NOTÍCIAS DA PROVÍNCIA
Vou começar com o ótimo documentário sobre Chico Buarque na grade do GNT. Nosso grande artista, muito à vontade fala de sua carreira, futebol, Mangueira, parcerias, uma delícia. Sou da geração de Chico e bate uma nostalgia vendo o programa. Nós, os fãs, sabemos tudo de sua carreira, seus amores, seu desenvolvimento como artista, nome dos filhos, dos netos, ai meu deus! quanta coisa. No documentário, ele anda muito, um andar engraçado meio chapliniamo, mas devo admitir que ele não envelheceu bem, ao contrário de Caetano, que está um gatoso, Gil e Paulinho da Viola. O rosto de Chico está marcado, sulcos severos embora os olhos de cor linda sejam alertas e vivos. Fico feliz de poder vê-lo, ouvir sua música e saber que nós nos vamos, mas ele será sempre imortal.
Pois é, ônibus matando ciclistas. pedestres, pessoas matando pessoas, policiais matando pessoas, roubos, o Rio de Janeiro não melhora nada, faça-me o favor. Ah, e ainda tem os neonazistas, homens horripilantes amedrontando todo mundo. Também tem os "dimenores" que matam, assumem a culpa e não são devidamente enquadrados porque temos uma lei leniente, e fica tudo por isso mesmo? Por que não existe penalização para esses motoristas que matam, avançam sinal e etc? Por que as empresas não são incriminadas judicialmente? Por que não se muda a lei para esses dimenores ficarem na jaula, porque duvido que um dia se tornarão homens de bem. Tem que apodrecer na cadeia, sim. A morte da dentista foi de uma crueldade assustadora. A americana estrupada na van, então nem se fala. Plano de segurança nacional está aonde? Em São Paulo a guerra civil é pior do que na Síria. A sociedade tem que se mobilizar, uma andorinha só não faz verão.
A OSB depois de uma temporada de horror sob a batuta do Minczuk, de novo na berlinda. O prefeito quer a fusão com a Petrobras Sinfônica. Será que essa ideia não empobrece o cenário artístico? Por que não ter uma, duas, três orquestras? O que deveria haver no país, são os sponsors, como existe nos EUA, os endinheirados contribuindo para manter as orquestras, os balés. O cenário no Rio é pobre, São Paulo dá de 10 a zero, mas cá pra nós o que entende Carla Camurati de música erudita. Saudades de Dalas Aschar.
Se a ideia de Lula era fazer de Dirceu presidente da República, devo agradecer de joelhos a Roberto Jefferson e pedir desculpas a Regina Duarte, que foi pitonisa na época e eu não acreditei. Acredito agora, Regina.
Comentários