Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2025

DEU MATCH!!

  Ora vejam só. Na abertura dos trabalhos na ONU Mr. Trump se encantou com as covinhas do Sr. Lula da Silva. E deu match, logo seguido de alguns elogios. Lula agora é O Cara. Trump só precisou de 39 segundos. Me pergunto se em relação à Mrs. Trump quantos segundos levaram para ele se decidir a casar com ela.  Enfim, o americano é autoritário, mimado e poderoso e faz o que bem entende. A situação pode ficar melhor se as tarifas impostas ao Brasil  forem abolidas, claro, e jogar Eduardo Bolsonaro e Cia e, mais Paulo Renato para escanteio para todo o sempre. 

VOTO A FAVOR DE SE BANIR A ENEL PELOS MAUS SERVIÇOS PRESTADOS

Moro em Petrópolis. Serra. Lugar pintado como paradisíaco. Menos, afinal moramos no Brasil e sabemos dos perrengues enfrentados no dia-a-dia. Que aqui é bonito, não discuto, olhar para essas motanhas é a mesma coisa que olhar para o mar. A grandiosidade da natureza emociona qualquer um. Mas, beleza não enche barriga. Petrópolis tem vários gargalos e por incompetência ideológica os problemas urbanos e de outras matizes são jogados para debaixo do tapete. SEMPRE. De novo, falo da Enel. Ontem, por conta da virada brusca de temperatura, ficamos sem luz mais de 5 horas. E pelo que li nas mensagens pelo whatsApp, o  apagão atingiu muitas localidades. Aqui, no meu condomínio foi geral. O desespero dos moradores era visível pelas suas mensagens. Todos protocolaram a reclamação. Ficar sem luz e água não é mole. São essenciais, e a demora em resolvê-los sempre é espantosa. Entendo que a abrangência de localidades atingidas pelo apagão deve envolver logística, mas o básico nunca é feito como ...

BLACK RABBIT

Thriller policial muito bom na Netflix. Jason Baterman e Jude Law protagonizam. Fico muito impressionada como o excesso de violência parece atrair público, ou porque o mercado gosta e absorve. Os dois atores vestem a pele de irnãos, Jude é bem sucedido, é elegante com ternos bonitos, gerencia um restaurante badalado que tem como sócio um astro, e uma chef talentosa pilota a cozinha.  O quadro é esse. Só que ele tem ligações com o submundo, que numa hora do filme, cobra seu preço. Já Jason protagoniza o irmão hippie, barba mal feita,  cabeludo, roupas amassadas e mal cortadas, e pobre. Só se mete em roubadas e numa hora pede ajuda ao irmão. A relação entre os dois é bastante ruim, embora haja um sentimento forte de proteção, mesmo num momento limite. Achei bem interessaante, pois já presenciei embates entre irmãos e pude assistir a esse tipo de situação.  A trama esquenta e os desdobramentos são dolorosos. Ah, e tem 1 ou 2 episódios dirigidos por Laura Linney, par de Jason...

O GIGANTE ACORDOU FINALMENTE

O Brasil democrático está nas ruas. De norte a sul passeatas enormes contra a PEC da Blindagem e da Anistia. Brava gente brasileira, a hora é agora. Acabar com esse PL Infame, defenestrar Valdemar Braga Neto, os filhos de Bolsonaro e esses políticos medíocres e oportunistas que não são políticos, mas gente oportunista e baderneira e só causam desordem e anarquia. Aliás, aquela turba que tomou o Congresso tem que ser punida. Acorda Hugo Motta.

GLOBONEWS

  Assisto ao GloboNews. Gosto dos noticiários, de maneira geral, embora me pareça um tanto insistente e repetitivo em relação a algumas matérias. Nesse caso o controle remoto é meu aliado. Mudo de canal. Hoje, ontem e anteontem o EM PONTO levou quase 30 minutos explicando as intenções de voto para a presidência no ano que vem. Pura encheção de saco, vamos combinar. Acho que deveriam rever essa pauta. Com tanta coisa acontecendo para ser debatida, o foco fica na intenção de voto. Arre.  

