O GOLPISTA DO TINDER E INVENTANDO ANNA
Os dois estão na grade da Netflix. E são ótimos. Ambos falam de fraude envolvendo muito dinheiro. O Golpista é baseado em fatos reais, trata-se de um israelense, que se dizia herdeiro de um magnata que comercializava diamantes e que fraudou 10 milhões de várias mulheres que cederam aos seus encantos, que não eram lá grandes coisas, e Inventando Anna é baseada em artigo de Jessica Pressler no New York Magazine, "How Anna Delvey Tricked New York's Party People". Na verdade Anna Delvey era Anna Sorokin, uma impostora russa que foi presa por crime de roubo qualificado, furto de propriedade e roubo de serviços. Esta criatura fez o que quis, uma estelionatária extraordinária.
O Golpista usou uma rede de relacionamentos para os seus golpes. O cara era brilhante, criativo, armava muito bem as situações, tudo real, com fotos montadas em que apareciam sua "família", e as mulheres caíam, direitinho. E eram mulheres europeias, que tinham emprego e certo estilo de vida. Vamos combinar que 10 milhões é dinheiro pra caramba, em qualquer moeda.
Hoje, o jornal O Globo, 13 de fevereiro, traz matéria sobre o assunto, e inclusive de um caso bem sério, envolvendo o Tinder. Uma brasileira de 50 anos se encantou com um sujeito americano que se dizia piloto e "morrreu" em 500 mil reais. Êta, até onde vai a carência para alguém dar dinheiro assim, e acreditando no que é dito. Muito sério isso.
Já Inventando Anna traz a excelente Julia Garner, que ganhou vários prêmios na série Ozark, realmente é brilhante, porque já vi outros filmes com ela e comprovo seu talento. Seu personagem veste a capa de uma herdeira alemã de origem russa, morando em Nova York e com ambições de criar a sua própria fundação, focada em arte, com várias salas cuidadosamente planejadas para atrair os VIPS e sediada num prédio ícone nova iorquino e para isso lança mão de sua perspicácia em enganar e tirar proveito dos outros. Fantástico. É incrível do que a jovem lança mão para bancar seu estilo de vida, sem dinheiro no bolso. Julia tem apenas 28 anos e dá show. Roteiro maravilhoso, super bem alinhavado e coerente.
Comentários