Postagens

Mostrando postagens de março, 2023

THE FABELMANS

Quando acabei de assistir fiquei com a impressão de que faltou alguma coisa. O filme começa bem - gosto de filmes que retratam décadas anteriores- , fiquei animada, os atores ótimos e a direção é de Spielberg, cuja vida é retratada no filme.    Mas, sei não, saía da mesa com a barriga vazia. E não entendi os conselhos do personagem John Ford. Se a linha do horizonte é no meio da cena, então o enredo é chato. Se alguém que viu o filme entendeu, me esclareça.

O CRIME ORGANIZADO TOMA CONTA DO PAÍS EM ALGUNS ESTADOS E LULA ESCORREGA FEIO COM DECLARAÇÕES LEVIANAS EM RELAÇÃO AO EX-JUIZ AGORA SENADOR

Fui uma das milhares de pessoas que aplaudiram Sérgio Moro quando ele levou ao banco dos réus personagens envolvidos com propinas na conhecida operação Lava Jato. A sede de justiça para um povo de quem só tiram, lavava a alma. Só que depois de alguns anos, Moro e Dalagnol mostraram a verdadeira face, e pelo menos, em relação a mim, Moro saiu do meu radar e o que vi me fizeram a ater asco de sua pessoa. Idem para o outro citado, evangélico até mais não poder. Arre. Mas, embora, todavia, portanto, Lula foi leviano na sua declaração. Leviano, irresponsável e antirrepublicano. Moro não tem que se foder ou ele não forjou um falso sequestro e assassinato. Ia acontecer, e cá pra nós, seria desastroso para a família de Moro e para o Brasil. Ainda bem que foi desmantelada a operação, já o estrago da fala presidencial... sei não. O país é controlado por milícias há décadas, vamos combinar, e para fechar, nenhum, NENHUM PRESIDENTE OU GOVERNADOR fez coisa algumas para mudar. É muita hipocrisia, mu

A CASA DIVIDIDA NO MUBI

É um filme interessante que aborda o vazio existencial de uma casal, classe média e pretensamente artístico. O filme incomoda, e isso é bom. Às vezes monótono, mas creio que também faz parte. O casal está perdido, olhando o celular a cada minuto, sem perspectivas palpáveis para o futuro, quando o presente é uma porcaria. Vale a pena mesmo assistir e refletir. O diretor ator é ucraniano, os diálogos são em inglês, embora alguns sejam em russo. 

TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO

Filme vencedor do Oscar de 2023. Acabei de assisti-lo pelo Prime Amazon e devo dizer que não fez a minha cabeça. É cheio de simbolismos  e metáforas, e muita ação. Uma qualidade do filme é a sua originalidade. Nunca vi nada parecido. Uma mulher chinesa se envolve num aventura louca de salvar o mundo, e nesta aventura universos se cruzam.   É uma confusão generalizada, e não resta dúvida que esse é o ponto forte do filme. Filmar deve ter sido difícil. Jamie Lee Curtis, filha de Tony Curtis e Janet Leigh está formidável. Sem medo do ridículo. Adorava seu pai e sua mãe e busco nela traços deles e não acho nenhum.

NADA DE NOVO NO FRONT

Pois pois, o filme ganhou um Oscar e pela primeira vez na minha vida, discordei da premiação e não consegui assistir até o fim. Interrompi na metade, cansada de ver tantas mortes, sangue, pescoços decepados, membros mutilados. Arre, foi demais. Tô fora, bro.   Nunca vou entender o espírito da guerra. E quem vai para o front são meninos praticamente. São eles os mortos a metro e cujos corpos vão parar nas valas comunitárias. Hoje, com a sofisticação de armamento, acho que aquela prática acabou. São tanques que invadem e bombas que caem do céu. Tô fora, bro. Se tivesse filho, ele não iria guerrear. Não deixava. Exilava meu filho, e a pátria que se danasse. Ah sim, o filme aborda a Primeira Guerra Mundial. Sempre os alemães invadindo a França, e isso foi antes de Hitler. É interessante notar a obsessão tedesca por Paris. Impressionante. 

UM EXEMPLO MAGNÍFICO DE SOLIDARIEDADE

Fui ao médico hoje levando os resultados do exame de sangue. Para esse procedimento não se marca hora. Bem, cheguei às 11. Lá por volta das 13 horas, ainda não tinha sido atendida e comecei a ficar com fome, me causando desconforto. Verbalizei o fato para a pessoa sentada ao meu lado, também aflita com a demora em ser atendida. Uma família, avó, neta, filha e filho sentados à minha frente ouviram meu lamento. O rapaz se levantou e voltou minutos depois com pacotes de Clube Social, e ofereceu aos infelizes que aguardavam consulta. Nunca tinha visto isso. Claro que agradeci muito, mas quem comeu que se fartou foi a criança, sua sobrinha. Pessoas humildes, dava pra ver, e com um gesto gigante. Esse homem é um ser iluminado, com certeza. Bonito gesto que iluminou o meu dia. Tipo farol. Ah sim, só fui atendida às 14 horas. Nunca tinha esperado tanto.

