CABRAL GAROTINHO PRESOS. QUEM DIRIA?

Começando com Cabral. Foi um governador, o mais carioca de todos, jeito simpático, pelo menos era o que passava para a patuleia do lado de cá. É muito difícil o povo saber se o governante está metido em falcatruas ou não, a não ser que a imprensa divulgue, ou alguém próximo comente. Penso que a imagem de Cabral começou a deteriorar quando em Paris, foi fotografado com guardanapo na cabeça, alterado pela bebida, junto com a turma privilegiada, num restaurante caro da capital francesa. Confesso que ao ver a foto senti muita vergonha. E pensei no meu salário de aposentada estadual. Essa imagem nunca me saiu da cabeça. 
Depois foi o pedido de trabalho para seu filho, como assessor de qualquer coisa dentro, claro, do serviço público. As pessoas chiaram, não adiantou, ele entrou apadrinhado, virou Deputado Federal ( o poder de papai) e recentemente só não foi nomeado Ministro dos Esportes de Temer porque o pai, Cabral, já estava em baixa perante a opinião pública,embora por baixo dos panos seu poder dentro do partido era grande. E foi nomeado o filho de Picciani. outro que merece investigação. 
Houve também, três anos atrás, aquela manifestação em frente ao prédio dele, e que durou meses. Era para nós, o povo ficar alerta e pelo menos não votar pela sucessão de governo do PMDB. Não foi o que aconteceu e entrou este senhor bonachão, que Mestre Zu afirma ser homem digno e provinciano. Pode até ser, mas sem o perfil de gestor, que é o que estamos vendo agora. Nenhuma capacidade para nada, quer tirar o Estado do buraco cortando salários e benefícios como triênios. Não pode. Corte os benefícios das castas e depois conversamos.
Mas, ao ver o ex governador Cabral entrando no presídio em Bangu fiquei mal. Não foi coisa boa de ver. Ali, ele representou todos os que ainda podem vir, inclusive Lula. Foi uma bofetada na cara de todos nós. Pessoas em que votamos e que roubaram horrores, tanto que até pagavam joias, objetos de arte em dinheiro vivo, enquanto  a saúde entrava em colapso, a educação idem, e todo o resto. Com esse dinheiro embolsado sobraria também para as obras sociais, tanta gente precisando, e poderia também dar salários melhores para a turma do andar de baixo. Pelo menos tentar equiparar as discrepâncias salariais. 
Vergonha, senti muuita vergonha e pensei em Sérgio Cabral, o pai, o jornalista, o que ele diria. Acabei de saber que está com a Alzeimer. Ainda bem, não vai sofrer, correndo o risco de um enfarte ao ver a foto do filho presidiário. Mas, dona Magali está viva e com certeza, deve estar sofrendo. Cabral filho vem de família modesta, pai jornalista e mãe professora, e hoje seu patrimônio é de biliardário. Que se confisque tudo, e que esse dinheiro vá para o Erário Estadual.
Agora, falemos de Garotinho.
Um dia antes da prisão de Cabral, Garotinho foi preso em seu apartamento no Flamengo. Não ofereceu resistência, mas disse que precisava de cuidados médicos. Foi para o Hospital Souza Aguiar. Chiou, claro, queria ir para um hospital privado o que a justiça negou. Não vou entrar nesse mérito, mas foi bom para a autoestima carioca. Se numa emergência o povo vai para o hospital público, por que não um ex governante?  Embora ele usufruísse de benefícios negados ao paciente comum, gente como eu e você.  E o que se viu no outro dia quando da transferência do paciente? Garotinho que estava morrendo no dia anterior, desfechando pontapés, esbravejando em alto e bom som com medo de ser morto nas dependências do presídio e se digladiando com toda a força contra os policiais que tinham a missão de levá-lo embora. Muita força para um quase enfartado, concordam? A família brega se portou como sempre. Cenas patéticas, grosseiras e vulgares. A mulher, Rosinha e a filha, Clarissa, aos berros, enquanto Garotinho era colocado na ambulância. O medo de Garotinho era a cela comum,  ele não tem curso superior, duro, né? E o povo de Campos vota nessa oligarquia. Como o povo de Alagoas com Renan Calheiros e como os seguidores de Picciani, o presidente da Alerj. Como diz Ricardo Boechat é hora de banir com esses políticos de merda e suas oligarquias. 
O país mudou sim. Ex governantes presos, ministros presos, ex governador em hospital público, isso jamais aconteceria dez anos antes. Ainda não temos ex presidentes, mas está caminhando para isso. Vamos torcer, para que todos, ricos e pobres aprendam a lição, para mim o mais difícil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O DISPENSÁRIO DA IRMÃ ZOÉ

O PREÇO DA VERDADE. FILME.

GUERRILHA NA AVENIDA BRASIL E A INCOMPETÊNCIA EXTRAORDINÁRIA DE CLAUDIO CASTRO.