Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2025

A SINA PERSISTENTE DA AMÉRICA LATRINA

Êta continente perturbado. Agora temos navios americanos patrulhando a Venezuela, já estiveram por aqui também quando da implementação da ditadura, montaram base em Natal, passaram pelo Chile e sei lá por onde mais. Maduro vestido com roupas militares esbraveja para mostrar poder. Não se esqueçam que tem uma base russa ao sul de la Venezuela. Acompanhando. Para rechear o cardápio os dois irmãos portenhos no foco. A maninha, mocinha feiosa com cabelos à la Rapunzel, no que é imitada pela mulher de Maduro, é acusada de corrupção. Braço forte do maninho de costeletas medonhas, parece que argentino é chegado neste visual, lembram de Menem?, está nas manchetes, enquanto Lula faz o que pode e o que não pode para ver se livra o brasil do tarifaço americano. E sempre exagerando nas falas. Macheza a la brasileira. Dizem que Millei segue a irmã. Ela é a que late, embora seja ele que ame los perros. Lembram que ele conversa com o perrito que morreu? Sí señor, tem coisa muita errada com los dos he...

DELÍCIA DE FILME: O CLUBE DO CRIME DAS QUINTAS-FEIRAS

Na Netlix, e tem um timão no elenco. Um comédia policial encabeçada por nada menos que Helen Mirren, Pierce Brosnam, Ben Kingsley e outros competentes e talentosos, nos brindam com esse divertissement leve e engraçado. Essa turma que vive luxuosamente num castelo, menos o personagem de Mirren, tem como hábito se reunir às quintas-feiras para solucionar crimes. E voilà, aparece um, que valia a pena desvendar... e conseguem. Passe por lá.

MESTRE LUIS FERNANDO VERÍSSIMO SE FOI.

Estão indo aos poucos, e me deixam uma saudade terna. Sempre digo que se hoje escrevo devo muito a esses cronistas geniais desde Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nelson Rodrigues, Carlos Drummmond de Andrade, Antonio Maria, Milllor,  Veríssimo e os atuais na imprensa como José Carlos Oliveira, e se esqueci de algum nome, você vai lembrar. Veríssimo tinha Parkinson, minha mãe também, e o desencarne deveria ser esperado, e quando vem é um alívio. Parkinson é medonho porque a pessoa tem consciência da doença, ao passo que do Alzeimer não. Bem, a literatura de Veríssimo será eterna, e vai ser uma delícia reler suas cronicas, que me faziam tão bem e preenchiam meu dia com indisfarçável leveza. Axé.

PRO LIXO: PEC DA BLINDAGEM E ESQUEMA CRIMINOSO DO PCC

Temos que comemorar. Tudo junto, ministro Lewandovsky que sem fazer muito alarde, como é o seu jeito, agiu e agora temos o resultado. O PCC estava, espero que o tempo verbal esteja certo, bombando, rico e poderoso influenciando até políticos. O Congresso brasileiro que e ruim ficaria muito mais, e devemos também, dar graças a ele, o ministro, o esvaziamento da PEC da blindagem. E espero que não volte à pauta, embora Lira seja astuto e tudo pode voltar. Bando de gente inepta e inescrupulosa que foi eleita na cola do bolsonarismo perverso, querendo enriquecer legal às nossas custas. Fora ineptos e gananciosos a custa do povo.  Governo Lula marcou gol dentro. 

