ser irônico. A bandidagem, sem controle, está cada vez mais agressiva e dona do espaço. Que porcaria de governança temos, aliás, no país inteiro. Em Direitos humanos e Segurança ao Cidadão estamos mal, muito mal. Não vejo saída. Temos que mudar tudo. Pelo voto? Sei não. O Rio de Janeiro só elege porcaria para o Palácio da Guanabara. Se salva o Eduardo Paes, que se destaca perante a mediocridade reinante.

SEI NÃO, MAS SE TRUMP FOR ELEITO, RECEIO PELA VOLTA DO BOLSONARISMO.

Gosto de comentar sobre política. Não sou especialista, mas sou brasileira e acho que ainda tenho olhar crítico e racional. Quando se vive  tanto quanto eu, o painel que se descortina na minha frente, me dá possibilidades de enxergar mais além, até por conta da vivência e sem partidarismos, e por conseguinte, dar a minha opinião. Trump é escroto, assim como Bolsonaro. São personalidades destruidoras ( 8 de janeiro aqui, 6 de janeiro lá), e só isso prova o que falo. Ambos mentem, e muito, e aqui, a família unida é predatória em todos os sentidos. Os filhos desses líderes seguem a mesma cartilha de papai, mas creio que os daqui são muito mais agressivos e violentos, refletindo a imensa violência, ignorância que reinam no país. Não suporto ouvir a palavra deus em seus discursos, aliás, nos EUA é comum: God save America, In Good we trust. Enfim. Depois do tiro na orelha, creio que Trump vai ganhar de orelhada ( não resisti) e nessa onda o Brasil pode eleger Bolsonaro, embora esteja impedid

LULA TAL E QUAL BOLSONARO

Ler as notícias em mídia confiável, sempre se leva um susto. Nem sei se vou comentar o fato, pois a frase é explícita. Vamos lá, o cabeçalho é o seguinte: "Presidente impõe sigilo de 100 anos sobre dados patrimoniais de ministro." O presidente em questão é Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro é Alexandre Silveira. Tal e qual seu antecessor. Preciso falar mais alguma coisa". País metido à besta, esse nosso, entra governo, saia governo, é sempre a mesma bosta.

PEDRO PELO MUNDO É A MELHOR OPÇAO PARA ROTEIROS TURÍSTICOS.

Gosto também de Ruas pelo Mundo, capitaneado por Rodrigo Ruas. Ambos os apresentadores mostram o cotidiano, fugindo das obviedades, e também se lançando em aventuras perigosas, como comer insetos num país asiático e voar pelos ares. Hoje assisti ao Pedro em Dubai e me surpreendi. Ele trouxe uma visão nova do lugar, diferente do que ouvia até então. É uma cidade fabricada sim, com arquitetura arrojada, um pouco demais? Talvez para alguns, mas eu gostei. Mulheres não são obrigadas a se cobrir, e Pedro conversou com uma brasileira cujo vestido deixava os ombros de fora, e a comissária de bordo me pareceu feliz em morar lá.  Pedro e Rodrigo são impecáveis, muito profissionais e recomendo muito seus programas.  

QUEM VAI TER CULHÃO PARA ACABAR COM AS MILÍCIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO?

Os políticos que infestam esse país são de tão baixa qualidade que o resultado é visível e palpável. O Estado do Rio de Janeiro tem milícias instaladas há décadas. Começou há 45 anos atrás, está no jornal de hoje, que não tive saco para ler, senão fico doente de raiva e impotência, e governadores, prefeitos e outros que tais, Nada, Nada fizeram. E os bandidos, muito mais inteligentes e preparados fizeram a festa. Não vou falar mais. A reportagem está publicada, traz tudo muito minucioso. Muito triste. Não há reversão. Lamento.  

DEPOIS DESSE ATENTADO, APOSTO NA REELEIÇÃO DE TRUMP FOR PRESIDENCY.