O BRASIL FEIO E MEDONHO

Começando pelo Congresso. Nossa história é muito feia. Recomendo vivamente o mais novo livro de Ruy Castro, que não é historiador, mas como cronista retrata o nosso tempo. Mergulhou com afinco e saiu este livro tão importante: TRINCHEIRA TROPICAL. E agora, em 2025 esta porcaria de deputados afiliados ao PL se blindam contra investigações que recaiam sobre emendas parlamentares, que como todos sabemos sempre tem um trocado que vai para os bolsos de suas excrecências. Todos muito ricos. Profissão de fe é ser político brasileiro. Acompanho a evolução política desse país há mais de 50 anos,e posso dizer que hoje me sinto envergonhada por morar aqui. Pior do que na ditadura militar. Naquela época também sabíamos de todos os horrores cometidos e o cerceamento a que eramos submetidos, mas  era uma ditadura, agora não, é uma pretensa democracia com abusos singulares de autoritarismo e poder. Para ajudar temos o PCC que elimina quem o investiga. Igual ao período da ditadura militar. A milíc...

ERAMOS TODAS APAIXONADAS POR ROBERT REDFORD

Pelo menos no meu quadrado, mas acredito que ele sabia fazer palpitar o coração feminino. Morreu ontem, mas seu Sundance Kid não. Foi o filme que mais me marcou. Assisti-o praticamente sozinha num cinema em Botafogo na sessão das 6. Fiquei fascinada, e ainda mais com Rain drops keep falling on my head, canção imortal que permeia a trama. Vejam, Newman e Redford together? Fantástico e ainda tinha a belíssima Katharine Ross. Sundance Kid foi tão icônico que o próprio Redford rebatizou o nome em vários de seus projetos, inclusive um de premiação.Grande ator, viveu vida plena e deixou um legado que vai estar aí, será imortal. Tristeza.

DISFARCE DIVINO, FILME

No Prime. É um drama policial bem interessante. Quando o padre da paróquia morre, se descobre que ele era uma mulher. Gera muito incômodo e no plano secundário ficamos sabendo que a chanceler diocesana dessa mesma paróquia teve um filho. Com quem? Com um padre dessa mesma paróquia. O inusitado vem quando um membro eclesiástico diz que é mais comum do que se pensa existir mulheres se fazendo passar por padres. Visão do filme, mas não deixa de ser instigante e merecer reflexão. Por que não? A quantidade de padres pedófilos assusta, padres que têm filhos também é grande, padres que vivem maritalmente com suas governantas é um fato, e por aí vai. Dizem qe Jesus era casado com Maria Madalena. Bem, isto é história de Dan Brown, mas quem sabe se não seria legal padres se casarem e expulsarem de vez os pedófilos atrás de batinas?  

MERYL STREEP

  No prime há sempre ótimos filmes, inclusive filmes americanos espetaculares de 40, 50 anos atrás com atores grandiosos começando suas carreiras. E é o caso dessa deslumbrante atriz, contracenando com Roy Schneider e vejam Jéssica Tandy. Pérolas que brilham em NA CALADA DA NOITE.  É um filme de mistério psicológico, que aborda o assassinato de um paciente de Roy, que faz um psiquiatra. MERYL entra na história quando vai ao consultório devolver o relógio do paciente dele.  No meio do filme ela tem um pequeno monólogo onde se pode ver claramente seu imenso talento já instalado na sua persona. Ela está tão novinha... Super recomendo.

PRISÃO ESPECIAL, DOMICILIAR E OUTROS QUETAIS.

Os advogados de Bolsonaro vão pedir prisão domiciliar por conta da saúde fragilizada do réu. Uai, se tem saúde fragilizada por que queria ser presidente da República? Me poupem. Sua prisão domiciliar com vista para o lago se equipara a de Collor, com vista para o mar. Preciso dizer mais?  

E A INJUSTIÇA SALARIAL DO JUDICIÁRIO ESTADUAL CONTINUA FIRME E FORTE E POR TODO O PAÍS.

