quarta-feira, fevereiro 26, 2014

CAOS CARIOCA

Como é que pode o prefeito Paes pedir para a população usar o transporte público enquanto a cidade passa por intervenções urbanas. Com uma população avassaladoramente alta, e com desconfortáveis ônibus, metrôs entupidos e um calor saárico, é exigir demais dessa gente bronzeada. Sinceramente não sei como a turma está aguentando. Quando é que as bicicletas vão parar de ser roubadas? E parece que o programa de incentivo às magrelas amarelinhas anda mal das pernas. Se não houver fiscalização nada funciona. Rouba-se muito no Rio, desculpe prefeito, mas essa é a verdade. Não dá pra esconder.

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

A ALTA CARGA TRIBUTÁRIA EM CIMA DA TELEFONIA MÓVEL, COMBUSTÍVEL E LUZ

Foi na Globo News, saindo da boca de George Vidor que ouvi que esses três itens citados acima jamais deixarão de ser altamente tributado. E sabem por quê? Pra quem não assistiu ao programa ou não se interessa mesmo pelo assunto, porque os governos de Estados mais pobres precisam daqueles tributos para continuarem existindo. Agora vem cá, e tem político querendo criar novos municípios, dá pra entender? Claro, pra embolsar dim-dim, porque para o povo NADA.

quinta-feira, fevereiro 20, 2014

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Torço para que dê muito certo essa parceria chamada de Dupla Escola pela Secretaria de Educação do governo do Estado do Rio de Janeiro. Com parceria de algumas embaixadas, como a França por exemplo, alunos têm aulas de francês; com a da China, aulas de mandarim, e o Grupo Pão de Açúcar  oferece cursos para a  formação de técnicos em leite e derivados e panificação. Ainda é tímida essa movimentação; leio que atinge apenas 1/%  do total de 900 estudantes mas é um passo inicial deveras importante. Esse projeto já tem crítica, e vem do Sepe, que diz que essas escolas virarão pretensamente escolas de elite fugindo do conceito de uma educação igualitária. Pois é, não se pode mesmo agradar a todos. Se não se faz coisa alguma, todos sentam o pau, quando alguma coisa boa é feita, a crítica vem logo correndo. Eu sinceramente torço. Somos um país onde a educação pública é péssima, e a mão-de-obra desqualificada. Então, que se comece, deixemos para criticar daqui há alguns anos. O ruim é que a meta para se chegar a universalização 
dessas parecerias é para 2012, até porque envolve horário integral. Tempo pra cacete.





PATINAÇÃO ARTÍSTICA- Soshi

Acompanho pouco as atividades olímpicas de Soshi, mas quando é patinação artística, em dupla ou em solo fico grudada na telinha. Hoje assisti embevecida e emocionada (como não se emocionar quando os compositores são Piazzola, Ravel, Tchaikowski, Saint Saens e Gershwin) meninas lindas darem o máximo de si nessa disputa que é belíssima e atrai muita gente, que torce, se lamenta em coro quando a patinadora cai aplaude freneticamente independente da nacionalidade da atleta. Ganhou uma russa, de 17 anos, linda, mas a coreana Kim Yuna foi páreo duro. As duas foram espetaculares. Achei que Ashely Wagner merecia colocação melhor. Foi impecável a apresentação dele. Os coreanos ficaram desapontados, eu também ficaria. 

quarta-feira, fevereiro 19, 2014

MINISTRO DA JUSTIÇA X BLACK BLOCKS

Não entendo bem porque o Ministro da Justiça tem tanto cuidado em criminalizar as atitudes desses black blocks. Estão fazendo manifestação? Têm que mostrar a cara sim, e se depredarem patrimônio público, vandalizar têm que ser punidos exemplarmente. Usam o terrorismo, está tão claro. Países desenvolvidos criminalizaram esses ações  (pra mim pessoas que se escondem atrás de máscaras são covardes). O  Ministro da Justiça precisa pensar mais como ministro do que como integrante do PT.