Foi um americano, republicado, o atirador solitário que disparou contra o Trump, ferindo um apoiador e matando outro. Não foi um árabe, ou muçulmano, ou latino, foi um americano da gema. Lamento essa violência, realmente inaceitável, mas num país armado e amante de armas, a situação medonha se repete ao longo de sua história. Bolsonaro foi atingido durante passeata e foi eleito. Trump também será.  

UM FILME DELICADO E HUMANO. E VEM DA ARGENTINA.

Gosto demais do cinema argentino. Bons roteiros, atuações e direção. Quem gosta de cinema de verdade, e não para passar o tempo na falta do que fazer, sabe quem é Ricardo Darín, certo? Então, se você se enquadra na primeira opção, tenho certeza que vai gostar, e muito, de GOYO. É um drama leve sobre um sujeito, que tem Síndrome de Asperger, guia de museu, cultíssimo e rico, que se apaixona por uma segurança, mais velha,  que começa a trabalhar no mesmo museu. Não convivo com ninguém com essa síndrome, mas vi o ator encarnar muito convincentemente o seu papel. É um homem muito bonito, o que já é um prazer para nós, que estamos do outro lado da tela, que trabalhou pequenos detalhes da composição de seu personagem. Filme delicado, mostra a preocupação da família, como o seu acolhimento. Uma coisa que me intriga são as madeixas longas de atrizes com mais de 50 anos. Realmente, parecem bruxas. Cabelos longos só na juventude, mulherada. Na Netflix.

ANISTIAR MULTAS DOS PARIDOS EM CERCA DE 23 BILHÕES, INCLUSIVE COM O AVAL DO PT, ME DÁ NOJO.

Então é assim. O parlamentar consegue o dim-dim, descumpre as cotas de repasse do fundo eleitoral, usa o dinheiro para fazer o que quiser, inclusive asfaltar estrada da sua casa até o seu aeroporto particular (um caso, e quantos mais?), depois numa ação coletiva entra com uma Proposta de Emenda à Constituição da Anistia,  que livra as legendas de pagarem multa  por descumprirem as cotas de repasse de fundo eleitoral  a candidaturas de mulheres e negros e tudo bem? Será que não sentem vergonha na cara? Que tipo de gente é essa que infesta o Congresso Brasileiro? Não dá, sinceramente.

O MUNDO ESTÁ UM BARRIL DE PÓLVORA

No meu tablet leio que em Barcelona moradores jogam spray com água em protesto contra turistas. Alegam que o turismo está excessivo, o custo de vida estourou e claro, estão irritados. Em outras cidades espanholas a situação se repete. Em Nova York é proibido aluguel por temporada, deveriam adotar a prática na Espanha, já que estão tão incomodados, não acham? Rússia continua bombardeando a Ucrânia, e dessa vez o alvo foi um hospital infantil. Israel ativa na faixa de Gaza com a participação do Hamas fazendo a mesma coisa em solo israelense. No Brasil facções criminosas dominam a Baixada, que é um lugar horrível sob todos os aspectos, e deve ser por isso que  se instalaram por lá. Não que a zona sul do Rio não tenha bandido, tem e muitos, encastelados nos morros. Secretário de Educação de Belfort Roxo, embolsa 6 milhões destinados à merenda escolar e  quanto outros país afora, que ainda não foram descobertos? Ex-presidente envolvido na nebulosa venda de joias sauditas. Patrimônio naciona

UFA, A DEMOCRACIA FRANCESA VENCEU.

Reino Unido e a França derrotaram o que poderia ser ruim para suas nações. Os povos sempre flertaram com salvadores da pátria extremados. Não foi à toa que tivemos uma novela "O Salvador da Pátria" que fez imenso sucesso e mostrava a mediocridade de líderes populistas. Aliás, esse é o meu medo nas próximas eleições brasileiras. Lula erra enormemente nos seus discursos, e sinceramente não sei, se mesmo com a economia andando bem, ele está fazendo um bom governo. Para mim, não está, e para muita gente também não, portanto o meu medo pode fazer algum sentido. Viva ao povo francês, que se mobilizou rapidamente e derrotou Marie Le Pen. Essa senhora é um pesadelo.  