Tenho muito nojo, nem é mais vergonha. É nojo misturado com desânimo, RAIVA, em ver como os salários do judiciário nos envergonham a cada dia. Hoje, no jornal leio que O TCE-RJ, numa aprovação relâmpago transforma em lei cinco auxílios pagos aos sevidores desse magnânino órgão. A notícia toda está no jornal. Envergonhem-se cidadãos que temos nossos salários minguados, sem aumento a cada ano, enquanto que o judiciário se farta em benesses e auxílios agora transformados em lei. E é em todo o país. Ganham acima do teto com penduricalhos, auxílio paletó, carro com motorista, e sabe-se lá mais o quê.  VERGONHA.    

RUBIO E TRUMP

E agora temos na mesa Rubio e Trump. Que coisa, né? o ex-topetudo de cabelo avermelhado e bronzeamento artificial para parecer bem nas fotos, diz: -  assisti ao julgamento - eu o conheço razoavelmente bem - foi um bom presidente - isso é muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. VAMOS AS CONSIDERAÇÕES. - Duvido e tenho quase certeza absoluta que Trump não assistiu ao julgamento. Primeiro porque não se interessa pelo Brasil, depois não fala a língua, terceiro porque teria que ficar horas vendo a telinha. Portanto, mentiu, como aliás é o que faz todo o tempo. - Não conhece mesmo Bolsonaro. Nem razoavelmente. Aquele encontro do fãn brasileiro com seu ídolo na Casa Branca foi constragedor, pelo menos para mim. E que outros encontros tiveram esses dois senhores? Jantaram juntos, almoçaram, lancharam? Pelo menos, não li nada a respeito. Mais uma mentira. - Não foi um bom presidente. Trump está totalmente desinformado. Alguém deveria lhe passar as informações po...

CONDENADOS E PUNIDOS... MAS AINDA NO DOCE CONFORTO DO LAR.

Pois é, o STF mostrou independência. O julgamento acabou. Estão condenados os gorilas militares e o il capo di tutti capi. Mas, como a justiça é lenta, há que se esperar pelo que há de vir das defesas desses senhores criminosos. Criminosos, né não? Pelo menos é a palavra mais frequente que leio nos artigos sobre esta quadrilha. O ministro Alexandre de Moraes foi iluminado ontem, ao mostrar vídeos de Jair Messias Bolsonaro insuflando corações e mentes contra o Supremo e contra Alexandre de Moraes. De arrepiar a grosseria, a insubordinação, a má educação, tudo junto e misturado incorporado nesse homem. Foi bastante oportuno a mostra do video. Messias Bolsonaro, como seu nome do meio indica, foi um mensageiro do mal, sujeito que hoje se mostra acorvadado ( lembram quando ficou face a face com  Ministro Moraes?) perante à condenação que virá. Sim, a imprensa alardea e todos concordamos, é um julgamento histórico e sem precedentes. Agora, prisão domiciliar é tipo sorvete com calda de ch...

OS JOVENS AMANTES, NO PRIME

Fanny Ardant é como o vinho. Envelhece com classe e beleza. Me lembro quando apareceu. Conheceu François Tuffaut, virou musa dele de todos nós e arrasou pelos anos seguintes. Eu morria de inveja daquela mulher tão classuda, linda e de sorriso cativante. Vi todos os seus filmes e esse do título acima, assisti ontem, e não sabia que ela estava nele. Porém, ao sorrir, reconheci de imediato. Recomendo muito o filme, é leve, saboroso, uma história de amor, sem sexo explícito, mas de uma sensualidade envolvente. Ela com 71 anos e ele com 45.  

FALAS DE FUX X FALAS DE CARMEN LÚCIA

Ontem, ao assisstir ao pronunciamento do ministro Fux, fiquei perplexa e em dúvida sobre a sanidade mental do ministro que me pareceu negar a gravidade  do que aconteceu no dia 8 de janeiro, como se aquela confusão toda fosse apenas um domingo no parque. Tudo foi televisionado, vimos obras de arte sendo destruídas, pinturas sendo rasgadas, o STF demolido com poltronas rasgadas e muito, muito mais. Para o ministro Fux foi coisa pequena. Uau. Falou durante 14 horas e estou sabendo hoje que muitos cochilaram,  pudera. Eu mesmo fui fazer outra coisa. Assisti aos comentários de jornalistas que conheço e respeito sobre o fato e me identifiquei com eles. O que aconteceu com Luiz Fux? Fui na internet e apurei alguns fatos sobre ele e sobre a influência que teve para ajudar e emplacar a filha no mundo do judiciário. Está tudo lá, pesquise e verá. Caiu vários degraus para mim. E hoje, a ministra Carmen Lúcia, com seu jeito mineiro foi chegando devagar e arrasa. O aparte do ministro Alex...