terça-feira, fevereiro 18, 2014

OS ALTOS TRIBUTOS EM CIMA DO FILTRO SOLAR

Que os políticos mentem e fazem qualquer coisa para pedir voto, todos sabemos.O Brasil é um país multifacetado, temos todas as cores na pele dos brasileiros, pelas diversas etnias que imigraram para cá. Eu mesma sou fruto dessa mistura incrível. Mas, tem sempre um maS. Aqui em Itaipava, vejo que as pessoas que trabalham ao ar livre, jardineiros principalmente, têm sério problema com câncer de pele. E a presidente entra nessa história como a fada madrinha que ia diminuir os custos do filtro solar. Promessa que eu li e reli quando ela entrou para o Palácio do Planalto e fiquei contente. Mas a promessa era só para os menos aquinhoados, a classe média ia continuar pagando caro. Provavelmente iria criar uma Bolsa Filtro Solar. Mentiu, esqueceu e o tributo em cima desses protetores está beirando os 19%. Não é um absurdo? Filtro solar é item de necessidade para QUALQUER UM, moramos num país escaldante. Nos EUA não existe essa discrepância - TODOS PAGAM O MESMO PREÇO. Sabe de uma coisa? Estou farta dessas Bolsas Assistenciais. Método usado com sucesso pelo PT para não sair do poder.

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

A DIFÍCIL ARTE DE FAZER HUMOR NA TELINHA

Preciso dizer que amo a dupla Fernanda Young e Alexandre Machado. São inteligentes, não são vulgares, o texto é sempre ótimo como ótimo são os atores que vestem seus personagens. A série Os Normais, em reprise constante no canal Viva é a prova indiscutível do talento deles. E eu não me canso de ver e rever. Faço a comparação com alguns novos programas de humor no GNT  e vejo a diferença gritante. São apelativos, os atores gritam e apelam para palavras de baixo calão. Com certeza não me identifico com esse público que aplaude. Mas é bom saber que Surtadas na Yoga, que é uma série nova, que além de ter a assinatura da dupla ( ou será só de Fernanda?) ainda tem a Fernanda Young como atriz. E é muito engraçado. Sem o brilhantismo de Os Normais, a série é ótima, moderna e divertida. 

domingo, fevereiro 16, 2014

FILMES NA TV

A seleção de filmes na TV5 Monde é espetacular. Tenho visto filmes incríveis, sempre às 21:30. Dia desses vi Catherine Deneuve e Trintignan. Fabulosos.
GOVERNO PRÓDIGO EM BOLSAS ASSISTENCIAIS, NÃO SABIA QUE TINHA A BOLSA JOGADOR DE FUTEBOL. NOSSA SELEÇÃO CANARINHO  A PARTIR DE 1958 GANHOU BÔNUS DE 100MIL E APOSENTADORIA NO TETO MÁXIMO. MAS ESSES ATLETAS GANHAVAM UM BOM DINHEIRO ENQUANTO JOGADORES, POIS NÃO? VAMOS LÁ APOSENTADOS QUE GANHAM ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO. VAMOS PLEITEAR TAMBÉM A NOSSA BOLSA.

NELSON RODRIGUES À AMERICANA


Álbum de Família (2013) PosterFilme em que tem Meryl Streep trabalhando é sinal de coisa boa. Ainda mais com Sam Shepard, Julia Roberts e Ewan McGregor. O filme em questão recebeu no Brasil o título de Álbum de Família: August: Osage County dirigido por John Wells. Nosso querido Nelson Rodrigues esboçaria um sorriso ao ver o filme. É ótimo, claro, mas pálido por conta da cultura norte americana, reprimida, velada. No nosso torrão natal as emoções são a flor da pele, a coisa é mais visceral. Imagino a mesma trama com atores pátrios, seria um escândalo de bom. Mas também é, pela visão americana, porém como disse pálida, com certeza a ver com o lado cultural. Meryl é um show à parte, a atriz é multifacetada, extraordinária, e imprime no papel da matriarca uma amargura super trabalhada. Julia Roberts com cabelo chapinha, também dá um show, num papel contido cheio de nuances. Depois soube que está concorrendo ao Oscar como coadjuvante. Aqui onde moro, os filmes do circuito demoram a passar, por isso sempre os vejo meio atrasada. Saí deprimida do cinema, uma família daquelas não é exemplo pra ninguém, mas é sempre assim, a arte imita a realidade de forma perfeita. Ah, e ainda tem Juliete Lewis, sempre incrível. 

