sexta-feira, junho 21, 2024

POR QUE NÃO TE CALAS, LULA?

A sua arrogância não deixa. Lula veste o manto de Salvador da Pátria e assume o papel " Nunca na história desse país", é o seu bordão, de sempre. Só que ele não se dá conta que ele tem muitas coisas em comum com Bolsonaro.  Se prestasse mais atenção em suas atitudes e do que fala, ele, com certeza, se surpreenderia. Claro, que há diferenças outras entre eles, mas esse governo está mal. A picuinha com Roberto Campos Neto é feia, tem consequências no mercado, mas Bob deu o troco na foto com Tarcísio e entre risos, topou ser seu ministro, num futuro governo. Avoé. 
A tragédia no Rio Grande do Sul exige uma montanha de bilhões de reais, e ainda tem os incêndios pipocando pelo país, a seca, enfim, tanta coisa, que não sei se teremos superávit este ano. O que eu sinto é uma inflação que não está baixa, gasolina e supermercado então, está tudo muito caro, para todos. 
Cala-te Lula, e foque no que precisa, convencer o povo que você vai fazer diferença, mais uma vez, que todos vão comer mais barato, que a educação dará um salto de qualidade, que a eficiência do Sus e o barateamento dos medicamentos ajudará a quem precise, com dignidade,  enfim, este país entrar num clima melhor do que o que se vive. Que  vai cuidar das fronteiras, combater o mercado ilegal na Amazônia, patrulhar os rios para combater milícias com drogas, enfim, basta desse negócio de nós contra eles e vá em frente.

 

quinta-feira, junho 20, 2024

QUANDO A RELIGIÃO MATA

Estampado na primeira página do jornal de hoje, a Meca cercada por milhões de fiéis. Sob o sol saárico 920 fiéis morrem por conta do sol causticante e calor sufocante. Rezando para Alá. Mas, pela religião deles virgens estarão lhes esperando, sabe aonde? No Paraíso. Não têm vida sexual satisfatória na terra, então apostam tudo quando viram mártires. Nesse caso, pelo calor. Inacreditável o poder de persuasão de líderes religiosos forjando entidades superiores para subjugar as manadas. Países pobres, com um futuro limitado, mas o povão está lá, rezando e morrendo. A vida nos dá oportunidade de crescer, de nos desenvolvermos e apurarmos nosso senso crítico para  tudo que nos  é imposto. É só colocar em prática.

quarta-feira, junho 19, 2024

VIVA CHICO BUARQUE DE HOLANDA. 80 ANOS

O Rio amanheceu em festa, e até as águas do mar carioca ficaram verdes cristalinas, antes tão escuras, para homenagear este artista extraordinário, verdadeiro orgulho nacional. Tenho certeza que o nosso maestro primeiro, o Tom, está sorrindo e o abençoando,  seja lá de onde estiver. 
A imprensa também o saúda e a tv exibe vários documentários sobre ele. Mais do que justas as homenagens, e não  poderia ser  diferente.
Somos da mesma idade. Ele nasceu hoje, dia 19, e eu 29 dias depois, em julho. Cresci ouvindo Chico. Cresci vendo o seu amadurecimento vocal, e a explosão de seu talento. Uma vez o vi, e envergonhada perante aquele monumento artístico, baixei os olhos e me afastei. Acompanhei os nascimentos das filhas, casamentos, enfim, Chico Buarque é história. Reverencio aqui, modestamente o meu grande apreço por este homem íntegro e genial. Em Paris, está reunido com os netos, foi o que li no jornal. Saúde, Chico patriota, leal e fascinante nas pautas musicais, parabéns pelo seu dia  Axé.

