O FILME BLONDE NA NETFLIX

Já vi inúmeros filmes sobre Marylin Monroe, um furacão que mexeu com muitos homens ao redor do mundo. É fascinante como as caras e bocas de Norma Jean Baker semeavam o tesão masculino em qualquer lugar aonde ia ou se apresentava. Igualmente fascinante a histeria americana, que vendia ao mundo a propaganda de um povo puritano, civilizado, etc. e tal, em relação aos artistas. Frank Sinatra era outro que arrastava multidões e gritos histéricos. Aqui, no Brasil esse comportamento não era o usual, mas acho que mudou. O Brasil copia muito os EUA.

Blonde é baseado num conto de Joyce Carol Oates e mistura realidade com ficção. Fico impressionada com a facilidade de atrizes se assemelharem tanto a Marylin. Claro, maquiagem, estudo corporal, físico semelhante, e concluo do quanto ela era comum, sem desmerecê-la, tá? Seu corpo era sinuoso, e ela sabia disso. Acompanhei, claro, sua trajetória, e mesmo naquela época observava o quanto de estudado havia na sua pessoa. Adorei Some like it hot, ri demais, era uma boa atriz e tirava proveito de ser sex symbol. Não era a loura burra, muito pelo contrário. Mas, um poço de carências.

O filme me incomodou. Excesso de nudez e aquela cena em que ela fazia sexo oral no ator que encarnava JFK foi de doer. Li que houve constrangimento da atriz, a conferir. Ana de Armas, cubana, seguiu uma interpretação linear, embora seu carisma me prendesse. Incorporou alguns trejeitos faciais de Monroe, principalmente na boca, mas nada além disso. 

Marylin foi infeliz desde que nasceu. Suas escolhas amorosas também não lhe preencheram, queria filhos e não conseguiu tê-los, mãe doente e pai ausente, ufa, nem precisa mais. A transformação de Norma Jean para Maryln não deve ter sido fácil. Submeteu-se sexualmente a diretores para conseguir papeis, prática recorrente aqui para se ingressar em novelas, filmes, mas sua intuição a levou a galgar outros conhecimentos. Enfim, se apaixonou por JFK, e a ingestão de drogas para mitigar o abandono e tristeza que era a sua vida, se encarregaram de levá-la embora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.