O LIVRO DO RUBEM FONSECA - AMÁLGAMAS

Adoro ler na mesma proporção que adoro escrever. Quando gosto de um livro sinto um prazer imenso em falar sobre ele. A literatura me leva para caminhos muito próprios. A trama passa pelos meus olhos como se eu tivesse vendo cinema. Personagens tomam corpo e me deixo levar encantada, principalmente se a narrativa for boa. E amo a literatura brasileira, pena não ter tempo para ler tudo que quero. A bola da vez foi o livro de Rubem Fonseca, um escritor genial, que envereda por contos curtos, uma experimentação no seu ofício, pelo que sei dele e também leo que diz o crítico José Castello, cuja resenha tem muito a ver com o que senti ao ler os contos. Alguns contos são ótimos e outros nem tão bons assim, surpreendente para um escritor como ele. Quando eu digo não tão bom, não tem haver com a narrativa, que é sempre ótima, é um final pouco surpreendente, ou um final de repente, estranho, enfim, é por aí. Mas como diz Castello é um laboratório para o escritor, que aos oitenta e tal anos se permite inovar. Valeu.

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

MERITOCRACIA AO INVÉS DE COTAS NOS SERVIÇOS PÚBLICOS

É demais - criar cotas de 20% das vagas nos concursos públicos, só mesmo na cabeça dessa gente. Em concurso passa quem sabe e estamos combinados. É desmoralizante para um sujeito que estuda e outro que passa por cota porque é negro, índio ou pobre. Pelo amor de deus, vamos acabar com isso, vamos dar boas escolas, salário bom para o professor e aí sim teremos pessoas capacitadas, sejam elas negras, índias ou pobres para conseguir qualquer emprego que pague pela competência do trabalhador.

PARA ENTENDER COMO FUNCIONA A POLÍTICA NO BRASIL

Não sou eu quem diz, mas leio no jornal que o PMDB ameaça derrubar projetos de urgência do governo na Câmara porque o partido (coitadinho) está insatisfeito com o pouco caso que o Planalto lhe dedica por conta da reforma ministerial. É assim a política tupiniquim: TOMA LÁ DA CÁ e ferra-se o povo brasileiro. O negócio é ter ministérios, apadrinhamento político e encher os bolsos. 

LOS CUBANITOS ESTÃO DESERTANDO. O QUE SERÁ QUE FIDEL E DILMA TÊM A DIZER? EU DIGO: PROGRAMINHA CHINFRIN ESSE. E NÓS TÃO PRECISADOS DE MÉDICOS

VÂNDALOS ACOBERTADOS POR PARTIDOS POLÍTICOS

Lembram-se daquela turminha acampada em frente da casa do governador Sérgio Cabral por meses a fio? Pois é, eu lembro e não entendia, porque ultrapassava o bom senso. E todo mundo cheio de não me toques. Ouvi até que as manifestações eram democráticas. Democráticas é o cacete, cá pra nós, perdão da má palavra. Há limites, inclusive numa democracia, que não é bem o caso deste país. O governador falou que tinha partido político por trás daqueles brasileirinhos tirando onda de politizados, e ficou por isso mesmo. A mídia investigativa não foi atrás e muito menos a inteligência dos órgãos de segurança. Agora temos certeza, e quem sabe toma-se o rumo através de medidas sérias e legais, sem medo de secretarias de Direitos Humanos e do que vão falar essas ONGs que defendem bandidos. Tem-se medo de mostrar Autoridade. Por isso esses excessos que vitimizam pessoas. Hora da Polícia se unir e acabar com a frescura; hora da polícia aprender a lidar com o cidadão; hora dos artistas pensarem muito antes de declararem apoio a qualquer candidato, principalmente essa turma que se diz de esquerda. PSOL? deus me livre. Sai dessa Chico Alencar. 

