FRAUDE E PRIVILÉGIO, DOCUMENTÁRIO

O que gosto na democracia americana é a coragem com que expõe ao mundo o podre de suas entranhas. Foi assim com Corações e Mentes sobre o Vietnam, Coming Home e tantos outros filmes. Esse, Fraude e Privilégio aborda a corrupção espantosa envolvendo o ingresso dos estudantes ricaços na Ivy League, o conjunto de universidades de maior prestígio do país. Fiquei estarrecida pela quantidade extraordinária de dinheiro que a elite americana se dispõe a pagar por meios totalmente ilícitos para que seus filhos consigam o tal ingresso. Chegando ao cúmulo de ter um sujeito que faz a prova pelo estudante, mediante uma quantia elevadíssima. Suborno e corrupção no mais alto nível, espantoso. Até o genro de Trump é citado, como um estudante mediano que conseguiu entrar em Harvard pela porta dos fundos. O esquema bolado por uma única pessoa funcionou por décadas, e por um descuido é que foi descoberto. É sempre assim, numa brecha que aparece do nada, qualquer plano vai abaixo, nada é perfeito, nada é seguro,  e é assim que é. Fato. Acho uma perversão e uma futilidade usar esse método para assegurar aos filhos um diploma adquirido dessa maneira, Fraude, sim senhor. Uma sociedade capitalista, rica, que 500 mil ou 1 milhão de dólares não é nada, é o que pagam, mais uns milhares. A elite dispõe dessa quantia e continua rica. Interessante saber que os pais querem poupar os filhos de suas decisões ilícitas, não é paradoxal? Ainda bem, que por aqui essa moda não pega, tenho quase certeza absoluta.

Comentários

Documentário pra não se perder! Aqui os caminhos são mais humildes, mas o que de fato acontece nos esquemas de concursos?
Marcia disse…
Aqui sempre soubemos da compra de provas. Não é novidade.
Talvez lá nunca tivesse acontecido.
Corrupção “ all over the world!”
a grande diferença reside nas verdadeiras fortunas que os pais da elite pagam para seus filhos entrarem mas universidades pela quota de atletas, sem nunca terem sido. A fraude tupiniquim existe sim, e all over the world, de maneira bem mais modesta. O que me causou perplexidade foi que este tipo de fraude é recente, como disse Singer há 20 anos. Aqui existe desde sempre, vide concursos públicos.

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

ITAIPAVA EM CHAMAS EM MENOS DE UM MÊS

A HARMONIZAÇÃO FACIAL DE FERNANDA TORRES FOI ESPETACULAR