ODE SER INCORPORADA À SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA?

Pra começar comecemos com o número de funcionários concursados que trabalham na secretaria e o número de comissionados que nada fazem, mas foram trazidos de mão beijada pelo finado Conde da Oi e que continuam lá até hoje. Pouquíssimos funcionários e um monte de aspones. O que faz o Conselho de Cultura formado por notáveis e que até eu saiba ganham jetons apenas para deliberar sem força deliberativa para nada. Não sei se no Conselho de Educação  procede da mesma maneira, mas se há secretarias de educação e cultura para quê os Conselhos? E vamos pensar nas outras tantas secretarias com seus Conselhos também ganhando seus jetons, por fora. E isso demanda dinheiro, custos, não é mesmo? Quero saber se o governador pensou em excluí-las. 
Aliás, em outras épocas a secretaria de cultura e de educação eram uma coisa só e não havia conflitos, e tudo funcionava. Havia uma biblioteca volante que passava por vários bairros de periferia e os moradores afluíam em grande número e os livros eram devolvidos pontualmente na semana seguinte. Havia também um Instituto do Livro que publicava autores novos, que não têm espaço nas grandes editoras, enfim, eu vi e participei desses incentivos. Hoje o que se vê? A Biblioteca Parque, novíssima e já com problemas. O Estado é pródigo em estabelecer programas de Fomento, financiados por um Fundo de Cultura (?) que não se vê resultado, eu pelo menos não vejo nada aqui em Petrópolis. Petrópolis é um município com vários distritos,  e nesses seis anos que moro aqui não vi um concerto de música clássica no parque exposições, e nenhum incentivo à leitura, dramatização de textos, nada. Há sim, shows de música de qualidade duvidosa no belo Parque Exposição de Itaipava, e exposição de cavalos. Falo pelo pedaço onde moro, mas se aqui é assim, o que se dirá do resto. Na verdade, o Estado inchou para dar assento aos apadrinhados. Não se extingue órgãos porque há esse compromisso obsceno com os políticos aliados e cá pra nós essa turma não entende nada de gestão administrativa.
Tem que fundir secretarias sim, e colocar o que sobra, fora, sejam pessoas ou autarquias, etc. e tal. Tenho horror a quem entra pela janela, sou a favor da meritocracia sempre. Quer trabalhar no serviço público, faça concurso. E sou também pela reforma política para ontem. Há que se acabar com essa política suja de aliados apoiando uns aos outros apenas para ter cargos assentados nos governos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.