terça-feira, junho 18, 2024

SÓ MESMO EM PAÍSES QUE NÃO MAIS SE DÃO AO RESPEITO UM PARLAMENTAR COMO SÓSTENES CONSEGUE SER ELEITO

Nome de origem grega que significa: salvador, ileso, conservador, força e poder. Tá bom ou     quer mais? Talvez, pensando em salvador da pátria resolveu cair em cima do útero das mulheres. Segunda etapa: Depois daquele horror do tal projeto criminalizando a mulher mais uma vez no que diz respeito ao seu corpo e não o dos outros, o tal político BOLSONARISTA, diz que foi brincadeirinha, só para provocar o presidente da República. Não usou a palavra brincadeirinha, mas disse sim que era provocação. Ora, por favor, a que ponto se chegou. Aliás, nunca tivemos um Congresso tão fétido, tão inoperante, tão pouco inteligente. A inteligência saiu de moda? Bancada evangélica? Daqui a pouco vira uma sociedade teocrática, onde pastores e não padres ditam as regras. Um país pouco civilizado, atrasado e homens, duvido muito se são realmente bons cristãos, decidindo sobre o útero das mulheres, quando há inúmeras e infindáveis pautas que mereciam ser debatidas. Quem sabe por incompetência mesmo, ficam engavetadas.   Francamente.

segunda-feira, junho 17, 2024

SERÁ QUE LI CERTO? NOVO PLANO DE EDUCAÇÃO SÓ SAI EM 2025?

Que horror, sinceramente. Ainda não li a matéria no jornal, mas como vivo nesse rincão, sei muito bem da lacuna que a boa educação impacta nas crianças pobres que procuram o ensino público para saírem da escuridão. Analfabetismo e pouca instrução atrofiam a mente, e essas pessoas são facilmente dominadas por essas seitas evangélicas que abundam pelo país. Crianças e jovens de pouca escolaridade são iscas para traficantes, para a bandidagem. Tenho pena desses jovens esquecidos, ele farão parte desta nação apequenada por seitas no Congresso e por educação de má qualidade. O custo já está alto e ficará ainda maior.

FOGO E INUNDAÇÕES, A NOVA REALIDADE BRASILEIRA

As consequências das mudanças climáticas pioram a cada dia. Fogo no Pantanal, no Parque de Itaipava, no Rio de Janeiro entre os bairros de Santa Tereza e Laranjeiras, aqui no centro da cidade, inundações em vários estados, hoje no Rio Grande do Sul volta a chover muito forte, e eu morrendo de medo dos futuros estragos quando as chuvas caírem no município. Já moro aqui há 14 anos e asseguro que é um verdadeiro terror. Todos sentem medo, não só eu. Estamos no período da seca, daí  tantos focos de incêndio, e ainda tem os criminosos que soltam balões nessa época do ano. Como não há vigilância a turma tira a barriga da miséria. Expressão antiga, mas que faz todo o sentido. Torço para que esse povo cuide do lixo, não poluem ainda mais o que já está, e vamos ver como acabamos. 

sábado, junho 15, 2024

FINALMENTE UMA BOA NOTÍCIA: O PARQUE SUSANA NASPOLINI, EM REALENGO

No meio dessa podridão que assola o Parlamento desta república bananeira, leio no jornal de hoje a medida que o prefeito tomou para diminuir o calorão saárico da região. Torres altíssimas, de 50 metros que jorrarão água para os passantes. Que legal. Também vai reforçar o verde com o plantio de árvores nativas da região, como também vai construir um lago artificial para regular a chegada das águas da chuva à rede fluvial, portanto reduzindo inundações. Viva. E tem mais vindo por aí.

MEU CACHORRO UIVA OU CANTA COMIGO?

Pergunto, mas ele não responde. É engraçado. Não sou cantante, desafino, mas gosto de emitir melodias sonoras. Quando começo, Bob, em dueto, uiva. Já Jessie May não faz nada, na verdade, me ignora. Na minha própria casa sofro o bumbo da inaptidão vocal. É mole? Não, dureza. 

quinta-feira, junho 13, 2024

CONGRESSISTAS VIOLENTOS E GROSSEIROS TÊM QUE TER SEUS MANDATOS CASSADOS, ORA BOLAS.

Nunca vi um  Congresso com parlamentares com níveis baixíssimos de civilidade e decoro. Sou bastante vivida e me lembro com saudades de Ulysses Guimarães, Marco Maciel, e outros do mesmo nível. Com a ascensão de Bolsonaro, veio de lambada essa gente que me deprime e me insulta. São totalmente despreparados, nada democráticos e trazem a reboque a turma evangélica, que de cristãos não têm nada, e são zero progressistas. Mas também o que esperar de um país que viveu duas ditaduras, que tinha coronéis nordestinos ditando as regras, com uma pobreza gigantesca sem escolaridade e trabalho formal. É isso que temos. Vamos que vamos. O que vi ontem foi de matar. Havia até um bolsonarista raiz de chapéu de vaqueiro no meio da briga. Aprendi que chapéu se usa na rua e não em ambientes fechados. Viva ao Faroeste cabloco. 