UM DEFEITO DE COR, POR ANA MARIA GONÇALVES

Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa escritora até ela ser eleita membro da ABL. Interessei-me e fui no kindle fazer a minha compra. O livro tem muitas páginas, em torno de mil, porém é tão fantástico que estou lendo com muitissimo prazer. Entre ficção e realidade, esse romance histórico se baseia na vida de uma africana, Kehinde, que veio para o Brasil num navio negreiro, com a avó e a irmã, que morreram durante a travessia. Chega ao Brasil aos 10 anos e é vendida para um fazendeiro, com o qual gera um filho resultante de um estrupo. Brabeira. Mas, Kehinde sobrevive, e é aí a grande chave do livro, no meu parecer. A narrativa é uma carta que ela escreve ao segundo filho, tirado dela, coincidentemente com mais ou menos a mesma idade que tinha o primeiro ao morrer por uma fatalidade. E nesta narrativa ela traça um painel bem consistente do que foi a escravidão neste país. Quem está atrás de Kehinde é Luiza Gama, mãe de Luiz Gama, o filho de um português, que foi importante figura...

O ADEUS AO JAGUAR

Lembro com saudades de como era bom ler o Pasquim. Era um jornal moderno, trazia uma linguagem nova, bastante coloquial e carioca, e as entrevistas eram bárbaras. Como esquecer a de Leila Diniz, musa na época, recheada de palavrões com asteriscos. Ela era desbocada mesmo e foi revolucionária. Me pegunto o que ela acharia hoje da mesmice que nos cerca. E teve também a de Ítala Nandi, em que falava do sexo livre, o que mudou a minha cabeça. Enfim, O Pasquim também tinha Ziraldo e Tarso de Castro, que se foi prematuramente. Eram jornalistas diferenciados e a turma jovem da época consumia o jornal como hoje se consome as redes sociais, embora eu tenha a impressão que o reduto era mais entre os jovens da zona sul carioca. Será que essa  percepção é equivocada? Quem se foi agora atendia pelo nome de Jaguar, um gênio.  

GINASTAS BRASILEIRAS FAZEM BONITO

Assisti ontem um pouco do campeonato mundial de Ginástica Rítmica, e as brasileiras evoluíram bastante, e fizeram bonito. Acho extraordinário as ginastas levarem bolas, arcos e fitas e evoluírem com precisão nos movimentos enquanto os acessório são jogados para cima e para os lados e elas conseguirem pegá-los ao finalizar os movimentos com tanta graça. Formidável. Acalenta a alma assistí-las, uma vez que são expostas a treinamentos exaustivos e ao final se saem tão bem. Tenho apenas uma crítica: não entendo a maquiagem pesada em rostos tão jovens. Parecem little barbies. Idem nas Olimpíadas, tá?

O QUE TÊM EM COMUM BELÉM E RIO DE JANEIRO?

E quiçás pelo país inteiro. Preços extorsivos de cabo a rabo. Em Belém a coisa está feia, bem, feia. Os preços hoteleiros estão exorbitantes e o governo se mantém silencioso. Torço sim para que dê errado, me desculpem. No Rio, a primeira página do jornal fala a mesma coisa, porém não são os hoteleiros, mas os ambulantes praieiros, que cobram o que querem por capirinha, churrasquinho e outro quetais. Eu sinto repulsa por esse comportamento, pois mostra, sim, como somos. A imagem não é boa. Eu não faria turismo por aqui, se fosse estrangeira. Há vários outros lugares que o roubo ao turista não é tão escancarado, não é mesmo? E ainda tem, para culminar, o Boa Noite Cinderela que coloca a cidade num lugar privilegiado de prostituição. Tá bom ou quer mais? Sim, também tem os taxistas que fazem a festa, cobrando o que querem. Êta mundão.

DE PAI PARA FILHO

Herança disfuncional e grotesca. Todos os filhos do Jair são grosseiros, vulgares e chulos. A notícia de ontem já envelheceu, porque foi o que mais se comentou. Durante o meu crescimento fui ensinada a obedecer aos meus pais, avós e todos. Meu pai não admitia palavrão, embora usasse merda com certa frequência. Só ele, eu e minha mãe nunca usamos. Hoje, eu uso, in private. Palavrão soa mal aos meus ouvidos, e fico muito incomodada quando os ouço. Foi o que aconteceu quando ouvi o palavrório chulo, grotesco, ofensivo de Eduardo em relação ao pai. Também me perguntei se isso não era o normal na casa dele. Li na mídia que a relação de Jair com os filhos foi bem ruim por conta da separação de seu pai, mas numa hora a relação foi reatada. Jair é um homem vulgar, tudo nele é vulgar, mas impressiona como isso passou para os filhos, que em se comparando apenas falam melhor e escondem o que podem. Lula também fala palavrão, e muito, mas há muito tempo que não se noticia os destemperos, embora nu...

