Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2011

ZOHAN

Imagem
                                                                     De tanto vêr o nome de Adam Sandler na grade da sky, fiquei com pavor dele, o mesmo pavor que tinha de Jim Carrey, que depois passou, apesar de careteiro, provou que faz drama muito bem. Voltando a Sandler, ontem passou ZOHAN, um hilário filme em que ele, um agente israelense, farto de seu trabalho, dá um jeito de fugir e vai para Nova York na busca do seu sonho-   quer ser cabeleireiro. As situações são engraçadíssimas, e me vi rindo como há muito tempo não acontecia. Se passar de novo, não percam.

SETEMBRO- ROSAMUNDE PILCHER

Dela já tinha lido Os Catadores de Concha, uma saga escocêsa. Adorei o livro, é  tipo romanção, vários personagens tendo a Escócia como pano de fundo, e agora esse delicioso Setembro, na mesma linha. A história começa em maio, com os convites para uma festa que vai se realizar em setembro. Entre os meses, muita coisa acontece, boas e ruins como na vida de qualquer um, os personagens são apaixonantes e daqui eu sentia o frio da Escócia.

NINE

Imagem
                                                               Alguém gostou? Cruzes, ver Sophia Loren com a mesma cara de quarenta anos atrás me fez até mal, só eu envelheço? E o sotaque medooonho de Penélope Cruz? Precisava estar tão carregado, ou ela não aprendeu nada nos anos que morou no EUA? Ou era exigência do roteiro? Não devia ser porque os outros não inglêses não falavam assim. Agora, é um charme ver Daniel Day-Lewis e Judi Dench trabalhando juntos. Esse ator é fora de série, tudo que faz, é perfeito, até nesse filme onde nada acontece. Valeu pela Kate Hudson, enlouquecida, dançando endiabrada.

O CAÇADOR DE RECOMPENSAS

Imagem
                                                   Quando vi Gerald Butler em 300, fiquei fascinada pelo homem-ator. Físico perfeito, enlouqueci. Me esqueci que o cinema tem esse dom, transformar os atores em objetos de desejo para venderem o produto. Pois é, nesse filme, em que ele é o protagonista vi que ele não é nada demais e ainda tem uma maneira horrenda de mexer os lábios quando fala, talvez por isso a câmera não lhe dava muitos closes. Jennifer Aniston está sofrível, o roteiro é chato, não consegui nem chegar ao meio do filme, e hoje leio no jornal que ela ganhou o prêmio Framboesa de Ouro, o tal prêmio que premia os piores atores e filmes do ano.