terça-feira, fevereiro 11, 2014

AINDA SOBRE SANTIAGO ANDRADE , FREIXO E OUTRAS IMPLICAÇÕES

Agora todos sabemos que graças a fotos e vídeos da manifestação que matou o cinegrafista da Band a Policia chegou aos bandidos vândalos travestidos de brasileiros. Também sabemos que um assessor de Freixo - o queridinho de alguns artistas e celebridades - através de uma ONG presta serviços jurídicos a esse tipo porco de gente. Causa estranheza sim, e claro há falta de ética. Como pode um assessor de político que tem pretensões a governar o Estado se prestar a defender esses canalhas? E a ONG recebe dinheiro público. Freixo também não sabia de nada? Não dá para acreditar. Defensoria pública para esses bastardos está de bom tamanho. Precisamos urgente de leis e exemplos para que esse país se torne um País. Estamos vivendo uma republiqueta de bananas, uma democracia doente e um povão, que faça-me o favor, precisei envelhecer para constatar que podemos ter avançado em muitos pontos mas regredimos em milhares de outros. Esses vândalos precisam de justiça, prisão sem ver o sol. Não vão fazer falta nem para a mãe, só para a ONG do assessor de Freixo que vai ficar sem clientes.

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

QUE O CINEGRAFISTA SANTIAGO ANDRADE DESCANSE EM PAZ E QUE JUSTIÇA SEJA BEM FEITA EM RELAÇÃO A ESSES BRASILEIROS IRRESPONSÁVEIS QUE ENVERGONHAM A NAÇÃO TRAVESTIDOS DE MANIFESTANTES.

O TRANSPORTE PÚBLICO EM ITAIPAVA

O transporte público no Estado do Rio de Janeiro é sofrível. E aqui em Itaipava não pode ser pior. O povão, aquele que não reivindica e nem saber usar as redes sociais está levando em média 2 horas daqui para o centro de Petrópolis. Um trajeto que pela BR-040 leva 30 minutos e se fosse de trem muito menos. Acabaram com a ferrovia e privilegiaram o automóvel. Crasso erro.A classe média vai no seu carro. Não existe aqui nenhum estudo pra valer para beneficiar essa gente. Bem, existe sim, no papel há ano. Estamos no Brasil. Os ônibus demoram a chegar no Transbordo, que é o terminal de Itaipava onde as pessoas fazem  baldeação para outras localidades, o que é um transtorno e demoram muito a chegar em suas casas.  O que é inadmissível, uma vez que os distritos são muito perto uns dos outras, mas a Estrada União e Indústria é estreita, duas mãos e não tem infraestrutura para tanto carro, caminhão e ônibus, e muito menos vontade política para que se melhore o trânsito por aqui. É uma vergonha a ausência desses políticos safados que só querem se eleger, elaboram planos e não os realizam. Nojo. O gargalo indecente que se faz em Bonsucesso diuturnamente estressa a todos, enquanto a turma não gritar e exigir mudanças pra ontem tudo vai continuar na mesma. 