HOMENS BOLSONARISTAS DECIDINDO SOBRE O ÚTERO FEMININO É CRIME, NO MEU ENTENDER

A mulher decide sobre o seu corpo. Ela é senhora de seu destino. Se ela decide abortar, e você e eles não gostarem, o problema é de vocês. As que podem farão aborto e as que não podem, que se danem, não é assim? Que façam laqueadura, concordam? Fazer filhos e gerar é muito fácil: o pênis do homem ejacula dentro da vagina da mulher, e dependendo da sua fertilidade gera o feto. Facinho, facinho. Mas, criar um filho é difícil, muito eu diria. Num país como este de desigualdades sociais abissais, essas mulheres, sem acesso a nada, vão criar seus filhos em periferias, sem educação formal, portanto sem acesso também a bons empregos. Religião é o ópio do povão, e os evangélicos bolsonaristas que infectam o Parlamento vão contabilizar os votos dessa turma desinformada  para continuarem a exercer seus mandatos. Tanta coisa para se votar no Congresso e eles debatendo uma pauta que não lhes diz respeito. 

quarta-feira, junho 12, 2024

A MEDALHA PEDRO ERNESTO VOLTA A BRILHAR

Os maninhos iniciados pelo assassinato de Mariele Franco e Anderson Torres, finalmente, perderam suas medalhas, que nunca deveriam ter sido outorgadas. Assim é, demorou horrores, verdadeira história de horror e suspense, mas não deixa de ser uma vitória que aquece os corações da família, da viúva e de nós todos. O caso rolou anos por motivos óbvios, mas sim, devemos a este governo, a Flávio Dino, o empenho necessário para o devido esclarecimento do assassinato. Ponto a favor. Eu agradeço. 

PARA A SOCIEDADE AMERICANA MENTIR É ATO GRAVÍSSIMO, JÁ NA REPÚBLICA BANANEIRA ONDE NOS ENCONTRAMOS É TRIVIAL

Pois pois bangalô três vezes. Cada rincão com suas regras. Lembram-se das mentiras do Metralha-mór? A desfaçatez com quem mentia era extraordinária. E não foi punido. Pode ser que agora seja. E por todas as outras mentiras. Já naquele rincão do norte, a melodia soa diferente: mentiu, então é crime. Hunter, que em inglês significa caçador, Biden está sob a mira dos holofotes. O pai, presidente, não vai conceder o indulto presidencial ao qual tem direito. Filhote vai pagar pelo seus atos ( tem outros) É uma lição a ser aprendida. Gosto muito do direito à democracia que os americanos exercem, apesar de muitos furos terríveis ao longo do tempo. O racismo, a homofobia, mas se hoje há uma aceitação da sociedade que se gosta branca, prosperou e se o indivíduo levantar essas bandeiras, sei não. Pode responder por seus atos. Donald Trump chegou para bagunçar e bagunçou legal. Saiu da presidência, deixou admiradores frustrados e ameaça voltar. A roda que gira. Hunter Biden será julgado e condenado, vamos aguardar. Meu conselho: ensine seu filho a não mentir, e dê o exemplo. De grão em grão, quem sabe, um dia chegaremos lá. 

segunda-feira, junho 10, 2024

QUANDO EU CHAMO A AMÉRICA LATINA DE AMÉRICA LATRINA, TENHO RAZÃO E AGORA ESTÁ DOCUMENTADO

Claro, vão baixar o chicote, como é de praxe. Além de inúmeros e complexos problemas que envolvem a política, a desigualdade social, a violência, etc. e tal, as reportagens sobre droga estão minuciosamente descritas e documentadas na série que o jornal O Globo publica sobre isso. Extraordinário como esses bandidos, sem nenhuma escolaridade aparente montaram um negócio bilionário cultivando e exportando droga. Bolívia, Paraguai, Peru, Colômbia, tá bom ou quer mais? América Latrina sim, sorry, por um motivo até singelo. Há cabeças coroadas por trás disso, justiça falha, juristas corruptos e países que têm pouca relevância no cenário mundial. E o sistema prisional nosso é uma merda, um ninho de bandidagem. 