O TURISTA

Imagem
                                                                      Fui vêr o filme pelo diretor e seus atores principais, gosto muito de Johny Depp e Angelina Jolie me fascina, com seu rosto bonito próprio de histórias em quadrinho e altamente cinematográfico, seus lábios falam tanto quanto seus olhos. Ri em algumas situações, significando que me divertia bastante, e li na crítica que o elenco de apoio era formidável, e merecia a ida ao cinema. Concordo, fazer papel de otário a sério, não é para qualquer ator, e eles são ótimos, mas credito à dupla principal, metade do êxito. Angelina, anoréxica, se equilibrando, e mal, em saltos altíssimos, que não favoreceram a sua figura como num todo, foi clicada extenuamente em closes onde, como já disse, olhos e boca tiveram lá seu papel. Jonhy Depp é ótimo como pirata, como coelho, com qualquer roteiro que lhe chegue às mãos, e Veneza e Paris são um luxo e também ficam bem em qualquer filme.
No “Entre Aspas”, programa da Globo News apresentado por Monica Waldvogel, Mia Couto e Agualusa, escritores africanos estavam sendo entrevistados. Já havia visto Agualusa no programa da Marília Gabriela e gostei imenso do papo entre os dois, e a mesma coisa se deu no “Entre Aspas”. Ainda não comprei livros de Agualusa mas dois de Mia Couto já fazem parte da minha biblioteca. Comecei por UM RIO CHAMADO TEMPO, UMA RUA CHAMADA TERRA, e fui subjugada por uma prosa poética e fantástica, um quê africano de Gabriel García Marquez. Deixei-me levar pela história contada por Mariano, neto do patriarca Dito Mariano que regressou à ilha Luar-do-Chão, onde nasceu e onde está toda a sua família para organizar o funeral do avô. Como toda a família, essa esconde segredos que são revelados à medida que a história se desenvolve. Tive dificuldades no início da trama por conta da linguagem, mas foi por pouco tempo, quando me dei conta estava acordando e dormindo com o livro debaixo dos lençóis. Herança
Foi, no mínimo constrangedor ler o que José Serra tem a dizer no início deste novo governo. Não votei em nenhum dos candidatos à presidência, embora tenha gostado de ouvir Marina Silva, mas fica patente que político no Brasil, não sabe perder e ao invés de torcer para que o país avance, entra na contramão, fica procurando brechas para lançar fogo pelas ventas. Não é porque o PT sempre se portou assim, fazendo oposição raivosa e inconsequente, que os demais partidos têm que seguir o exemplo. José Serra e Fernando Henrique Cardoso têm biografias respeitáveis, espero que se dêm conta da leviandade como se têm portado e voltem a ser homens os elegantes que demonstravam ser, são bastante inteligentes para isso.
HORÁRIO DE VERÃO O horário de verão mexe com o metabolismo do ser humano, e se fizessem uma enquete de opinião pública, veriam que muuuita gente odeia o tal horário. E pelas informações que leio a economia foi pífia, então, por que não acabar com isso de vez? O pessoal invocou com o nome do BRS, e dou a maior força, Via Rápida para Ônibus, que tal? Sem precisar de traduzir ao pé da letra, mas o nome é o de menos, vamos vêr se funciona. Foi ideia de jerico de inaugurar o sistema num sábado de fevereiro, com blocos de carnaval e o diabo a quatro, ah esses políticos jogando para a plateia o tempo todo- Deviam aproveitar para diminuir o barulho urbano, silenciadores na frota de ônibus, caminhões, motos, etc... cadê a secretaria estadual de meio ambiente e a de transporte públicos tão omissas nesse quesito. Aí, Carlos Minc, abrace essa ideia. Disciplinar um povo que sempre foi anárquico é dose para leão. Todo mundo sabe que rola a maior influênc$a dos donos de supermercado com a prefei
O ministério do esporte não tem planejamento para apoiar jovens talentos, diminuiu investimentos para atletas de alto redimento e não fiscaliza gastos, é o que leio no jornal. E o ministro Orlando Dias continua no cargo. É lamentável que o governo que quer se eternizar no poder por mais 20 anos só pense no Bolsa Família. Se a Educação, o Esporte e a Saúde trabalhassem em conjunto o país seria outro, daria o pulo qualitativo que deu o Chile, aqui, nesse mesmo continente, e não precisaria tanto de bolsas famílias – ensina-se a pescar que o peixe morde a isca. O país vai sediar as Olimpíadas, seria mais do que justo que se dessem chances às crianças das periferias dessa nação tão grande, que com muito custo terão bons empregos na vida, essa oportunidade no esporte. Brasileiro leva jeito pra tudo, haja visto as meninas das favelas cariocas, talentos calçando sapatilhas de balé. Falta mesmo vontade política e empenho do ministro. Por que não há punição severa para este homem execrável que
AÇÃO CONTRA VEREADORES DE BOAÇAVA IMPETRADA POR 4 CIDADÃOS A notícia no jornal O Globo saiu na coluna do Ricardo Noblat, hoje, 14 de fevereiro e me deixou muito feliz. Transcrevo: "Quatro cidadãos-moradores do bairro City Boaçava, SP, moveram ação em 1994 contra 55 vereadores da cidade para obrigá-los a devolver parte do salário sobre o qual não haviam recolhido o Imposto de Renda. A ação foi ganha 17 anos depois, e um desses vereadores é o prefeito Kassab." É uma mudança de atitude extraordinária, pois o brasileiro não tem o hábito da reivindicação, porque fica muito feio e dá trabalho reclamar. Adorei... agora cá pra nós, 17 anos pra ganhar uma causa, é dose... êta justiça jussárica. O GOVERNO DO PT GASTOU BEM, ME LEMBROU AQUELA MADAME, A BARBIE DO AGRESTE, TAMBÉM ADEPTA DO GASTAR SEM FRONTEIRAS. PC FARIA, DE TRISTE MEMÓRIA, PARA EXPLICAR AS DESPESAS DE MADAME, NA ESTRATOSFERA, SAIU-SE COM A PÉROLA: MADAME GASTA BEM. ENQUANTO ISSO O SALÁRIO DO APOSENTADO... E AINDA ESTÃO

DE PERNAS PARA O AR

Imagem
Adoro comédias de costume, e principalmente as brasileiras, me divirto horrores, porque tem ator que sabe fazer rir, e Ingrid Guimarães sabe. As situações são hilárias e o tema ótimo: empresária é demitida, conhece vizinha que trabalha numa sex shop que precisa de uma incrementação nas vendas, um tanto paradas, e a primeira, especializada em publicidade lança uma campanha de sucesso em que ambas se tornam milionárias. Maria Paula, corpão, e fazendo caras e bocas, é muito engraçada, mas a cena melhor do filme, é uma calcinha que provoca orgasmos, e a personagem da Ingrid a coloca para fazer um teste, mas ao se lembrar que o filho naquele momento está num jogo de futebol, pega a bolsa e sai porta afora, mas com a calcinha. Bem, a cena durante o jogo é antológica, o cinema veio abaixo. E surpresa boa foi ver o melhor amigo de minha afilhada fazendo uma participação no filme.