VÍDEO EM INGLÊS COM LEGENDAS, UM MENINO CHORANDO POR CONTA DE MAIS DESASTRES FUTUROS PELA MÃO HUMANA IMPIEDOSA CONTRA A NATUREZA

Não sei se vocês viram, mas eu fiquei sem palavras, sim, com os comentários. Que os pais exponham seus filhos em redes sociais, não me diz respeito, mas gente... os comentários me fizeram cambalear. A página é de um renomado jornalista, especialista em questões ambientais, com milhares de seguidores. O aplauso à criança foi geral, todos parabenizando o infante, tão pequeno e tão consciente. O menino, choroso à principio, começa seu pequeno discurso contra o que acontece pela mão destruidora do homem, para então, cair num choro. Uau. Preocupadíssimo. Não é normal, primeiro pela pouca idade do menino. Segundo, porque nessa idade acho que nem preocupação existe de fato. Bem, essa foi a minha opinião. Alguém viu?  Greta Thunberg, a sueca engajada com causas ambientais começou seu protesto silencioso aos 14 anos ou 15, esse menino está longe dessa idade.

O DIA EM QUE O REINO UNIDO TEVE UM ASCENDENTE DE INDIANOS NO MAIOR CARGO POLÍTICO...

E não deu certo. Os grandes colonizadores das antigas não davam a menor bola para os colonizados. Tripudiaram da população, roubaram o que podiam, olhem o Haiti, a Jamaica, a América Latina, etc. e tal. E a Índia, terra dos país de Sunak and wife. A China se safou depois de séculos cheirando ópio, e hoje está perto de se tornar uma grande potência, rivalizando com os States, que teve melhor sorte do que nós aqui, no Cone Sul. Sunak é milionário, e pelo que li, sua mulher mais rica ainda. Sujeito franzino, simpático, fiquei surpresa com sua ascendência política, mas desde o início sabia que não ia dar certo. Feeling, you know? Assim como acho que também o país em que vivo está longe de dar certo. Foi eleito primeiro ministro agora, um Sir, vindo da classe operária. Vamos aguardar. E não posso deixar de registrar o pedido de desculpas de Sunak por não ter correspondido aos anseios da população e consequentemente pela derrota. Uma bela lição para os babacas brasileiros, que ao perderem o

UM CORPO QUE GERA, MINISSÉRIE ISRAELENSE NA NETFLIX

É um drama israelense sobre barriga solidária. Um casal que anseia por ter filhos, tenta há 7 anos e a mulher não consegue reter o feto e a outra personagem que aceita fazer parte do processo através da barriga solidária. Excelente. O roteiro explora os conflitos íntimos, os desdobramentos dessas atitudes, e claro, a exposição das dificuldades que todos enfrentamos ao longo de nossa vida. Inseguranças, medos, ciúmes, revanches, enfim, está tudo lá. Atuações impecáveis, e para quem viu Fauda, Lior Raz também está no elenco. Passe por lá, só são 8 capítulos. 

VAMOS ENSINAR AO POVO A PESCAR?

Nada contra o Bolsa Família e outras bolsas assistenciais, mas creio ter chegado a hora de exigir mais, e mudar o funcionamento. Como, exigir mais? Como mudar? Primeiro: temos um povo que se acomodou com as bolsas assistenciais, e não se mexe para ir a luta. Assisti a um documentário francês que focou em famílias que tinham se inscrito no Bolsa Família, e suas casas tinham eletrônicos de última geração. Nunca vou esquecer. Há várias camadas de pobreza, assim como várias camadas de povo, honestos e bandidos, que se aproveitam das benesses de um governo populacho para tirar vantagem. E Lula sabe jogar esse jogo muito bem. Homens que podem trabalhar mas ficam em casa por conta do dinheiro governamental. E mulheres que são máquinas de fazer filhos pela mesma razão. Enquanto isso, a educação pública finge que ensina, as crianças, na sua maioria, são analfabetas funcionais, e sem perspectiva nas suas vidas futuras. E sei bem do que estou falando, é só olhar ao redor. Não há fiscalização algu