DEMOCRACIA EM VERTIGEM, DIREÇÃO DE PETRA COSTA NO NETFLIX
O documentário é ótimo, e creio que crescerá em importância daqui há algumas décadas quando a distância histórica foi maior.
O documentário mostra os últimos anos de governo de Dilma Rousseff, as trapalhadas governamentais que fez o país entrar no buraco, até a eleição de Bolsonaro. Em flasback vemos Lula, um líder sindical da pesada, carismático com um poder extraordinário junto ao povo, a adoração visível na fisionomia de seus seguidores, como também sua ascensão à presidente do país. Foi realmente gigantesca a euforia de bandeiras vermelhas, principalmente no nordeste, tremulando na mãos de brasileiros que sonhavam com tempos melhores com o governo eleito. O partido dos trabalhadores vinha para mudar, chegou a vez do povo sofrido chegar à algum lugar. E chegou mesmo, com a redução da pobreza, a implantação das cotas raciais nas universidades, na compra de carro e eletrodomésticos, nas passagens de avião, mas depois, o documentário também mostra que o partido começou a fazer igualzinho aos outros partidos, que tanto combatia, e a corrupção bateu feio nas portas do governo petista. E há também o comentário de Gilberto Carvalho corroborando exatamente o que falei. Está lá.
Mostra também Jair Bolsonaro, deputado ainda, agindo no plenário e dando declarações.Votou nele quem quis. Já mostrava a que veio.
É um documentário que mexeu com as minhas emoções. Fiquei triste, desalentada quando assisti, mais uma vez, a confusão no plenário - de dar vergonha o comportamento dos parlamentares, gritando, enrolados em bandeiras porque Dilma Rousseff foi impichada. Um circo dos horrores de tanta vulgaridade, e grotesco. Para mim, era questão de dor, o país andando para trás, o segundo presidente a ser afastado da governança, convenhamos que não é para qualquer nação. Mais uma vez o atraso e a selvageria dominando os parlamentares que representam o povo, enfim, um país fora de todos os rumos.
E Lula, ah Lula, a vaidade subiu à cabeça, embora ao sair da presidência estivesse com 87% de aprovação. Seu grande erro foi insistir em Dilma, uma mulher despreparada, que com suas decisões errôneas afundou o país. Está lá, no documentário.
Comentários