COMÉDIAS ITALIANAS DO PÓS-GUERRA SÃO HORROROSAS, AGORA NO NETFLIX, NEM SOFIA LOREN AS SALVA
Sou apaixonada por cinema, e vejo muito filmes e seriados pela Netlix. Ainda não tive coragem para assinar a Amazon Prime porque senão não saio de frente da telinha, e também porque gosto de ler, de escrever, de nadar, de estar com amigos e de malhar. Muita coisa para caber num dia, enfim.
Andei vendo duas comédias italianas da década de 50, uma é Pão, Amor e a outra Signo de Vênus. Na Segunda Guerra a Itália era aliada de Hitler, e acabada a guerra, e precisando se reerguer e se redimir, a Cinecittà entrou em ação.
Esses dois filmes que citei são extraordinariamente ruins, é uma gritaria extraordinária, um roteiro sofrível , atuação primária, a voz de Loren num tom estridente que me incomodou, mas a beleza desta deusa italiana estava lá inteirona, embora isso não bastasse. O que queria dizer é que ela evoluiu e muito na sua carreira, culminou naquela maravilha que é, ou que foi Duas Mulheres, em que despida de todo o cuidado que carrega ao aparecer na frente da tela, deu show de talento. Gosto de De Sica mais como diretor do que ator. É claro que sei que os filmes evoluem, os atores também, Ladrões de Bicicleta é belíssimo, Fellini um gênio, mas esses dois filmezinhos são ruinzinhos mesmo. Mas, pra quem gosta de cinema, vale a dica.
E ai me lembrei de Sassaricando, novela em reprise no Viva. Tancinha, o personagem gauche de Claudia Raia deve ter sido inspirado nessa velhas comédias italianas tendo La Loren como a italianona falastrona e engraçada. Já pensaram nisso? La Raia, alta, exuberante, esbanja sua sexualidade estudada pra cima de Frota, que horror de ator, vestida como uma camponesa (italiana?, feirante paulista?) e com um sotaque pra lá de diferenciado o que causa estupor pois na sua casa, na novela, ninguém fala assim. E fala gritando, mamma mia. Solo lei. Nunca recebi explicação para isso, quem sabe você pode ajudar?
Comentários