PSSICA

 Na Netflix. Minissérie brasileira, é um filme de ação forte e que tem tudo para bombar. Cheguei a ele por recomendação do crítico do Globo que só teve elogios para a minissérie. Fui lá e conferi. É simplesmente excelente. O primeiro capítulo me deixou impactada, com interpretações tão realistas, que por um momento pensei que não eram atores e sim bandidos da região. A minissérie se passa em Belém e na Ilha do Marajó e foca no tráfico sexual de meninas. O cenário não tem nada de bonito, a pobreza da região é um fato e impacta, a falta de perspectiva da gente de lá é palpável, e a beleza estética está na grandiosidade do Bacia do Guajará, entre Marajó e Belém. Belíssimas águas. E tem uma atriz gigante de algum país dessa América do Sul que em cena me comoveu pelo seu talento. Tudo é muito bom, mesmo. Vale a pena conferir. Pssica é uma gíria da região, a propósito.

7 de SETEMBRO DE 2025

Imoral, ofensivo, antidemocrático ver a bandeira americana levada por pessoas que apoiam o bolsonarismo, numa passeata gigantesca em São Paulo. Assim me pareceu: gigantesca. Gigantesco também é o obscurantismo que assola uma parcela da população que apoia Bolsonaro. Direita, esquerda, centro são as opções democráticas. Os extremos nos levam ao fascismo. Dona Michele não me emociona, pode chorar à vontade. Moça esperta se aproximou de um senhor parlamentar e sacramentou os votos matrimoniais. Chegou até a primeira-dama. Sina das moças bonitas. Veja dona Melania Trump. Tarcísio dá total apoio a Bolsonaro. E foi o primeiro aluno do IME, uma das escolas militares que figura num alto rank de proficiência. Por outro lado desconfio do seu cognitivo. Será que não enxerga, ou é oportunismo político?, que Bolsonaro e cia iam dar, sim, um golpe neste país? Ditadura militar? De novo? Ai, América Latrina. Trump percebeu que sua América perdeu a influência por aqui. Então, mostra poder e burrice tam...

DUAS COVAS

Minissérie em 5 pouquíssimos capítulos. Se assiste de olhos fechados sem ficar sentado na poltona muito tempo. Policial investigativo, dirigido com muita competência. Digo isso, porque não tem barriga, tudo no seu tempo. Passa-se em Málaga, num lugar praieiro lindo demais. Um crime acontece que choca o vilarejo. E a avó de uma das meninas resolve investigar o crime por conta própria, entrando em contato com o pai mafioso da amiga da neta. para obter ajuda. Recomendo muito. Na Netflix.

VOCÊ ACHA QUE A JUSTIÇA SEMPRE FAZ JUSTIÇA?

Tenho a impreessão que nem sempre. É uma boa discussão no momento em que Jair Bolsonaro tem muitas chances de ser preso por golpe de Estado. Merece? Sim. Os militares em volta também estão sendo julgados. Merecem? Sim. Então, não cabe anistia, governador Tarcísio. Todos têm que ser condenados, sim. Fato grave na  titubeante democracia nacional, e que, no momento, está sendo comemorado mundialmente. Até no The Economist. O Brasil como exemplo. Aquela turba insensata, criminosa que destruiu tudo que podia também foram condenados e com razão. Ou você discorda? Estamos assistindo a um julgamento histórico. No golpe militar a turma foi anistiada, e tem sido assim ao longo da história desse país. Mas agora, o buraco é mais fundo. Jair Bolsonaro e seus gorilas planejavam matar o presidente eleito e seu vice, assim como um juiz da mais alta corte do país. Merecem anistia? Não. Bolsonaro é covardão. Se faz de vítima, embora seus depoimentos, todos gravados e televisionados, atestem a sua co...