O QUE SE ESPERA DE UM LÍDER RELIGIOSO?

Na minha visão: educação, paciência, lucidez,voz mansa e pelo menos uma fisionomia plácida. E conhecimento pleno da religião que processa enquanto líder. E não se imiscui com politicagem.  Agora comigo: vocês acham que Silas Malafaia tem esses requisitos? Eu penso que não. Sua voz é medonha, passa uma maldade extraordinária na fisionomia e nos gestos, é arrrogante, mal educado, despreparado e realmente deve ter enriquecido as custas da burrice da patuléia. Cadeia para esse homem que usa a religião como escudo. 

A COISA TÁ FEIA EM BELÉM PARA A COP30

A ganância da turminha de lá faminta para angariar milhõenzinhos de trocados com a COP30, deixa o brasil, com minúscula mesmo, em posicão de país bem atrasado. Os preços de hospedagem estão exorbitantes, o governo assistiu a tudo sentado, a mídia denunciou e nada aconteceu. A ideia do governo foi boa, por que não sediar um evento desta importância fora do eixo Rio-São Paulo? Só que o buraco é mais embaixo e de uma profundidade exasperante. Com o devido distanciamento essa situação revela muito desse país em que vivemos. Países importantes e ricos desistiram de vir, e está no jornal de hoje que inquilinos estão sendo despejados da capital paranaense para hospedarem os visitantes. Torço para que seja um fracasso. Quem sabe para aprenderem. Mas, duvido, a ganância e a ignorância saõ mais fortes do que lucidez e inteligência. 

OUVI DIZER QUE TROPA DE MILICIANOS DE MADURO É COMPOSTA POR APOSENTADOS E MULHERES? SERÁ?

Não sei, sinceramente, mas ouvi de bocas informadas. Ele diz que a tropa de mais de 4 mil pessoas defenderá a Venezuela do ataque americano, ao lado de seu bravo exército. Maduro é um ser desprezível e agora com a frota americana fazendo pose para foto em águas próximas do território americano, teremos uma infinidade de possibilidades de ataque. Será?   Trump está incomodado. Há base soviética na Venezuela, creio que ao sul, e os States perdem a influência em alguns países latinos, embora se veja a direita voltando ao poder. É sempre assim, a roda gira, e é bom e mal, dependendo da índole do sujeito que vai sentar no trono. Assistindo ao Roda Viva cujo entrevistado era o Celso Amorim, fiquei perplexa com a dificuldade do embaixador em explicar a crise entre o Brasil e a Venezuela, sem ficar nada muito claro, entre outros tópicos. Recomendo a todos que não assistiram, que a assistam pelo youtube. Bem, diplomacia é assim. Não gosto. Vamos ser diretos e explícitos, sem ofender, mas o ...

QUAL A CHANCE DE DONALD TRUMP LEVAR O NOBEL DA PAZ E EU O PRÊMIO JABUTI DE LITERATURA?

Em relaçao a mim, a chance é nenhuma. Com todo o respeito a quem me lê, nessa vida me preparo para que na outra me torne um expoente da literatura. Me esforço, tenho os meus blogs, pessoas que me lêem, mas ainda é pouco. E no caso de Donald Trump? À princípio ri e achei de uma arrogância ímpar. Enquanto me enxergo como uma escritora em formação, o diabólico topetudo se acha mesmo a quinta essência da política mundial. Apoiado pelo Paquistão e por Netanyahu, ele telefonou para a autoridade norueguêsa, se insinuando para postulante ao prêmio e ainda ameaçando veladamente o país nórdico caso sua pretensão não fosse atendida.    Os cães cada vez mais famintos ladram e a carruagem aos tropeções segue adiante. Ou como diria o genial Fellini - LA NAVE VA.