ACERTOU LULA EM RELAÇÃO A POLÍTICAS FEMININAS

O presente veio no dia 8, Dia Internacional da Mulher. As ações são nove, e vamos a elas: 1-Dia Marielle Franco.  Marco para chamar a atenção sobre a violência política de gênero e raça. 2- Cotas para mulheres vítimas de violência. 3-Segurança das Mulheres com a criação da Casa da Mulher Brasileira, ponto de acolhimento. 4- Saúde e dignidade menstrual, programa interrompido pelo governo anterior, com distribuição de absorventes pelo SUS. 5- Boas condições de trabalho sem violência ou assédio. 6-Retorno da construção de creches, iniciativa abortada pelo presidente anterior. 7-Cursos de formação tecnológica e profissional. 8-Liberação licença-maternidade para integrantes do bolsa atleta. 9- Premiação para escritoras. E finalizando, a equiparação salarial entre homens e mulheres.  VIVA.

NO GOVERNO LULA O MST VOLTOU A INVADIR FAZENDAS

Nunca concordei com os métodos do MST. Por isso tenho reservas com Boulos. Se a fazenda é produtiva ou não, ninguém tem nada com isso. Muito menos o MST. Não preciso ler muito sobre o assunto, mas me baseio pelo óbvio: se não é seu, por que tem que se meter?  

REFLEXÃO DO DIA: APROPRIAÇÃO INDEVIDA É ROUBO?

O que está por trás das joias oferecidas a um ex-presidente, agora, no valor de mais de um milhão de reais, fora outras cositas mais? Eu ou você, caro leitor, nem podemos imaginar. Os meandros e sutilezas fedorentas e impróprias que acontecem na política são tão distantes de nosso mundo, que nem usando a imaginação conseguimos entender. Eu penso o seguinte: qual evento Micheque usaria o tal colar? Em posses da realeza ao redor do mundo? Duvido, já que tanto ela como o maridão estão fora da boca de ouro do poder. Fica o benefício da dúvida. Temos que esperar ainda um tempo para ver como a inteligência nacional solucionará o problema.   Intrigante também saber porque o governo da Arábia Saudita deu esses presentes. Aliás, o país em que suas mulheres estão cobertas da cabeça aos pés. Será que usam joias no refúgio doméstico? outra pergunta que merece reflexão.

CULPAM A CHINA, MAS O PROBLEMA É NOSSO

No Diário de Petrópolis a reportagem cita a China, as chuvas e a inflação como responsáveis pelo fechamento de 132 lojas, na Rua Tereza, polo de comércio intenso no setor de vestuário.  Estão à venda e também para aluguel. Acontece que os proprietários preferem ter o imóvel vazio ao invés de abaixar o preço. O aluguel e as luvas são pesados, por isso ficam fechados, se a proposta não interessar. Um fator que também desacelerou o comércio é o fato que há feiras de vestiário em Caxias, e isso esvaziou a subida para a Serra. Os pequenos empresários não recebem ajuda alguma do poder público, e parece ser de interesse local que Petrópolis se torne polo gastronômico, como se tivéssemos turistas circulando por aqui todo o tempo. Para o povo de baixa renda, o custo de vida aqui é alto, sim, e outro problema, como não têm condições financeiras de morar decentemente vão para as encostas dos morros. Tudo muitíssimo errado. Outro problema é a sempre infraestrutura precária: pavimentação precária,

TRIBUNAL DE CONTAS, UM ÓRGÃO PARA ABRIGAR APADRINHADOS

E vira e mexe o jornal denuncia. Entre outras tantas distorções deste nosso sistema político. Falo sempre que posso. Hoje, o jornal aborda o tema. Filhos e netos de governadores, de parlamentares, ou outros apaniguados são indicados para qualquer coisa dentro desses tribunais. O salário é gordo. Tão diferente do salário de um professor ou médico, que fazem concurso para entrar nos órgãos públicos. A prática está tão entranhada, que não sei se será possível bani-la. Que tal exonerar todo mundo? Não ficarão pobres nem precisarão de Cesta Básica. Disso eu tenho certeza.

AS CHUVAS EM PETRÓPOLIS

Já falei e vou falar sempre, porque essa desgraceira acontece todos os anos em níveis alarmantes. Este ano, o passado foi trágico, o de 2011 também, e por aí vai, tivemos um tantinho do que se chama verão. Mas, ontem, 4 de março o que vi da janela da minha casa foi simplesmente aterrador. Árvores balançavam, o vento rugia e a consequência foi uma árvore cair na frente do meu portão eletrônico. Estragos materiais, ainda bem. Claro que não se pode impedir a chuva de cair, mas pelo menos medidas efetivas deveriam ser tomadas. Árvores precisam ser podadas, sim. E aqui, no meu condomínio galhos se misturam aos fios elétricos, então, quando vêm  os raios, trovões e afins, saia de baixo, literalmente, porque o indivíduo não sabe o que poderá cair na sua cabeça, casa, etc. e tal. Não vejo trabalho ou empenho da prefeitura em amenizar a vida dos moradores. É lamentável, e parece não ter fim. Que caiam as chuvas, mas a cidade precisa estar preparada. No centro de Petrópolis a calamidade é dia si

ALCARRÁS. FILME ESPANHOL MUITÍSSIMO BOM

Recomendo. Assisti pela plataforma MUBI. Filme espanhol com sotaque da Catalunha, que é lindo demais para os meus ouvidos. A diretora Carla Simón tem 36 anos, e já é craque. O roteiro gira em torno de uma família que arrenda um terreno para o cultivo de pêssegos, e que num certo momento é ameaçada de despejo quando o herdeiro resolver tomar posse da terra. É tenso o roteiro, mas a presença de crianças dá o tempero na dose exata. Aliás, que pequenos atores maravilhosos. A menina está tão à vontade que se tem a impressão que ela está em sua própria casa. O longa foi escolhido para representar a Espanha na corrida para o Oscar deste ano. Recomendo vivamente.