Nem Pablo Neruda ou Vargas Lhosa salvariam. O Rio de Janeiro é prova cabal do domínio de gangues. E até agora o que se faz? Niente. O mundo muda rapidamente. Enquanto gangues dominam esse continente, a extrema direita avança na Europa. Sei que a roda gira, o que está em cima hoje, amanhã estará em baixo. Não consigo mais imaginar um futuro legal. Fez bem Emmanuel Macron em convocar novas eleições para o parlamento francês. Vamos acompanhar. Hitler se suicidou, mas parece que fez escola: a Alemanha de hoje me assusta. E a você, não?

domingo, junho 09, 2024

DE NOVO, A PORCARIA DO ATENDIMENTO DE MÉDICOS CREDENCIADOS DA # UNIMED AQUI EM PETRÓPOLIS

Já estou cansada de reclamar. Desisti de relatar para a Unimed sobre o mau atendimento de alguns médicos. Nada acontece e fazem cara de paisagem. 

Por conta de uma bactéria agressiva que se instalou na região bucal, depois de ir ao dentista, resolvi ouvir um infectologista. A língua e a gengiva tinham melhorado, mas eu queria mais explicações. Fui, com uma amiga. ao centro para ser examinada por um médico, que até tem boa reputação. Uau. A consulta não durou nem 10 minutos. Entramos, eu e a minha amiga, ele no celular continuou, não me indicou a cadeira, e finalmente me olhou. Expus o motivo da consulta, mostrei as fotos e ele concluiu: foi um fungo. Perguntei se ele teria curiosidade de examinar a região, e ouvi: pode ser. Olhou e pronto, acabou a consulta. Ao falar da dor no ouvido, recomendou um otorrino. Este energúmeno deveria abandonar a medicina, ir plantar batatas, e sujar os pés de bosta de cavalo. Não serve mais. O juramento de Hipócrates é lindo, se for seguido. Aliás, não é o primeiro médico  que age assim, aqui. As reclamações são imensas, e ainda tem o problema de darem diagnósticos errados. Aconteceu também comigo, por isso estou tomando asco de médicos e sofro quando tenho que me consultar com eles. Se não estão satisfeitos com a #Unimed, que se descredenciem-se. Fácil, não?

FINALMENTE O BRASIL NO TOPO DO MUNDO: PCC, A MAIOR MULTINACIONAL DO CRIME

Para quem nunca acreditou que um dia chegaríamos lá, a manchete do jornal de hoje, mostrou que eu estava longe da realidade. O PCC é uma grande organização criminosa que opera em 24 países e começou sua trajetória depois do massacre do Carandiru. A organização cresceu na cara de todos, me diga se você acredita que as autoridades policiais não sabiam desse movimento? É assim o  Brasil, tudo solto, tudo feio, tudo muito sujo, começando pela política. Então, o que esperar? Gostaria que a notoriedade do país fosse através da arte, da literatura, do esporte, mas não. A notícia é chocante e muito feia. A reportagem, muito boa, terá capítulos e ficará documentado para sempre. Tenho sérias dúvidas se esse rincão se recuperará. Quando bandidos dominam, vejam o Rio de Janeiro, não tem mais volta. Temos políticos preocupados com o bolso e em aumentar o patrimônio. O protagonismo de Bolsonaro foi maléfico, abriu as porteiras do pior que existe na política e ainda deixou frutos, olha aí o primogênito com a questão da Pec das Praias, enfim, tudo muito ruim. 