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

O CAOS QUE A SECA PROVOCA

Estamos na serra fluminense. Não tem água, não tem luz- esse era o cenário da cidade do Rio de Janeiro quando eu era criança. E esta é a situação em Itaipava. Parece que hoje chove, e estão todos rezando.A minha conta da Ampla veio reduzida em quase vinte reais. Fácil dedução: o tempo que fico sem luz. A falta de água está uma calamidade. Os caminhões pipas estão trabalhando a todo vapor. E isso num país onde tem água de fartar, né não? Cadê as hidroelétricas? Custam caro, então vamos empurrar com a barriga. E o povo sofre. A barbaridade que está acontecendo em São Paulo me deixou perplexa. Pessoas defecando em baldes por falta de água no banheiro, e o desespero de todos frente a um verão escaldante. Tá feia a coisa. Na minha rua tem casas sem água e sem luz há mais de um dia e meio.O que nunca aconteceu antes.

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

OUTRO BELO EXEMPLO DE UM PETISTA EM ALTO CARGO

Pizzolato é esperto, Pizzolato é brasileiro, e brasileiro sempre dá um jeitinho. Duvido que ele seja extraditado, afinal neste mundo cão é dente por dente, e olho por olho, e o Brasil de Lula segurou o Cesare Battisti em terras tropicais, e olha que lá a ficha criminal do cara é de arrepiar. Entonces porque la bella Italia nos mandaria o Pizzolato? E será que vai ser julgado por lá? pelo passaporte falsificado? sei não, muito barulho para nada, parodiando el bardo. 
Há que se investigar esse dinheiro que sai das hordas do PT para ajudar os companheiros da Papuda. Por que o MP não se mexe e a imprensa investigativa não se pronuncia.

OS CUBANOS NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Temos uma presidente que foi guerrilheira, torturada e que sabe se posicionar muito bem (embora não se diga o mesmo de seu partido) em relação à liberdade de imprensa e direitos humanos. Voilà, então me diga: o que tanto ela faz em Cuba cujo regime está na mão de praticamente a mesma pessoa há cinquenta e tantos anos. De um irmão passou para o outro. Ela sabe também que pessoas são torturadas e mortas quando ousam se posicionar contra o regime. E esse programa Mais Médicos - o Brasil precisa de médicos, como precisa de mão de obra especializada, de professores, de cientistas, de engenheiros competentes que façam projetos decentes -  me deixa intrigada porque as cidades menores continuam sem assistência médica, e aqui em distritos de Petrópolis a saúde pública é péssima. Dia desses dei carona a uma mãe com seu bebê (moro em Itaipava) que ia para Petrópolis porque o bebê precisava de uma vacina que o posto daqui não tinha. E ir para Petrópolis com um bebê nesses ônibus que levam uma eternidade e num dia de sol e muito calor, convenhamos é um tremendo de um desrespeito para com o cidadão. O posto tinha obrigação de ter a vacina. Mas, voltando ao Mais Médicos. Acho mesmo que houve manobra política para que fossem apenas os cubanos a preencher as vagas, mas a imprensa pôs a boca no trombone, os médicos brasileiros travaram verdadeira batalhas, nada democrática, diga-se de passagem, e o jeito foi não contratar tantos cubanos assim. Só que a disparidade salarial que os cubanos são brindados com esse programa é que é bizarro. Eles aceitam trabalhar por 900 reais, quanto o resto, e que resto( o salário é em torno de 10 mil) vai para a poupança cubana, isto é, os médicos não vêem a cor de la moneda. E agora a cubanita médica Ramona pede asilo político ao Brasil, e dessa vez duvido que volte à CUBA em avião venezuelano. Se fosse o Lula era bem capaz, pois foi o que fez com os atletas companheiros. Os compatriotas se espantam da decisão da companheira, dizem que o acordo financeiro era de conhecimento de todos que se candidataram ao empreguito além-mar. E pra terminar, dona Dilma e séquito vão à ilha de olho em negócio$ e agradecer ao Fidelito a mão de obra cubanita e importar mais uma meia dúzia, quem sabe. Quero saber onde o programa está dando certo.