REDE SOCIAL, O FILME

Saí impressionada do cinema, Mark Zuckerberg, o homem do ano de 2009, bilionário antes dos 30 anos, foi retratado como um autêntico vilão, uma pessoa que realmente usou seus pares para ir fundo na criação de algo que ele tinha na cabeça mas não sabia bem o que era, e que conversando e teclando daqui e dali, surgiu o incrível Facebook. Claro que ele é genial e teria criado qualquer coisa parecida, mas a maneira como ele se conduziu foi zero em ética e elegância e não foi à tôa que desembolsou verdadeiras fortunas em processos judiciais com pessoas que confiaram nele e foram postas de lado, quando o Facebook deslanchou. Dias depois vi um Saturday Night Life em que criador e criatura aparecem juntos, cool bro .

NILDO PARENTE

Imagem
Conheci Nildo Parente no consulado americano, estava começando a minha vida profissional na biblioteca Thomas Jefferson, quando pela porta entraram dois rapazes na flor dos seus trinta anos, eram os atores, Renato Coutinho e Nildo Parente. Os dois receberam subvenção do governo americano e fizeram a montagem de uma peça chamada Slow Dance on the Killing Ground - sempre fui fascinada por esse título, e qdo os vi no palco tive a certeza de que gostaria de estar ali também. E anos depois também eu estava nos palcos dando vazão à minha veia histriônica, por isso sempre guardei muito carinho por esses dois atores. Senti a morte prematura de Renato, que era muito bonito e agora a partida de Nildo me deixou também muito triste, mas a gente vai entendendo a hora da morte à medida que os anos correm. Não cheguei a ser amiga de Nildo, mas quando nos encontrávamos a relação era cordial e afetuosa. Gostava de vê-lo nos palcos e na telinha, enfim, seu nome faz parte da memória teatral brasileira,
MEU DEUS, SARNEY DE NOVO NO SENADO, LINDBERG COM COLLOR, MALUF... REALMENTE POUCO A SE ESPERAR, ALIÁS NUNCA ESPEREI NADA DESSES HOMENS. TORÇO PARA QUE O MUNDO ÁRABE FAÇA UMA REVOLUÇÃO EM NOME DA DEMOCRACIA, UMA REVOLUÇÃO QUE OS FAÇA PROGEDIR. FIQUEI REVOLTADA QUANDO VI A MANSÃO DO DITADOR EGÍPCIO EM LONDRES. ESTE HOMEM TEM QUE SER BANIDO DO EGITO E OBRIGADO A DEVOLVER METADE DE SUA FORTUNA, PELO MENOS, DEIXOU DE INVESTIR NO PAÍS, PARA INVESTIR NO PRÓPRIO BOLSO. ESSA RAÇA É A MESMA, LÁ, AQUI, OU NA CONCHINCHINA.
FALA EDUARDO CUNHA, FALA. ME LEMBRO DE VOCÊ, NO GOVERNO GAROTINHO, AMIGO DO CHEFE, TODOS CHEIOS DE DEDOS PRA TRATAR O AMIGO DO GOVERNADOR. JÁ FALAVAM MAL DE VOCÊ NA PASTA DA HABITAÇÃO, SUA FAMA NUNCA FOI LÁ ESSAS COISAS, E É SURPREENDENTE A DESFASATEZ DE SUA CLASSE, OS POLÍTICOS, QUEREM FICAR NO HOLOFOTE PARA TODA UMA ETERNIDADE, E QUANDO COMEÇAM A PERDER O PODER E SAIR DO FOCO, COMEÇAM A FAZER AMEAÇAS. QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. CADA VEZ TENHO MAIS NOJO DA SUA CLASSE, OS POLÍTICOS, QUE POUCO FAZEM PELO POVO E ENRICAM AS NOSSAS CUSTAS. FAÇA-ME O FAVOR, SUMA DE UMA VEZ OU ABRA O BICO, NÃO VAI DIZER NADA QUE NINGUÉM JÁ NÃO O SAIBA. GOSTARIA DE SABER O QUE A MINISTRA DA CULTURA, ANA DE HOLANDA, TEM CONTRA O CREATIVE COMMONS. O QUE ELA DIZ NÃO ME CONVENCE. O COMPARTILHAMENTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL É ATUAL, O MUNDO MUNDOU, E A INTERNET VEIO PARA REVOLUCIONAR. ATÉ O GILBERTO GIL PARTICIPA DO CREATIVE COMMONS, UM ARTISTA ANTENADO COM O SEU TEMPO. O JORNAL O GLOBO ESTAMPA A FOTO DE ROMÁRIO,