RITA X MERLÍ X 13 REASONS WHY , séries da NETFLIX, espetaculares
O que essas séries têm em comum? Escola, jovens, conflitos e nas duas primeiras professores que protagonizam e dão nome ao seriado.
RITA é um seriado dinamarquês que foca uma escola pública num lugarejo longe da capital, e Rita uma das professoras da escola. Mulher livre, rebelde, transa com o diretor ( na sala dele, inclusive) tem um filho gay, uma filha com problemas de aprendizado e um terceiro filho que largou ou estudos para casar e constituir família com apenas 19 anos. Como estamos falando da Dinamarca é interessante salientar o quanto se aprende ao assistir da poltrona os conflitos daquele lado do mundo em que se comparando com o Brasil nem são problemas. A escola é limpa, os alunos exemplares ( salve o roteiro), tem poucos filhos de imigrantes, e Rita é fumante compulsória, o que achei engraçado. No Brasil é impossível conceber um professor fumando o tempo todo na sala de aula.
Rita é protagonizada por uma atriz madura, muito bonita e atraente que está sempre de jeans justíssimos, camisa e blusa por dentro. Não tira essa roupa e ao longo do seriado vemos que é a indumentária que a veste desde a adolescência. Só vamos entender sua problemática quando uma temporada, a última, aborda justamente sua adolescência. Nos é dado assistir a Rita adolescente, agressiva com os professores, com um lar desestabilizado, mãe ausente, pai violento e em dado momento seu pai a manda ir embora. Antes de ir, Rita transa com o pai de sua melhor amiga, perde a amizade desta família e vai embora para o mundo. Entretanto, sua vocação para o magistério é estimulada por um professor que ela odeia. Como são as coisas.
Gostei de ver como as aulas são ministradas. Escola pública, poucos alunos, mas professores criativos e empenhados na política educacional. Os conflitos de integração se dão com jovens imigrantes e é legal o esforço da escola para integrá-los. E outra coisa, os atores usam maquiagem normal o que me agradou. Parecem comuns, gente como a gente.
O conflito de Rita é com ela mesma, quando ela se reencontra com a sua criança, ela supera suas dificuldades e segue o caminho. Aliás, a última cena da série, em que as duas Ritas se confrontam.
O conflito de Rita é com ela mesma, quando ela se reencontra com a sua criança, ela supera suas dificuldades e segue o caminho. Aliás, a última cena da série, em que as duas Ritas se confrontam.
13 REASONS WHY é um seriado americano e logo no primeiro capítulo mostra o suicídio de uma jovem por bullying e nos capítulos que se seguem as 13 razões que provocam o fato são compartilhadas por seus 13 colegas, por uma fita cassete onde todos os envolvidos escutam e vão passando uns para ou outros. Muito bom, eletrizante, com jovens atores atuando soberbamente. High school é uma barra, fiquei com essa impressão. O traço cultural mais marcante é a ausência de toque e carinho explícito entre pais e filhos. É de uma frieza impressionante. E os pais parecem que têm medo de interpelar os filhos. E aos 18, 19 anos saem mesmo de casa para cursarem a faculdade. Achava isso legal quando era jovem, hoje não sei. A adolescência é uma barra, e eles ainda são adolescentes quando vão para as universidades. Lembrei-me da minha adolescência, como sofria com as mudanças do corpo, e de como fiquei contente quando isso passou. Enfim, época muito difícil, justamente o que é mostrado no seriado.
MERLÍ, é seriado catalão, extraordinário, para mim melhor do que os dois primeiros, principalmente por Francesc Orella o ator catalão, sedutor, carismático, rebelde (como Rita) e que desagrada a direção da escola, no entanto é amado pelos seus alunos. Merlí ensina Filosofia, é divorciado, mulherengo e tem um filho gay. Vamos ressaltar que o roteiro é simplesmente espetacular e a turma que ele ensina não existe, só mesmo no cinema, kkk. Ele foi dar aulas na escola onde o filho estuda, e isso foi o primeiro conflito do seriado. Sua ex-mulher parte para a Itália, deixa o filho com ele que desempregado, mora com a mãe, uma senhora atriz, que recita trechos de peças em diversas situações. O que realmente acontece com atores. Hilário.
Merlí conquista a turma de cara e daí por diante qualquer problema que afete seus pupilos, ele resolve, o que não são poucos. Suas aulas são fantásticas- viva ao roteiro -, e ele reina na escola catalã. Na última temporada ele perde espaço para uma nova professora e seu ciúme fica claro. Ele, temporariamente perde espaço para a professora oportunista, mas depois reassume seu trono. A escola lida bem com as escolhas sexuais, comportando uma professora trans, maravilhosa atriz. E os alunos experimentam de um tudo. Formidável.
O final é dramático, mas uma série desta não poderia acabar em festa.
Bem, para resumir, estou interessada na língua catalã, estudo e pesquiso um pouco sobre Filosofia., de tanto que me apaixonei com Merlí. Recomendo e muito.
O final é dramático, mas uma série desta não poderia acabar em festa.
Bem, para resumir, estou interessada na língua catalã, estudo e pesquiso um pouco sobre Filosofia., de tanto que me apaixonei com Merlí. Recomendo e muito.
Comentários