GOVERNO BRASILEIRO TEM OBRIGAÇÃO DE MOSTRAR CLASSE E DISTANCIAMENTO DAS TROMBETADAS TRUMPISTAS

É o que eu acho. Trump está revogando vistos da turma petista ligada ao governo. Que tire. Fiquem calados e pronto. Não adianta Padilha se indignar porque a filhinha de 10 anos não vai poder ir a Disney. Não é o fim do mundo. O que não dá mais é cantar de galo para as bases, ouviu isso presidente Lula? O senhor também fica falando, mostrando um poder que não tem, por favor não se sinta ofendido, mas é a realidade, e cale a boca. Aja e pronto. Uma hora a situação muda. Há razões sim para tudo que está acontecendo. Pelo menos a leitura diária de jornal sério me mostra isso, mas paciência. Assumam os erros e pronto.Trump extrapolou, mas também vai sofrer consequências. É assim que a roda gira.

ENEL E UNIMED, O QUE TÊM EM COMUM?

Péssimos serviços ao consumidor. Vou começar pela UNIMED SERRANA. Ao vir morar em Pétrópolis mudei o meu plano de Unimed por estar impagável. Foi me oferecido ASBEN, mais uma outra que não lembro o nome e a terceira foi a Serrana. Nesse meio tempo meu salário encolheu, mas pouco precisava do plano. Agora, aos 81 anos, velha e com problemas relativos ao envehecimento tenho que recorrer mais a médicos, e o resultado é simplesmente desesperador. A UNIMED SERRANA cortou alguns procedimentos, muitos médicos saíram por conta dos parcos salários e a gente que se foda. Sorry, mas tenho que usar essa palavra por conta do descaso, do abandono e do que temos de ser submetidos. Posso pagar pelos exames que faço, e ainda fico no plano por conta de procedimentos hospitalares que por ventura, virei a precisar. A ENEL é um descalabro. Quinze anos atrás morava no Queluz, e havia queda de luz todos os dias. Uma amiga que também morou lá, reclamou, dia desses, da mesma coisa. Hoje moro em Corrêas num con...

SALVE MILTON HATOUM

Comecei a ler Hatoum por indicação de um amigo muito querido e ávido leitor, como eu. Encantei--me logo no primeiro livro, Dois irmãos, depois Cinzas do Norte, Relato de um Certo Oriente e a Noite da Espera. A cada livro um encantamento. Hatoum é simplesmente espetacular. Não produz em escala como alguns expoentes da nossa literatura, mas quando o livro vem, não há como não se encantar. Agora é eleito para membro da Academia Brasileira de Letras. Que máximo. Parabéns Milton, mais do que merecido. Quem ainda não o conhece, compre os livros que mencioneu. Não vai se arrepender.  

DESDE SEMPRE HÁ DENÚNCIAS SOBRE FISCAIS DO MINISTÉRIO DA FAZENDA

Sim,é verdade. O jornal divulga, só não lê quem não quer. Há concurso para a função de fiscal, que é difícil e o salário é fantástico. Pelo menos para mim, que sou funcionária aposentada de uma secretaria estadual e cujo salário é vergonhoso para quem tem dois diplomas de nível superior. Enfim, mas é sintomático que nessa função do ministério da fazenda as propinas também rolam soltas. Conheci uma criatura que fez usufruiu disso a vida inteira. O salário + propinas o ajudou a manter duas casas e sete filhos. Então, a notícia de hoje é reincidente desde sempre. Nada mudou. Au au, cachorros latem e a caravana passa.  

