REVISIONISMO HISTÓRICO
Com a morte estúpida de George Floyd por um policial branco nos EUA, a luta antirracismo tomou uma força monumental. Em muitos países deste planeta pessoas saíram às ruas para protestar, pedindo igualdade, cheios desse preconceito inaceitável que deveria já ter sido abolido há décadas. Foi por lei, mas não por direito.
Neste país abaixo do Equador, a violência policial contra negros chega a ser criminosa. E tanto lá, como cá, os protocolos policiais têm que ser revistos para ontem. Vi pela televisão, mas não aguentei ir até o fim, o rapaz sendo estrangulado em São Paulo. Nem sei mais o que dizer. O que pensar. Este país está abaixo do limite da decência há muito tempo.
E nessa leva, está se derrubando estátuas de personagens históricos americanos, ingleses, que tiveram ligação com o racismo. Como eu disse, chegou-se ao limite. Parece que a tal estátua de Ted Roosevelt na frente do Museu de História Natural, está agora na fase do debate. Não se chegou ao ponto de derrubá-la, embora o tataraneto do presidente concorde que ela possa ser tirada de lá. A história de cada país não começa agora, mas sim de séculos atrás. O homenageado, você concordando ou não, por um momento foi importante para a história de seu país. Churchill , por exemplo, foi um grande estadista, mas era racista, como quase todos ou muitos também eram naquela época, mas nem por isso deve-se derrubar sua estátua, ou pichá-la. Creio que informações sobre o homenageado devem ser postas nas estátuas, ou então fazer como na Rússia, colocá-las em parques. Ou em um museu. Aqui no Brasil está se tendo o mesmo movimento. A estátua do bandeirante Borba Gato e o Monumento às Bandeiras também foram pichados. Nos livros de História do Brasil os bandeirantes são tratados como heróis, desbravaram o interior do país, alargando suas fronteiras, e com isso o extermínio dos índios, tudo a favor da pátria. Será um bom momento também para se rever a História do Brasil e ensiná-la com todos os pontos nos iis. Difícil em tempos fascistas, que não vai durar tanto assim, quem sabe o próximo governo? mas, temos obrigação de saber de verdade a história do Brasil. Não sabemos, não é ensinado nas escolas.
Comentários