BASE AMERICANA NO CONE SUL?
Há algum tempo atrás o medo estava numa frase THE RUSSIANS ARE COMING. O mundo estremecia com a possibilidade de um regime comunista, férreo, dominar o mundo. A União Soviética mantinha o seu domínio em alguns países europeus e a divisão de Berlim mostrava que daqui pra lá é seu, e daqui pra cá é meu. Pra lá, leia-se União Soviética, e pra cá, Americanos e aliados, os vencedores da Segunda Guerra Mundial.
Donald Trump é uma ameaça constante. Para mim, ele é autoritário, mal-educado, grosseiro, machista, homofóbico e foi amigo íntimo de Epstein, e frequentava a casa do pedófilo. Está nos jornais. Então, não entendo mesmo como foi eleito presidente da maior nação democrática do mundo, que aliás, pode perder esse privilégio com sua gestão.
O governo americano de Trump assina acordo de cooperação com o Paraguai para instalar um base americana no Cone Sul. A AL sempre foi considerada quintal dos americanos, e ao sentir a presença da China e da Rússia por esse continente, começam, novamente, a se infiltrar por aqui, como já houve época. Tinha 20 anos quando a ditadura se instalou no Brasill, com a ajuda americana. Lincoln Gordon, o embaixador americano, era muito respeitado pelos milicos e atuava politicamente, tanto em ajuda econônica, quanto em táticas militares. Idem em outros países do continente. A USAID era um órgão de propaganda americana muito forte e ligada às pretensões americanas no continente. Agora, Trump se incomoda com a Venezuela e não vai descansar enquanto não defenestrar Maduro. Não que ele não mereça, mas isso os venezuelanos têm que decidir, não é Lula nem Maduro. China e Rússia também têm pretensões por aqui, e a briga será de titãs. E nós no meio. Beleza de panorama né? Fiquem atento: base americana no Paraguai não é boa coisa.
Comentários