quarta-feira, junho 05, 2024

A VIOLÊNCIA, O TRÂNSITO INFERNAL, A FALTA DE INVESTIMENTOS. ITAIPAVA, CORRÊAS E NOGUEIRA

Vim para cá fugindo da violência medonha no Rio de Janeiro, que não tem fim e piora a cada dia. Fiquei encantada quando cheguei, pessoas amáveis, trânsito tranquilo. Acertei na mudança, pensei eu na época.  Após 14 anos, vejo a violência começar ou aparecer aos nossos olhos com maior visibilidade. Lembro-me que no Rio começou com os pivetes arrancando os ouros que portávamos em forma de colares, brincos, pulseiras e anéis. Reféns desses miseráveis, abolimos nosso ornamentos. Passaram a assaltar, nos ônibus, nas ruas. Evoluíam a cada dia. Roubo de carros, bicicletas, casas, apartamentos e celulares. Tadinhos, são marginalizados, diziam os bonzinhos de plantão. Nem Jesus salva ou salvou. Aqui, em Petrópolis vejo a história se repetir. Ausência total de qualquer coisa, os pedintes avançam em shoppings, restaurantes e bares. Chegam com a nefasta caixa de papelão e querem empurrar seus produtos deletérios. Dia desses fui vítima no shopping que frequento para almoçar e fazer as unhas. A andrajosa( sim, estou irada e então é andrajosa mesmo, sem apelação) se acercou enquanto eu comia, falando baixo e insistindo para que eu comprasse o produto que vendia. Continuei de olhos baixos e ela permaneceu ali do lado. Após alguns segundos, levantei os olhos e falei: Saia. Saiu, mas me cercou no estacionamento. Falava de maneira truncada, mostrando o desprezo por eu ter um carro e ser riquinha. Precisei do segurança para chegar ao carro. Fiz a queixa ao síndico e minha manicure, e uma amiga que tem um brexó me apoiaram. Ontem ao voltar ao shopping ( escapo do almoço) soube que a criatura em questão e outros da mesma laia estão proibidos de circularem por sua área interna, É assim que começa. Já começou. E outra coisa: o trânsito aqui está surreal, engarrafamentos gigantescos numa via mínima que corta as três localidades mencionadas no título, que não é mexida desde o tempo do imperador o tal do Dom Pedro. Porcaria de país, porcaria de tudo. Pagamos impostos para nada, ah sim, para pagar os benefícios da classe parlamentar e jurídica. Temos um povo iletrado e pouco capaz de mudar o status quo.  

domingo, junho 02, 2024

CARREATA DE TÁXIS É FEITA REFÉM NUMA DAS FAVELAS CARIOCAS

Juro que eu li. Rápido. E foi no Instagram. É simplesmente inacreditável. O Estado do Rio de Janeiro está refém da milícia e bandidos. Num estado onde a escolaridade é deplorável, a quantidade de menores aliciados pelo tráfico é incomensurável. E ainda temos um governador incapaz, o resultado é esse que lemos todos os dias no jornal. 
 

COMO A ÍNDIA TEM AMBIÇÕES DE SE TORNAR POTÊNCIA ESPACIAL?

Fui à Índia muitos anos atrás, e a pobreza, a mendicância me impressionou (pior que no Brasil porque sua população é o quádruplo do que a daqui) o trânsito é medonho e milhares, MILHARES, de pessoas circulam nas ruas, dormem em tendas, defecam e urinam nas vias ( isso nos é familiar) e isso em Nova Delhi. Imaginem no interior, aliás que é bem mostrado nos filmes. É um país tão corrupto quanto o Brasil, conservador, enfim, hoje vejo com clareza o que não consegui ver na época. E, sinceramente, não posso entender essa ambição desproporcional de um país que teria que resolver os problemas sociais, urbanos, e todos os outros antes de se aventurar numa aventura dessa. Em Bangalore, por conta dos ingleses, há boas escolas e os indianos que conseguem cursá-las, assim como nas universidades são muito requisitados pelos EUA... mas não é o usual. E agora, esta ambição desmesurada de se tornar potência espacial, aliás eles têm bomba atômica. Bizarro.

sábado, junho 01, 2024

MATOU O MARIDO E FOI MALHAR

A notícia já é velha, mas continua nos noticiários. O tema foi imortalizado em livros e filmes, então, vamos aos fatos. Mocinha pobre, garota de programa viu no homem, mais velho, excelente oportunidade de subir na vida. Fingiu estar enamorada e exigiu casamento. Ele até topou e depois recuou. Dois manés soltos na vida. Ela faz um brigadeirão envenenado e oferece ao homem. Ele, agradecido, come e morre. Pronto. Fácil, fácil. Ela vai à academia malhar, faz as malas e deixa o cadáver na sala,  morto há dois dias, e se manda. Está foragida, depois de ter zerado a conta bancária dele, e depor na delegacia, vejam só. A coisa por aqui anda feia. Homens estrupam e matam, mulheres só não estrupam, e me pergunto que merda é essa que varre o país de ponta a ponta. Dormindo com o inimigo, aí, outro filme. Acautelem-se.