quarta-feira, fevereiro 05, 2014

TEM QUE ACABAR COM A MEIA ENTRADA

Realmente é uma prática, li no jornal que existe há 80 anos, indecente. Dou toda a razão aos produtores e artistas que se manifestam contra. E a razão é simplérrima: os brasileirinhos que a usam podem muito bem pagar a entrada e 90% não são estudantes. Não disse que é simples? Desconto para idosos ou estudantes mesmo de escola e não de universidade deveria ser no máximo de 20% e estamos conversados. Dou a mão à palmatória e confesso que me beneficiei dessa indecência por um tempo, até que baixou uma vergonha danada e passei a pagar o valor do ingresso. Os políticos não tomam certas decisões com medo de perder votos. Dá um tempo: se eles derem exemplos de probidade, os cá de baixo vão entender sim. Mexe daqui, mexe dali podemos nos tornar um país mais sério, sem assistencialismo e andando com as próprias pernas. Temos muitas práticas assistencialistas e monte de gente se escondendo atrás dessas esmolas. E vai continuar  assim se aos políticos faltarem culhões para acabar com isso. Estamos na terceira geração do Bolsa-Família, preciso dizer mais?

COLÉGIO PARTICULAR EM ITAIPAVA PEDIU QUE ALUNOS LEVASSEM MATERIAL HIGIÊNICO

Colégio particular aqui em Itaipava, pediu que alunos levassem material de higiene no ano passado- sabonete, papel higiênico, álcool e outras coisas. Não sei se alguém reclamou, mas este ano o mesmo colégio pediu que alunos levassem folhas A4 para impressora. Sei disso porque dei carona para uma avó que levava uma resma de folhas.  Achei estranho, afinal alunos de colégios pagam taxas que deveriam cobrir os gastos. Não me lembro de levar nada para o meu colégio, a não ser a minha cabecinha pronta para aprender. E deu certo. Imaginem só, todos os alunos, cerca de 500, mil? levando folhas A4 para o colégio. Coisas estranhas acontecem por aqui. É bom destacar que os colégios públicos nada pedem. Também não sei se contam com sabonetes, papel higiênico ou papel toalha. Continuo no estranhamento.

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

O CINEMA AMANHECEU DE LUTO

Três notícias muito ruins envolvendo artistas tão competentes, admirados e respeitados. Começo pelo ator espetacular que era o Philip Seymour-Hoffman. Seus trabalhos tinham a marca de seu talento e competência. Sua interpretação em Capote lhe rendeu um Oscar. Mas me lembro dele em Magnólia, um filme que amo e no em Dúvida onde ele faz um padre pedófilo e contracena com Meryl Streep. Enfim, é a droga vencendo outra batalha. Saudades para os que ficam.
A outra notícia trágica é a morte do cineasta Eduardo Coutinho. Morto a facadas pelo filho esquizofrênico, teve ainda tempo de ligar para o porteiro e pedir ajuda. Lamentavelmente, o porteiro que chegou a subir e falar com o rapaz, que afirmou que tudo estava bem, voltou ao seu posto acreditando no que ouvira. Muito triste.
E a terceira envolve um dos meus cineastas favoritos: Woody Allen. Fui ver Blue Jasmine ontem, e como sempre acontece, sai em estado de graça. Não há como não louvar a inteligência, a sofisticação, o talento e a criatividade do cineasta. E sem falar na trilha musical, que é sempre, sempre um achado. Woody escreve para mulheres e não é à toa que quase todas saem da festa do Oscar com a estatueta debaixo do braço. Woody é acima de tudo um cronista ou contista que retrata com maestria o cotidiano de nossas vidas. Sempre sorrio com determinadas situações tão tipicamente americanas que com certeza, soariam ingênuas na nossa cultura. Mas ele está lá, com sua câmera ágil, sem se deter em closes ou cenas de sexo. Interessante, não me lembro mesmo de nenhuma cena ardente de sexo em seus filmes.Comprova-se então que não precisa mostrar mulher pelada tão ao gosto de determinados cineastas brasileiros, para um filme atrair bilheteria. Bem, não sei, pode ser que no Brasil, precise. Blue Jasmine deve dar o Oscar a Cate Blanchet. Impecável, como todas as outras. Os filmes de Woody são verborrágicos. A turma fala até mais não poder, mas é engraçado e pertinente. Agora o tristonho. A filha adotiva deles vem a público acusá-lo de pedofilia. Sério, isso, mas Mia não merece tanto crédito assim. Casada com Woody, manteve romance com Frank Sinatra e pelo visto tem um filho com ele, e escondeu a paternidade famosa até bem pouco tempo. Americano é diferente do brasileiro. Levam muito a sério a questão da mentira. Tipo questão de honra. E ela mentiu esse tempo todo.
 E então, como vai se desenrolar esse episódio deprimente? Ninguém estava lá, só os dois, a consciência pesa pelo resto da vida. E é com isso que os Farrow-Allen vão ter que conviver. Muita mentira de ambos os lados. Torço pelo cineasta. Espero mesmo que ele não tenha feito mal à filha adotiva. Mas se fez, não vou deixar de ver seus filmes.Vou é ficar muito triste em relação a sua pessoa. Por que? Acho que a resposta é muto difícil, e ninguém a tem.