MILÍCIAS E O CONGRESSO ATUAL, O QUE TÊM EM COMUM?

Ler jornal é muito importante. Mas, jornal sério, seja de que ideologia for. A sabedoria estar em ler e codificar, apenas isso. Notícias por sites da internet talvez não sejam o melhor caminho, procure fontes sérias. Apenas isso. No jornal, leio que este rincão tem 67 milícias espalhadas de norte a sul. Uau. E mais, a inteligência brasileira custou a detectar o fato. Uau. E agora, estamos nas mãos desses criminosos sim. Me diga você, como vamos mudar isso? Até agora, não vejo solução. Veja o que acontece no Rio e em São Paulo. Eu percebi muita coisa fora de ordem a partir dos anos 70 no Rio de Janeiro. A bandidagem começou a mostrar a cara nos anos 70. O medo foi se instalando devagar. Roubos cometidos por pivetes à luz do dia tinham a complacência da policia. "É de menor". Nem eram presos. Depois o roubo de carros e milícias começaram a se formar e nada da inteligência policial perceber. Acho que nem havia esse departamento. E agora? Tudo saiu do controle. E duvido que a sit...

QUE TAL USAR O VERBO CERTO?

Leio no jornal a manchete: Câmara pode punir 14 deputados por motim no plenário. Pode? Tá brincando, mané. DEVE, E PRA ONTEM. Nesses anos todos da redemocratização nunca vimos semelhante barbárie. Assistimos sim, a do fatídico 8 de janeiro com a turba ensandencida quebrando tudo, dentro e fora da Praça dos Três Poderes. Mas, essa extrapolou todos os limites. Então, Motta tem que mostrar firmeza e punir sim. Onde já se viu deputada levando bebê para amamentar num lugar tão infectado, essa com dupla punição, vamos combinar.  A configuração humana do PL é de assustar. Vocês já viram como o Silas Malafaia discursa? É de uma grosseria sem fim. Essa turba incentivada pela candidatura de Bolsonaro não pode se reeleger. Eles não contribuem para nada, só para atiçar e tumultuar, além de darem péssimos exemplos. E ainda vem o Sóstenes Cavalcanti pedir desculpas. Ora, ora.                  

O QUE TRUMP E EDUARDO BOLSONARO TÊM EM COMUM?

Na minha modestíssima opinião os dois sofrem de patologias. Quais, não sei, mas que sofrem de qualquer distúrbio é tão óbvio que não deixa dúvidas. As ações econômicas e políticas de Donald Trump são alarmantes. O fato do presidente americano taxar todos os países de qualquer maneira, dependendo de sua vontade ao acordar, beira o surreal. É inacreditável. Em relação ao Brasil há alguns fatores que pesam, o Bolsonaro e o protagonismo brasileiro nos Brics. Estamos pagando pela língua solta de Lula. Já Eduardo Bolsonaro vibra com as tarifas impostas ao Brasil, se esquecendo que pai, irmãos ainda moram aqui. É bem verdade que sanções econômicas não vão atingir a família Bolsonaro que patina com conforto com os salários que ganham. Mas, vão atingir os eleitores do senhor Jair. Só uma pessoa doente poderia saudar o momento tão delicado em que vivemos como uma vitória pessoal por ele ser "amigo" de Donald.

ENVERGONHADA E TEMEROSA

Já vi esse cenário de caos e desordem, se bem que nesse glorioso ano de 2025 o comportamento do povo brasileiro, dessa massa de manobra bem entendido, está torpe e violento. Já vivi o suficiente para poder falar e temer o que poderá vir por aqui. O Brasil nunca foi e nunca será o país do futuro. Primeiro por conta do povo que temos e do pouco que é oferecido às classes pobres. Não se investe de verdade na pobreza nem no ensino público e saúde. Bolsas assistenciais ajudam mas não resolvem. Segundo, a poítica é baixa e desigual. Sim, políticos enchem os bolsos, e tem até presidente de partido que prefere continuar nesse posto para encher os bolsos. Terceiro, a ditadura sempre permeou a história desse país. Depois da redemocratização só três presidentes não foram presos: Itamar Franco, Fernando Henrique e Dilma Rousseff. Reflita sobre isso. Agora o cenário está muito mais violento por conta da facilidade de comunicação e do desrespeito e afrontamento do povo guiado, seja da direita seja d...

