1975 O ANO EM QUE O RIO DE JANEIRO DESCEU DE ROLIMÃ LADEIRA ABAIXO

Estava com 31 anos quando houve a fusão e a cidade do Rio de Janeiro foi transformada em capital do estado de mesmo nome. Na época eu não lia sobre política como leio hoje, mas era informada. E me lembro que achei a fusão inexplicável, por instinto e não por conhecimento. O interior do Estado era atrasado sim, e Niterói uma cidade muito aquém do que hoje é. Pois bem, lendo a coluna de Nelson Motta hoje no jornal (somos da mesma idade) se confirma o temor que senti lá pelos anos 70 e no que a Cidade se transformou, ficou ruim, e a bandidagem foi se instalando aos poucos. Tivemos governantes deletérios, e o orçamento, outrora robusto, foi perdendo a força, logo numa cidade com polo cultural bem avançado em se comparando com outras metrópoles, menos São Paulo, naturalmente. A sorte é que sobreviveu de alguma maneira, as belezas naturais estão lá, embora degradadas, mas o Estado em mãos tortas não avança muito. Leiam a coluna de Nelson, que me inspirou a dar o pitaco. 

Comentários

Maria Laura disse…
Sempre tive Nelson Mota em alta conta, mas depois daquele artigo, ele caiu um.pouco para mim. E não é porque sou de Niterói. A maioria dos governadores do RJ, sempre governou " a cidade do Rio de Janeiro ", a cidade estado de Nelson Motta. Pouca importância deram ao interior do estado, a não ser para aproveitar os royalties do petróleo na "cidade estado" e o interior que se danasse. Que ficasse com sua cultura rural.
Na próxima eleição para governador, seria bom que NM prestasse atenção nas falas dos candidatos a governador da "cidade estado ". Ah... A bandidagem já estava há tempos no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, a cidade estado de NM, digno representante da juventude dourada se Ipanema.

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.