domingo, fevereiro 02, 2014

SAUDADES DE TOM JOBIM

Dia desses passou pela grade de filmes da Sky um documentário sobre o Tom. Direção de Nelson Pereira dos Santos, o que é uma excelente referência com depoimentos das três mulheres importantes na vida dele: a irmã, a primeira mulher Teresa Hermanny e Ana Lontra Jobim, a última. Fiquei, claro, muito emocionada, primeiro porque adoro o genial músico, depois porque fiz parte da plateia encantada com sua obra, desde que começamos a ouvir suas músicas. A filmagem foi num parque, será o da Cidade? Mas tudo a ver com ele. O que a irmã falou sobre a vida dele quando criança me deixou mais encantada - além de belo, o talento já se delineava. E o fascínio que ele teve com o piano. Só podia dar no que deu. Vem traçado, não há jeito, e a família apoiou. Deu certo. Documentário cheio de doçura, sem ser piegas, entremeado da bela música do artista. Me lembrava do colégio da família, passava por ele a caminho do meu- chamava-se Brasileiro de Almeida. Pois é, saudades de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. O documentário chama-se A luz do Tom. 

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO, 13º E TODOS OS AUMENTOS EM CASCATA

Trabalhei para o governo americano e achava ótimo a maneira como lidavam com os nossos salários. Não havia 13º, que pra mim é uma praga. Pagavam de 14 em 14 dias e havia meses em que recebíamos um tanto a mais. E era muito bom. Pergunto-me porque não há uma discussão séria em relação a isso- o tal do 13º salário. A partir do 13º e do aumento do salário mínimo que vem logo em janeiro, o dinheiro que entra em dezembro se esvai com o que se tem que pagar no início do ano. E estamos falando de Brasil onde se paga um absurdo para se viver, as mais altas taxas tributárias do mundo. É muito ultrapassado essa forma de agradar o trabalhador. Pra quê, pra ter dinheiro pra pagar o que vai aumentar? E tudo aumenta MESMO. E por isso os salários nunca ficam num piso confortável, são desvalorizados a cada aumento anual. Por exemplo, esse ano não recebi aumento de uma fonte pagadora- a do Estado do Rio de Janeiro. Bem, fiquei 14 anos sem ver o meu salário mudar de patamar. O governador resolveu o problema em dois anos. Agora, parou de novo, vamos ver quantos anos para frente. Lembro que quando fui ao EUA pela primeira vez, e depois três anos seguidos, o que me deixou perplexa foram os preços dos produtos que comprava: exatamente os mesmos. Se lá pode, por que aqui não pode? A política econômica brasileira é ruim, penaliza o povo, os salários são baixos, e não é com 13ºe aumento de salário mínimo que vai resolver. Precisamos pensar de forma diferente e agir também.