AS BRUXAS ESTÃO SOLTAS

Participei de uma peça que tinha esse nome e que bombou na Petite Galerie em Ipanema em tempos idos. Me refiro a política da GloboNews que defenestrou três jornalistas. Não vou entrar no mérito da questão, primeiro porque não sei como é o código de comportamento dos jornalistas, segundo porque não sei o que a Globo permite ou não dizer no ar. Eliane Cantanhêde escorregou na banana ao se referir às mortes provocadas pelo Irã, assim: uma mortezinha aqui, outra acolá, e continuou falando. Realmente achei esquisito o comentário feito de uma maneira tão banal. Já Daniela Lima bafejou intimidade com ministros do Supremo e Mauro Paulino por ter ideologia diferente do que a emissora espera de seus funcionários. Se o que li não procede, não sei, mas é o que rola. Que pena, todos erramos, ninguém é perfeito, vou procurar outro canal de notícias, o que não falta.

LULA CONTINUA FALANDO COM O FÍGADO E A PASSEATA PRÓ BOLSONARO IMPRESSIONA

  Essa compulsão de Lula em falar desordernadamente é um problema. Afinal, ele é o presidente do Brasil e se comporta como um sindicalista falando para as massas. Continua batendo na tecla de uma moeda para os Brics. Que saco. A China trabalha já com a sua moeda nos mercados asiáticos e sem alarde. Aqui, nosso presidente atua ao contrário. Provoca. Lamentável. Sinceramente tenho receio do que possa acontecer na conversa entre os dois presidentes, Lula e Trump. Melhor não acontecer. Nos encontros com outros líderes quem leva a melhor é sempre Trump. Um dia a situação pode ser revertida, mas por enquanto quem é mais forte e poderoso é o Trump, queiramos ou não. Caramba, a passeata pró-Bolsonaro encheu a orla com uma multidão periquita, Os "patriotas" querem a cabeça de Lula e de Moraes. Se fosse na Revolução Francesa iriam para forca, Lula e Moraes. Uau. Allons enfant, a banda segue com a multidão periquita defendendo Trump e empunhando a bandeira norte-americana. Querem que o ...

O SUJEITO QUE SOCOU A NAMORADA COM 61 SOCOS FOI ESPANCADO POR AGENTES PENITENCIÁROS DO RN

Eu gostei da notícia ao mesmo tempo em que me questionei: em que pessoa me transformei para aplaudir e gostar de uma notícia como esta? Talvez por ser mulher, talvez por já estar cansada de ler sobre tantas agressões ao nosso sexo, não sei, mas fiquei muito contente mesmo. Este crápula teve o castigo merecido. E acho que a Secretaria de Administração Penitenciária não tem que apurar nada. Igor Eduardo Pereira Cabral é o nome do criminoso covarde que bate em mulher. Registrado.

E AGORA, JOSÉ?

A ganância dos hoteleiros paraenses em relação aos preços abusivos das diárias em Belém para a COP 30 extrapolou o viável, e os países convidados estão pedindo a transferência de cidade. Dou a maior força, por que me sinto envergonhada enquanto brasileira. Não é possível essa maneira tacanha e subdesenvolvida de querer "se dar bem" sempre. Aí moçada, isso é Brasil. Pelo que acompanho no jornal, Belém não tem o mínimo de estrutura para receber um evento dessa magnitude, a ver as obras que tiveram que fazer em tempo recorde, e me pergunto se ficarão prontas. Lamentável.